Eventos Mestrado Odontologia

Eventos Mestrado Odontologia

22 de Junho de 2017

VI Encontro de Pesquisa Científica e Bioética e III Jornada de Egressos do Mestrado em Ciências Odontológicas da UNIB

O VI ENCONTRO DE PESQUISA CIENTÍFICA E BIOÉTICA/ III JORNADA DE EGRESSOS DO MESTRADO EM CIÊNCIAS OODONTOLOGICAS UNIB foi realizado no dia 22 de Junho de 2017, na Universidade Ibirapuera- Unidade Chácara Flora (Av. Interlagos, 1329, no Mini –auditório 4o andar- São Paulo – SP).

O evento foi destinado a um público alvo bastante específico, alunos de graduação envolvidos em TCC e iniciação científica, alunos de Pós-Graduação (Stricto e Latu Sensu), profissionais vinculados ao ensino e pesquisa, professores da Pós-Graduação e Graduação, das áreas de saúde, exatas e humanas. Contou com a presença de cerca de 30 pessoas.

Os temas abordados foram destinados ao desenvolvimento de pesquisa científica, panorama da pós-graduação, metodologia e inovações científicas. Abertura solene do evento às 08h30 – Prof. Dr. Leandro Chambrone (Presidente do Encontro). Às 09h00- Prof. Dra. Karen Fukushima (Pós-Doutora em Odontologia da UNIB) ministrou aula sobre “Ivoclar Vivadent e a Pós-Graduação”; às 10h20- Prof. Dr. Arthur Rodriguez Gonzalez Cortes (Doutor em Radiologia da USP e Professor do Mestrado em Bioodontologia Unib) apresentou palestra sobre “Aspectos Clínicos e Científicos da Imaginologia do tecido Ósseo Alveolar”; às 14h00- a Profa. Dra. Milena Lobão Pinheiro (Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Unib) ministrou conferência o tema “Cuidados no Uso de Modelos Animais: Boas Práticas Para Obter Bons Resultados”; às 15h40- o Prof. Dr. José Carlos Peterossi Imparato (Professor Livre-Docente da Disciplina de Odontopediatria da FOUSP) ministrou aula sobre o tema “Trazendo Ideias da Clínica Para a Pesquisa”.

Após as palestras aconteceu a apresentação dos trabalhos inscritos no Encontro no formato de painéis sob a avaliação da comissão científica. O Evento foi finalizado com a premiação do 1o, 2o e 3o lugares dos painéis. A carga horária total foi de 12 horas. A relevância do Encontro foi reunir renomados pesquisadores, de forma a abordarem sobre questões científicas, éticas e metodológicas pertinentes à pesquisa científica, promovendo a atualização e aprofundamento no conhecimento para o desenvolvimento de pesquisas clínicas e laboratoriais, de boas práticas clínicas e rigor no delineamento da metodologia das pesquisas.

 

18 de abril de 2018

VII Encontro de Pesquisa Científica e Bioética e IV Jornada de Egressos do Mestrado em Ciências Odontológicas da UNIB

O VII ENCONTRO DE PESQUISA CIENTÍFICA E BIOÉTICA/ III JORNADA DE EGRESSOS- UNIB foi realizado no dia 18 de abril de 2018, na Universidade Ibirapuera- Unidade Chácara Flora (Av. Interlagos, 1329, no Mini –auditório 4o andar- São Paulo – SP).

O evento foi destinado a um público alvo bastante específico, alunos de graduação envolvidos em TCC e iniciação científica, alunos de Pós-Graduação/ Egressos (Stricto e Latu Sensu), profissionais vinculados ao ensino e pesquisa, professores da Pós-Graduação e Graduação, das áreas de saúde, exatas e humanas. Contou com a presença de cerca de 50 pessoas.

Os temas abordados foram destinados ao desenvolvimento de pesquisa científica, metodologia, inovação, embasamento estatístico e prática clinica e laboratorial. O evento pôde contar com a participação dos seguintes ministradores: Abertura solene do evento às 08h30 – Profa. Dra. Susana Morimoto (Coordenadora do Programa). Às 09h00- Prof. Dr. Juan Sebastian Lara (University of Manchester) ministrou aula sobre “Experiências com pesquisas contratadas por empresas odontológicas”; às 10h40- Prof. Dr. Fausto M Mendes (Faculdade de Odontologia da USP) apresentou palestra sobre “Como obter sucesso em publicações científicas?”; às 14h00- a Profa. Dra. Márcia Martins Marques (Faculdade de Odontologia da USP) ministrou conferência com o tema “Fotobiomodulação e regeneração tecidual”; às 15h40- a Profa Dra Flavia Pires Rodrigues (Universidade Paulista – UNIP) ministrou aula sobre o tema “Internacionalização das Universidades Brasileiras: por onde começar?”.

Após as palestras aconteceu a apresentação dos trabalhos inscritos no Encontro no formato de painéis sob a avaliação da comissão científica. O Evento foi finalizado com a premiação do 1o, 2o e 3o lugares dos painéis. A carga horária total foi de 12 horas. A relevância do Encontro foi reunir renomados pesquisadores, discutindo questões científicas, éticas e metodológicas pertinentes à pesquisa científica, promovendo a atualização e aprofundamento no conhecimento para o desenvolvimento de pesquisas clínicas e laboratoriais, de boas práticas clínicas e rigor no delineamento metodológico. Além disso, abordar temas de interesse direto ao Programa de Mestrado em Ciências Odontológicas, como produção científica e a internacionalização

 

30 e 31 de Outubro 2017

VII Congresso em Odontologia da Universidade Ibirapuera

Congresso acadêmico com o tema de Prevenção em Odontologia, contou com 8 palestras sobre diferentes áreas de concentração: DTM e bruxismo, Odontopediatria, Estética, Cirurgia, Laserterapia e Biossegurança. Houve também apresentações de painéis de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.

Comissão Organizadora: Presidente Profa. Tamara Kerber Tedesco; Vice-presidente: Prof. Marcelo Yoshimoto; Coordenador Científico Prof. Sérgio Allegrini Jr., Vice-coordenadora científica: Mestranda Gabriela Seabra da Silva.

 

09 e 10 de Outubro 2018

VIII Congresso em Odontologia da Universidade Ibirapuera

O VIII CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE IBIRAPUERA foi realizado nos dia 09 e 10 de Outubro de 2018, no Anfiteatro da Universidade Ibirapuera.

O evento foi destinado aos alunos de graduação e pós-graduação (Stricto e Latu Sensu), profissionais vinculados ao ensino e pesquisa, professores da Pós-Graduação e Graduação em Odontologia da Universidade, sendo também um evento gratuito e aberto a comunidade externa.

O evento teve a cerimônia de abertura solene, no dia 09 de Outubro, às 08h30, realizado pela Prof. Dr. Arthur Rodriguez Gonzalez Cortes. O congresso reuniu renomados professores e pesquisadores, que discutiram os mais recentes avanços nas áreas de, Implantodontia, Odontopediatria, Estomatologia, Radiologia,  Dentística, Odontologia Hospitalar, Harmonização Orofacial, dando ênfase às inovações tecnológicas.

No período da manhã, o evento contou com a presença de cerca de 100 participantes/dia. No período da noite, o evento contou com a presença de cerca de 250 participantes/dia.

 

05 de junho de 2018

Aula Professora Carina Tanaka (University of New South Wales)

Por meio de uma parceria em pesquisa do mestrado de odontologia da Universidade Ibirapuera (UNIB) e a University of New South Wales (projeto Sprint FAPES 2017/50290-6) a Prof. Carina Tanaka esteve na UNIB. Dentre as diversas atividades desenvolvidas, ministrou uma aula sobre “Tolerância ao Defeito de Materiais Restauradores Dentários,” no dia 05 de junho de 2018, aos alunos do mestrado em Odontologia da UNIB e aos alunos de graduação em odontologia.

15 de Agosto de 2018

Curso de alinhamento de conduta em urgências odontológicas promovido no anfiteatro da UNIB para mais de 500 dentistas da rede municipal de saúde

Organização: Doralice S. Cruz (Coordenadora de Saúde Bucal do Município de São Paulo -SMS – PMSP), Karen Müller Ramalho (Assessora em Saúde Bucal – Coordenadoria Regional de Saúde Sul – PMSP- docente UNIB), Susana Morimoto (UNIB), Elio Shinohara (UNIB), Basílio Milani (Coordenador do Serviço de Bucomaxilo do Hospital do Campo Limpo), Professores do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas – UNIB

Como projeto de extensão os docentes da pós graduação participam em cursos de extensão para reciclagem de conhecimentos dos dentistas da rede municipal da saúde.

 

Em 2018, visita à Universidade Ibirapuera do Diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Okayama Prof. Dr. Junichi Asaumi

Prof. Dr. Junichi Asaumi conheceu todas as instalações da Universidade e assinou um acordo de ensino e pesquisa com o Coordenador de Odontologia Prof. Dr. Guilherme Terra. Neste acordo ficou definido que está permitido parcerias de projetos acadêmicos bem como o intercâmbio de alunos para acompanhar atividades de projetos de pesquisa e demais atividades acadêmicas envolvidas com a graduação de odontologia.

 

12 e 18 de Março de 2018

Congresso de Odontologia da Secretaria Municipal da Saúde Prefeitura do Município de São Paulo.

Participação do Professor Elio Shinohara ministrando aula sobre Protocolos Clínicos em Urgência Odontológica.