CPA

 

O QUE É A CPA?

A Comissão Própria de Avaliação é uma comissão interna, formada por um grupo de trabalho multiprofissional, com cinco integrantes: Um coordenador, um representante do pessoal técnico-administrativo, um representante do corpo docente, um representante

do corpo discente e um representante da sociedade civil, todos pertencentes à comunidade da Universidade Ibirapuera.

A finalidade da comissão é coordenar a pesquisa determinada pelo Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – SINAES – e fazer o levantamento e acompanhamento constante do desempenho da Universidade Ibirapuera, na área do ensino nos níveis de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão e na área

de administração da instituição.

A CPA visa tornar a auto avaliação da Universidade Ibirapuera uma ação permanente, incentivando a participação de discentes, docentes e funcionários. Divulgar seus resultados e fornecer à Universidade Ibirapuera informações sempre atualizadas. Desta forma facilitando as ações necessárias que ocorrem em função de novas tendências e anseios da comunidade da Universidade Ibirapuera.

Missão

Oferecer soluções inovadoras e sustentáveis, comprometidas com a educação e valorização do ser humano, propondo-se a atender os anseios das pessoas e organizações no mundo globalizado.

Ação

Conhecidos os resultados desta autoa valiação, a CPA irá acompanhar até o final de 2013 de maneira sistematizada, as ações que deverão ser realizadas para endossar as oportunidades e forças encontradas, visando aperfeiçoar o desempenho acadêmico e administrativo da Universidade Ibirapuera.

Visão

Constituir-se como organização de excelência, geradora e disseminadora de conhecimentos, possibilitando múltiplas e relevantes aprendizagens para pessoas e organizações, consolidando a evolução e ampliação da educação, bem como a cultura empreendedora e as inovações tecnológicas no cenário nacional.

UNIVERSO PESQUISADO

O universo convidado, na época, foi de 982 pessoas. Desse total, 594 preencheram o questionário padrão disponível na internet, o que representa 60,5% dessa população. Esta parcela da população está dividida da seguinte maneira: A ideia central da divisão (ingressantes e concluintes) surge para que a Universidade Ibirapuera possa conhecer melhor a sua comunidade como um todo.

O QUE A PESQUISA REVELOU

A auto avaliação de 2015 indicou, num cenário de mudanças e transformações que a Universidade Ibirapuera apresenta, boa imagem institucional e um avanço na infraestrutura da IES. Além disso, o universo pesquisado pontua como excelente a responsabilidade social que a Universidade Ibirapuera disponibiliza à comunidade externa e interna. Vale ressaltar que a instituição oferece serviços de odontologia, atendimento jurídico, de fisioterapia e psicológico. A pesquisa também revelou que a instituição possui planejamento estratégico sistematizado e integrado, o que significa uma melhoria constante na conscientização da população acadêmica quanto às ações, melhorias implementadas na instituição.

PERFIL DOS DISCENTES

De todos os discentes, cerca de 58,6% têm a idade entre 17 e 28 anos, cerca de 65% são solteiros e residem na região sul da cidade de São Paulo e cidades vizinhas. Observa-se, contudo, que 49% trabalham em sua área de graduação, apontando que o ensino continuado possibilita o desenvolvimento da carreira profissional. De maneira semelhante, os discentes são provenientes do ensino médio regular (73%).

INGRESSANTES

São jovens trabalhadores, em sua grande maioria,58,6%, pertencentes à faixa etária de 17 a 28 anos. Em geral, são moradores da região sul da cidade São Paulo. Do total, 73% são concluintes do ensino médio regular.

 














CONCLUINTES

Fazem parte de uma etapa importante no cenário acadêmico, refletindo o número de indivíduos que representarão a Universidade Ibirapuera no mercado de trabalho. A pesquisa revelou a satisfação dos concluintes com a estrutura curricular, infraestrutura e conteúdos ministrados durante a graduação.
















QUESTIONÁRIO

Eixo 1 - Planejamento e Avaliação institucional

As ações sugeridas pela CPA são implementadas?

Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional

A missão da UNIB é aplicada de que forma?

Avalie a oferta de ações que beneficie a comunidade

Avalie o respeito da UNIB quanto as diferenças sexuais, étnicas, religiosas, etc.

Eixo 3 - Políticas Acadêmicas

Avalie se o sistema de avaliação das disciplinas é aplicado conforme a proposta da Ementa

Avalie a atuação do professor nas disciplinas semi-presenciais

Avalie o conhecimento da UNIB pela comunidade

Avalie o atendimento da secretaria

Avalie o atendimento da central de atendimento

Avalie o atendimento dos coordenadores

Avalie o atendimento da biblioteca

Eixo 4 - Políticas de Gestão

Avalie o atendimento da ouvidoria

Relacionamento dos professores (semi-presencial) com os alunos

Avalie as melhorias nas práticas administrativas da UNIB

Avalie a democracia na gestão do seu curso

Avalie as decisões administrativas do seu curso

Avalie o investimento da UNIB no seu curso

Eixo 5 - Infraestrutura Física

A infraestrutura física da UNIB atende as necessidades do seu curso?

A UNIB tem melhorado o acervo da biblioteca?

O coordenador observa suas reclamações quanto a infraestrutura?