Letras

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PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

O Licenciado em Letras tem pleno domínio das linguagens interculturais, sendo um mediador do ensino-aprendizagem ativo, um facilitador das múltiplas interpretações do mundo, da cultura e das relações que permeiam as sociedades. É capaz de refletir sobre as variedades linguísticas e se utiliza das tecnologias como ferramenta de alcance para um aprendizado contínuo, autônomo, autodidata e aplicado às novas metodologias de ensino.

MERCADO DE TRABALHO

O Licenciado em Letras, atualmente, encontra um mercado mais diversificado que a sala de aula. Sua formação o permite a elaboração de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Como possui profundo conhecimento gramatical em língua portuguesa, trabalhos de editoração e revisão textual abrem um leque de oportunidades ao profissional de letras, sendo, muitas vezes, procurado por editoras, agências de publicidade e propaganda, além de setores institucionais de ensino. A tradução é outro caminho que o profissional de letras pode seguir, as traduções juramentadas são muito procuradas para eventos ou pela necessidade de intérpretes. Portanto, o Licenciado em Letras consegue desempenhar múltiplas tarefas e se colocar em excelentes posições no mercado de trabalho. O egresso do Curso Superior Licenciatura em Letras estará apto a:

  • Dominar o uso da língua portuguesa nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
  • Refletir analítica e criticamente sobre a linguagem como fenômeno biológico, estético, psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • Reconhecer os conceitos científicos relacionados à área de formação e de atuação;
  • Reconhecer as correntes de estudo da linguagem e nelas localizar os pressupostos que fundamentam as propostas curriculares oficiais e seu próprio plano de trabalho;
  • Refletir diante dos diversos usos da linguagem e de suas consequências sócio-político-educativas;
  • Compreender a linguagem como fenômeno dado no tempo e no espaço, sujeito a variações;
  • Compreender linguagem como forma de interação, submetida a determinantes diversos, como intencionalidade e funcionalidade;
  • Entender a linguagem como fenômeno estético seja na arte literária, ou naqueles gêneros em que a intenção estética é fragrante;
  • Reconhecer a linguagem como meio de granjear melhores condições socioeconômicas;
  • Reconhecer a língua estrangeira como meio de ascensão social e profissional, assim como de dominação e exclusão;
  • Compreender que a literatura é um fenômeno estético, e que sua inclusão no ensino básico tem como objetivo primordial a formação de leitores proficientes no reconhecimento e no julgamento das especificidades estéticas de cada obra;
  • Conhecer a história da literatura brasileira;
  • Conhecer as metodologias que norteiam o ensino de leitura e de produção de textos;
  • Conhecer noções básicas acerca dos processos de cognição.

Atuação

O profissional do Letras poderá atuar principalmente em docência com a possibilidade de desenvolver outras atividades, como:

  • Editoração;
  • Tradução;
  • Redação;
  • Interpretação;
  • Análise e revisão de textos;
  • Assessorias culturais;
  • Coordenação de curso e cargos de gerência em instituições de ensino;
  • Professor de Língua Portuguesa em escolas públicas e privadas;
  • Professor de Literatura em escolas públicas e privadas;
  • Entre outras atividades ligadas à linguagem e literatura.

MATRIZ CURRICULAR

  • Análise do Discurso
  • Atividades Complementares
  • Avaliação da Aprendizagem
  • Didática
  • Diversidade e Educação
  • Docência na Contemporaneidade
  • Estagio Supervisionado I
  • Estagio Supervisionado II
  • Filosofia da Educação
  • Fonologia e Fonética
  • Gestão e Avaliação Educacional
  • História da Educação
  • Introdução à Educação a Distância
  • Leitura e Produção Textual
  • Língua Latina e Cultura Clássica
  • Linguística
  • Literatura Brasileira I
  • Literatura Brasileira II
  • Literatura Comparada
  • Literatura Portuguesa I
  • Literatura Portuguesa II
  • Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas
  • Morfologia
  • Políticas e Organização da Educação Básica
  • Práticas de Ensino I
  • Práticas de Ensino II
  • Práticas de Ensino III
  • Práticas de Ensino IV
  • Psicologia da Educação
  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável
  • Semântica
  • Sintaxe
  • Tecnologias Digitais e Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Temas Contemporâneos em Educação
  • Teoria da Literatura

Perguntas Frequentes

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