Histórico do Curso

Histórico do Curso

Fundamentada nas mudanças do panorama nacional e nas demandas regionais do entorno da Universidade Ibirapuera, desenvolveu-se o planejamento inovador da criação de um Mestrado Profissional em Administração, com linhas de pesquisa em “Gestão Financeira” e “Estratégia de Sustentabilidade e Inovação”. A criação do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera tem como primacial objetivo fortalecer a formação profissional do Administrador de modo aplicado ao mercado de trabalho. O Mestrado Profissional preparará o administrador ao muni-lo de ferramentas técnicas e do conhecimento de aplicabilidades de metodologias, de modo que possa desempenhar melhor sua profissão. Nesse sentido, o Mestrado Profissional fará evoluir o curso de Bacharelado em Administração. Os cursos de Graduação aos quais os docentes estão vinculados são: Bacharelado em Administração, Bacharelado em Engenharia da Produção, Tecnólogo em Gestão Financeira, Tecnólogo em Recursos Humanos e Tecnólogo em Marketing.

A Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis iniciou suas atividades em 1973, e oferece bacharelado em Administração de Empresas com ingressos semestrais, curso considerado tradicional na instituição. Ademais, a Universidade Ibirapuera oferece pós-graduação lato sensu no curso “MBA em Gestão Estratégica”, com duração de 12 meses e carga horária de 360 horas, com propósito de contribuir para a especialização e aperfeiçoamento do profissional de Administração de Empresas.

Os programas de caráter extensionista são orientados, prioritariamente, para as mesmas áreas do conhecimento exploradas na pós-graduação, considerando a necessidade de alinhamento dos programas oferecidos, assim como a necessidade de incentivar e subsidiar os alunos no processo de desenvolvimento do conhecimento científico e aplicado. Adicionalmente, é realizada semestralmente a “Semana da Administração”, além de palestras, workshops e cursos de curta duração oferecidos para a comunidade. Tais atividades representam, portanto, um espaço dinâmico de integração da Universidade com a comunidade local e regional.

O Mestrado Profissional estará mais próximo da prática e do mercado de trabalho e agregará aos cursos já oferecidos na Universidade. O curso permitirá que o discente se desenvolva na dimensão técnica-aplicada, sem perder o rigor teórico-conceitual. O Mestrado Profissional compete como opção para quem necessita se aprofundar em conhecimentos específicos, aliados ao aproveitamento prático da teoria. Um dos diferenciais do Mestrado Profissional está na preocupação dos docentes com que todas as técnicas estudadas sejam atuais, compatíveis e aplicáveis. Por isso, os estudos serão adaptados à realidade brasileira. Todos os participantes serão estimulados a partilhar seus conhecimentos e experiências, na intenção de identificar oportunidades econômicas, estratégicas e de inovação em seus setores de trabalho. Desse modo, o Mestrado Profissional em Administração colaborará para o aumento da produtividade em empresas e demais organizações públicas e privadas.

A área de concentração intitulada “Administração de Empresas” se desdobra em duas linhas de pesquisa: “Gestão Financeira” e “Estratégia de Sustentabilidade e Inovação”. Na linha de pesquisa “Gestão Financeira”, os docentes demonstram sólida experiência profissional, que, alinhada ao conhecimento acadêmico, permitirá e estimulará os discentes a levantarem reflexões criativas sobre questões organizacionais e financeiras.

O curso será voltado à aplicação de ferramentas gerenciais e de análise econômica, que proporcionará ao aluno o desenvolvimento de capacidades de execução de soluções práticas baseadas em métodos quantitativos, nas áreas de Finanças e Gestão. Isso fortalece a capacitação profissional de egressos capazes de integrar os preceitos financeiros e econômicos no seu ambiente organizacional e cotidiano laboral.

Já a linha de “Estratégia de Sustentabilidade e Inovação” estimulará o conhecimento do estado da arte nas disciplinas propostas, o que permitirá sua

contribuição ao desenvolvimento sustentável e inovador das empresas. O curso preparará os gestores para atuar em um contexto em transformação, por meio do equilíbrio entre fundamentos teóricos, estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas e práticas de mercado, criando um novo modelo na introdução e difusão do conhecimento em sustentabilidade no campo da Administração.

Com isso, espera-se formar profissionais aptos a aplicar amplo conhecimento técnico na prática profissional, favorecendo a carreira do aluno e as organizações onde eles atuam. A área de concentração “Administração de Empresas” tem o intuito de formar um profissional atualizado com as demandas do mercado, ao aliar teoria e prática na formação do discente. As linhas de pesquisa “Gestão Financeira” e “Estratégia de Sustentabilidade e Inovação” são consideradas atuais, consistentes e alinhadas a formação acadêmica e profissional dos docentes.

O corpo docente do curso se integra no desenvolvimento de pesquisa técnica e acadêmica interdisciplinar na área de Administração, promovendo também o oferecimento de disciplinas que se alinham ao escopo previsto para o curso. Sua formação multidisciplinar está observada na área de concentração que se reflete nas linhas de pesquisa do Programa e, por conseguinte, na definição dos projetos-eixos de pesquisa.