Infraestrutura Fotos

Infraestrutura Fotos

LABORATÓRIO DE BIOESTATÍSTICA

O Laboratório de bioestatística destina-se a orientação de alunos e pesquisadores no desenho de estudo e análise estatística dos seus projetos bem como trabalhos científicos. O laboratório conta com dois computadores equipados com os programas estatísticos Minitab 17 (Minita Inc., Pensilvânia, USA), Bioestat 5.0 (Instituto de Desenvolvimento sustentável Mamiraua, Amazonas, Brasil) e Assistat (Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil).

LABORATÓRIO DE CULTIVO CELULAR E ENGENHARIA DE TECIDOS

O laboratório de cultura de células foi inaugurado em julho de 2007. Os projetos nele desenvolvidos, se baseiam no desenvolvimento e avaliação dos efeitos de biomateriais sobre células e tecidos através de técnicas de pesquisa in vitro baseadas no cultivo celular. Mais recentemente o grupo de pesquisa, com o apoio da FAPESP e do CNPq tem focado na realização de pesquisa na área de bioengenharia de tecidos orais utilizando células-tronco oriundas de tecidos dentários, bem como tem realizado no desenvolvimento e caracterização de biomateriais utilizados como scaffolds. Para auxiliar os alunos de iniciação científica, mestrandos, pós-doutorando e docentes do programa o laboratório conta com auxiliar técnica de pesquisa do laboratório com formação em biomedicina. Recentemente foi aprovado auxílio FAPESP (2016 /13114-2) que permitiu a importação de  equipamento de eletrofiação e eletrodispersão, permitindo a síntese e desenvolvimento de diversos biomateriais para aplicação médico-odontológica, como scaffolds poliméricas com fibras nano ou micrométricas e nanopartículas carregadoras de drogas.

Os principais equipamentos que se encontram no laboratório são: fluxo laminar, incubadora de CO2, contêiner de nitrogênio líquido, microscópio de inversão de fase, microcentrífugas e centrífuga, banho maria,  pHmêtro, placa de aquecimento e agitação, purificador de água por osmose reversa, leitor de microplaca para ELISA, espectrofotômetro com capacidade de leitura de 260 a 920 nm, geladeiras e freezers e equipamento de eletrofiação e eletrospray.

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA CELULAR E IMUNOHISTOQUÍMICA

O Laboratório de biologia celular e imuno-histoquímica fica contíguo ao de cultura de células e engenharia tecidual. Neste Laboratório, são realizadas pesquisas científicas com foco no desenvolvimento e avaliação de biomateriais, e atualmente na engenharia de tecidos. Para tal objetivo, técnicas de Imunofluorescência, Western Blotting, imuno-histoquimica são utilizadas como ferramenta, além de quantificação de proteínas. Adicionalmente se utiliza a mesma estrutura para o preparo de cortes histológicos e montagem de lâminas.

O Laboratório está equipado com equipamento processadora automática, que permite que se façam reações histológicas em lâminas simultaneamente. No laboratório há bancadas para realização de reações manualmente, micrótomo, capela de exaustão de gases, Phmêtro, geladeiras, balança de precisão, freezer -20oC, centrífugas e incubadoras, banho úmido, equipamentos de eletroforese e quantificação por Western-blot, . O Laboratório faz parcerias e colaborações com instituições nacionais para análises histoquímicas e imuno-histoquímicas, bem como quantificação proteica.

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR

O Laboratório de Biologia Molecular foi fundado com verba da FAPESP em 2004. Desde então, vem se dedicando ao estudo da regeneração de tecidos crânio faciais bem como das doenças que afetam a cavidade bucal. No laboratório há termociclador, nanodrop, ultracentrifuga, e escaner de blotting.

SALA DE REUNIÕES CIENTÍFICAS

AUXILIARES TÉCNICOS

O laboratório conta com a auxiliar técnica (Daniela Ângulo – Centro) e o biotério conta com um veterinário responsável técnico (Renan Bartaquini – Direita) contratados pela UNIB.

BIOTÉRIO

A Universidade Ibirapuera conta com um biotério novo, reformado e ampliado para atender os cursos de graduação e pós-graduação da Instituição. A estrutura do biotério conta com: sala administrativa e de reuniões científicas, três salas de manutenção de animais destinada a criação e manutenção de camundongos e ratos, duas salas de procedimentos, sendo que uma delas está equipada com três bancadas com kit skinner, sala de quarentena, sala de eutanásia, área de limpeza e de esterilização. Além de contar com o suporte e supervisão de um veterinário em tempo integral!