Carreiras em Direitos Humanos: aspectos práticos e dicas para quem quer atuar na área – 2021

Carreiras em Direitos Humanos: aspectos práticos e dicas para quem quer atuar na área – 2021

OBJETIVO DO CURSO:

A oficina tem como objetivo trazer para estudantes e profissionais do direito um panorama geral das oportunidades e mercado para a atuação em temas de Direitos Humanos, indicando também as principais competências desejadas e formas de ingressar no ramo.

Os(as) alunos(as) irão conhecer experiências práticas de atuações em Direitos Humanos, sobretudo na modalidade de consultoria, prestada para governos, Organizações Internacionais, ONGs, setor 2,5 e empresas, compreendendo assim demandas e oportunidades e requisitos para ingressar ou aprimorar a atuação na área.

EMENTA:

Carrerias em Direitos Humanos. Competências desejadas. Qualificação. Organizações Não Governamentais. Organizações Internacionais. Empresas e Direitos Humanos. Direito Humanitário. Negócios Sociais. Advocacy (lobby do bem?).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1ª PARTE: QUAIS SÃO AS CARREIRAS EM DIREITOS HUMANOS? Relatos práticos de diversas formas de atuação. Panorama do mercado (oportunidades, remuneração, requisitos técnicos.)

2º PARTE: COMO ATUAR PROFISSIONALMENTE COM DIREITOS HUMANOS? Principais competências desejadas para quem deseja atuar na área e como se preparar para elas; Como ingressar na área.

METODOLOGIA:

Aulas de exposição dialogada, por meio das quais serão abordados e esmiuçados, sobretudo na prática, os temas anteriormente elencados, intencionando obter conhecimentos que facilitarão o ingresso ou aprimoramento na área.
Recursos Instrucionais e audiovisuais: projeção de slides na sala virtual.
Critérios e Instrumentos de Avaliação: Frequência

DATA:

01/05/2021 das 10h00min. às 12h00min. 

PALESTRANTE:

Victor Del Vecchio

Bacharel e mestrando em Direito Internacional Público pela USP, realizou intercâmbio interinstitucional na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. É autor, pesquisador, professor e gestor de projetos sociais.

Atuou como Consultor Internacional na ONU Migração (OIM); Na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo; e como Líder de Advocacy na ONG Refúgio 343

Professor da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e da Casa do Saber

Sócio da Bastos & Del Vecchio – Consultoria em Migração; Consultor Externo para Análise Socioterritorial de Impactos em Direitos Humanos da Golder Associates; Consultoria em Gestão de Projetos Sociais.

Membro do CEPIM/USP Centro de Estudos sobre Proteção Internacional de Minorias, coordenador do ProMigra – Programa de Promoção dos Direitos de Migrantes

O currículo completo pode ser acessado na Plataforma Lattes em: <http://lattes.cnpq.br/6113827298572218>.

 

 

Notícias