QUíMICA

QUíMICA

24/11/2011

No último dia 18 de novembro, a Universidade Ibirapuera recebeu o Prof. Dr. Pedro Faria, da Unicamp, para apresentação da palestra “Novas Estratégias para o Ensino de Química”, aos alunos do curso de licenciatura em Química.

O docente parabenizou os alunos pela escolha da licenciatura e propôs algumas reflexões sobre as realidades dos professores. Entre as questões estavam as dificuldades encontradas na busca de aperfeiçoamento profissional pela falta de opções no mercado.

Outro ponto abordado foi a falta de material produzido para a formação do professor, pois, segundo Faria, atualmente, a grande maioria dos livros é voltada para alunos de graduação ou do ensino médio, restando ao professor se aprimorar a partir da consulta aos mesmos livros que seus alunos utilizam.

“Aprendemos também sobre a importância da reciclagem profissional e o dever d professor em despertar o interesse do aluno pelo tema estudado, nem que isso seja por meio da apresentação de temas polêmicos, como sexo e drogas”, conta Rafaella Grenfell, aluna do curso na UNIB.

O professor ainda apresentou diversos projetos como alternativas para a inserção de temas em sala de aulas, como crônicas, vídeos, notícias e história em quadrinhos, ressaltando que o professor precisa estar atualizado e buscar formas para atrair a atenção de seus alunos.