Corpo Docente

Corpo Docente

Linha de Pesquisa: Gestão Financeira

 

Prof. Dr. Alexandre Ripamonti

Professor Titular do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera – UNIB. Pós-Doutor em Administração de Empresas, Finanças, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA-USP (2013). Doutor em Administração de Empresas, Finanças Estratégicas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011), mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Mogi das Cruzes (1992). Lidera grupo de pesquisa sobre Finanças Estratégicas na Universidade Ibirapuera – UNIB. Tem experiência nas áreas de econometria e finanças corporativas, principalmente com os temas de Estrutura de Capital, Precificação de Ativos, Assimetria de Informação e Cointegração.

 

Prof.ª Dr.ª Flávia Cruz de Souza Murcia

Possui graduação em Administração – Habilitação Finanças (2003) e em Administração – Comércio Exterior (2004), ambas pela Universidade do Vale do Itajaí. É especialista em Gestão Empresarial (2005) pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestre (2008) e Doutora (2013) em Administração, e Pós-Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professora da Universidade Ibirapuera (UNIB), onde leciona disciplinas na área de Finanças nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis, bem como no Mestrado Profissional em Administração.

 

 

Prof. Dr. Marcus Vinicius Moreira Zittei

Possui graduação em Ciências Contábeis pela UNIFIEO (2000) e mestrado em Ciências Contábeis pela FECAO (2008). O doutorado foi concluído em Ciências Contábeis e Administração em 2016 na FURB-SC. Atualmente é professor do mestrado profissional em Administração da Unib. Possui experiência docente na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, governança corporativa, governança eletrônica, governo eletrônico, gestão de riscos.

 

Prof. Dr. Raphael Almeida Videira

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2005) e doutorado em economia da Fundação Getúlio Vargas – SP (2010). Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), pesquisador do Risk Analysis and International Affairs (RAIA-ESPM) e Professor Titular do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera – UNIB. Tem experiência na área de Organização Industrial (estudos setoriais aplicados) e em Economia Política com o estudo de ciclos políticos oportunistas.

 

Linha de Pesquisa: Estratégia de Sustentabilidade e Inovação

 

Prof.ª Dr.ª Maria Laura Ferranty Mac Lennan

Possui graduação em Administração de Empresas pela FEA USP (2000) e mestrado em Administração de Empresas pela ESPM (2012). O doutorado foi concluído em Administração de Empresas em 2016 na FEA USP. Atualmente é coordenadora do mestrado profissional em Administração da Unib e professora doutora do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Sabóia de Medeiros. Possui experiência docente na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, estratégia, sustentabilidade e negócios internacionais.

 

Prof. Dr. Davi Lucas Arruda de Araújo

Doutorado e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie na linha de pesquisa em Recursos e Desenvolvimento Empresarial. Administrador graduado pela Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio/FAL). Atuou no segmento de franquias de escolas de idiomas como coordenador e assistente administrativo, no segmento hospitalar como assistente financeiro e como comprador em uma das entidades pertencentes ao Sistema “S”. É Professor nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Também é Professor – pesquisador vinculado ao Mestrado Profissional em Administração de Empresas na Universidade Ibirapuera na linha de pesquisa em Estratégia de Sustentabilidade e Inovação. Paralelamente as atividades de docência, atua como consultor empresarial na DLAA Consulting. Possui experiência de pesquisa nas temáticas de estratégia empresarial, gestão da inovação, gestão do conhecimento organizacional, capacidades dinâmicas e rotinas organizacionais.

 

Prof.ª Dr.ª Fernanda Kesrouani Lemos

Bacharel em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com especialização em Economia de Empresas (MBE) pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (EEFGV-SP), Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP) com linha de pesquisa em inovação na cadeia de produção de carne bovina e Doutora em Economia das Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA -USP), com linha de pesquisa em coordenação de cadeia da carne bovina. É pesquisadora do Pensa/USP e Professora – pesquisadora do mestrado na Universidade Ibirapuera na linha de sustentabilidade e inovação. Sócia – Diretora da Lemos Oshiai Consultoria e Assessoria e Guaná Agropecuária, também atua como consultora associada na Wedekin Consultores.

 

Prof. Dr. Leonardo Fabris Lugoboni

Graduado na Fundação Santo André em Administração de empresas com ênfase em marketing. Licenciatura em Administração de empresas pelo Centro Paula Souza. Mestrado em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA – USP). Consultor na área de planejamento estratégico, modelo de negócio e indicadores de desempenho. Atuou na área de logística e operações em multinacional do segmento automotiva. Coordenador de MBA e de programa de iniciação científica. Membro da Associação dos MBAs do Brasil (ANAMBA). Pesquisador na área de estratégia, controladoria, Governança e Sustentabilidade. Editor da revista científica Liceu On-line.

 

Prof.ª Dr.ª Regina Ornellas

Doutora e Mestra em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA – USP, Especialista em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ – USP (previsão 2020), Bacharela em Marketing pela Universidade Paulista – UNIP e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi – UAM (previsão 2022). Possui 8 anos na docência e 12 anos no mundo corporativo atuando como Supply & Demand Leader Brazil (IBM Brasil), Controles e Processos (IBM Brasil), Operações e Importação (IBM Brasil), Marketing & Importação (Til Importados) e Marketing (Contém1g). Atua como Assessora Científica na Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp). Sua experiência de pesquisa concentra-se na temática do Desenvolvimento Sustentável e das Políticas Públicas sob a ótica interdisciplinar da Economia Sustentável, tendo como foco teórico – metodológico amplo as seguintes problemáticas: Desenvolvimento Econômico Sustentável; Indicadores de Sustentabilidade; Desenvolvimento Regional e Local Sustentável; Desenvolvimento Local, Sustentabilidade Urbana e Políticas Públicas; Gestão Socioambiental; Cenários Prospectivos.