Infraestrutura Odontologia

Infraestrutura Odontologia

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

LABORATÓRIOS DE PESQUISA

Atualmente a instituição dispõe de estrutura adequada de pesquisa que permite o desenvolvimento das atividades, a saber:

  • Realização de pesquisa e formação de discentes, docentes e pesquisadores em pesquisa básica e aplicada;
  • Padronizar novas técnicas e metodologias de pesquisa possibilitando inclusive sua implantação em outras instituições e centros de ensino e pesquisa dos colaboradores;
  • Servir de campo de ensino e treinamento de estudantes de escolas de nível médio e superior, cujos currículos sejam relacionados com as ciências da saúde;
  • Servir de campo de desenvolvimento e treinamento para profissionais da saúde através de cursos de extensão no campo da odontologia e da saúde.

LABORATÓRIO DE CULTURA DE CÉLULAS E ENGENHARIA DE TECIDOS

O laboratório de cultura de células foi inaugurado em julho de 2007. Os projetos nele desenvolvidos, se baseavam principalmente no desenvolvimento e avaliação de biomateriais sobre células e tecidos através de técnicas de pesquisa in vitro baseadas no cultivo celular.

Houve no quadriênio aprimoramento de projetos relacionados ao estudo dos efeitos da terapia de fotobiomodulação e fotodinâmica nos tecidos complementando e auxiliando os estudos clínicos desenvolvidos na clínica de Laser

Mais recentemente o grupo de pesquisa, com o apoio da FAPESP e do CNPq tem focado na realização de pesquisa em bioengenharia de tecidos orais utilizando células-tronco oriundas de tecidos dentários, bem como tem realizado caracterização de biomateriais utilizados como scaffolds. Para auxiliar os alunos de iniciação científica, mestrandos, pós-doutorando e docentes do programa o laboratório conta com auxiliar técnica de pesquisa com formação em biomedicina.

Foram realizadas, desde sua criação, diversas pesquisas com verbas obtidas de agências de fomento, como FAPESP e CNPq, na forma de auxílios à pesquisa o que contribuiu para realização de publicações internacionais e nacionais além de apresentações em congressos científicos bem como diversos prêmios de pesquisa.

Equipamentos: Os principais equipamentos que se encontram no ambiente são: fluxo laminar, incubadora de CO2, contêiner de nitrogênio líquido, microscópio de inversão

de fase, microcentrífugas e centrífuga, banho maria,  pHmêtro, placa de aquecimento e agitação, purificador de água por osmose reversa, leitor de microplaca para ELISA, espectrofotômetro com capacidade de leitura de 260 a 920 nm, geladeiras e freezers.

Vale destacar, que recentemente foi aprovado auxílio FAPESP (2016 /13114-2) o que permitiu a importação de equipamento de eletrofiação e eletrodeposição permitindo a realização a síntese e desenvolvimento de biomateriais nanoméricos para aplicação médico-odontológica.

 LABORATÓRIO DE BIOLOGIA CELULAR E IMUNOHISTOQUÍMICA

O Laboratório de biologia celular e imuno-histoquímica fica contíguo ao de cultura de células e engenharia tecidual. Neste Laboratório, são realizadas pesquisas científicas com foco no desenvolvimento e avaliação de biomateriais, e atualmente na engenharia de tecidos. Para tal objetivo, técnicas de Imunofluorescência, Western Blotting, imuno-histoquimica são utilizadas como ferramenta, além de quantificação de proteínas. Adicionalmente se utiliza a mesma estrutura para o preparo de cortes histológicos e montagem de lâminas.

Equipamentos: O Laboratório está equipado com equipamento processadora automática, que permite que se façam reações histológicas em lâminas simultaneamente. No laboratório há bancadas para realização de reações manualmente, micrótomo, capela de exautão de gases, Phmetro, geladeiras, balanca de precisão, freezer -20C, centrífugas e incubadoras, banho úmido aquecido, equipamentos de eletroforese e quantificação por Western-blot, freezer -20C, centrífugas e incubadoras. O Laboratório faz parcerias e colaborações com instituições nacionais para análises histoquímicas e imuno-histoquímicas, bem como quantificação proteica.

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR

O Laboratório de Biologia Molecular destina-se à utilização de técnicas de biologia molecular, como Reação em cadeia da polimerase (em inglês Polymerase Chain Reaction – PCR) para pesquisa. Foi fundado com verba da FAPESP em 2004. Desde então, vem se dedicando ao estudo da regeneração de tecidos crânio faciais bem como das doenças que afetam a cavidade bucal.

Para tanto, o Laboratório utiliza, tecnologia molecular, técnicas associadas a biologia celular. No laboratório há cabine de PCR, termociclador, nanodrop, ultracentrifuga, e escaner de blotting.

 LABORATÓRIO DE BIOESTATÍSTICA

O Laboratório de bioestatística destina-se à orientação de alunos e pesquisadores no desenho de estudo e análise estatística dos seus projetos bem como trabalhos científicos. O laboratório com os programas estatísticos Minitab 17 (Minita Inc., Pensilvânia, USA), Bioestat 5.0 (Instituto de Desenvolvimento sustentável Mamiraua, Amazonas, Brasil) e Assistat (Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil).

CLÍNICAS DE PÓS GRADUAÇÃO

As clínicas de pós-graduação incluem a clínica de laser, de atendimento ao traumatismo dental, o Centro de Pesquisa Clínica em Odontopediatria e GAEPO e é utilizada por alunos e docente do Programa para atendimento de pacientes e realização de projetos pesquisas. Vale destacar que. O CEPECO está registrado e certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP/CNPq). Esse núcleo de pesquisa clínica (CEPECO) funciona para atendimento de pacientes de Odontopediatria, incluídos nos protocolos de pesquisas clínica da pós-graduação em andamento e recebem toda assistência Odontológica necessária.  As pesquisas estão sendo conduzidas de acordo com os projetos das linhas de pesquisa: tratamento de dentes decíduos e permanentes jovens com lesões de cárie e vitalidade pulpar; dentes decíduos e permanentes jovens com necessidade endodôntica, traumatismo dental em dentes decíduos e permanentes jovens.

Atendimentos dos alunos de graduação e pós graduação no CEPECO

Equipamentos: 01 Aparelho de led Bright Max Evolution MMOPTICS e 01 Aparelho de Laser modelo 01 Photon Lase III Marca DMC, 1 Thera Laser Surgery marca DMC, 01 Cadeira odontológica (Dabi Atlante–modelo Gala Millenium) com unidade auxiliar Suprema e 02 Mochos. Possui uma central de Esterilização com 04 ambientes: recepção de materiais sala de esterilização, estoque de material esterilizado e Almoxarifado. As empresas FKG, VDW, Ultradent, GC, Angelus, DFL e Fórmula e Ação tem apoiado nossas pesquisas com materiais de consumo e equipamentos, conforme a necessidade das pesquisas. Possui ainda uma central de Esterilização completa com 04 ambientes:

Recepção de materiais, sala de esterilização, estoque de material esterilizado e Almoxarifado.

BIOTÉRIO

A estrutura física do biotério é feita em alvenaria, com teto em lage de concreto. Possui sistema de ar central, sem recirculação e com controle automático de temperatura e umidade em todos os setores de criação, manutenção e experimentação animal. Além do mais, as paredes são todas azulejadas, sem meios de acesso ao ambiente externo, e o piso é do tipo “hospitalar”, ou seja, em resina, sem rejuntes ou lacunas. Os sistemas elétrico e hidráulico também são adequados para ambientes de bioterismo e laboratório. Cada um dos quatro setores do biotério possui controle de acesso que garantem o seu isolamento e independência dos outros setores.  Salientamos que todo o projeto do Biotério de Roedores da Universidade Ibirapuera está de acordo com Resolução Normativa No15 de 16 de dezembro de 2013, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal CONCEA.

O Biotério da Universidade Ibirapuera é composto por quatro setores independentes:

1 – Setor de criação e manutenção de animais, que é composto pelas seguintes subsetores:

1.1 – setor de ratos;

1.3 – setor de camundongos;

1.4 – setor de coelhos;

1.5 – setor de apoio e ou quarentena;

2 – Setor de suporte animal, constituído dos seguintes subsetores:

2.1 – sala de manuseio e limpeza de gaiolas, comedouros, bebedouros e demais acessórios;

2.1 – sala de estocagem de ração e maravalha;

2.2 – sala de autoclave e limpeza pesada;

3 – Setor de experimentação animal, constituído dos seguintes subsetores:

3.1 – sala para procedimentos cirúrgicos;

3.2 – sala para experimentos comportamentais;

3.3 – sala para experimentos gerais;

4 – Setor de suporte de pessoal, constituído dos seguintes subsetores:

4.1 – banheiros masculino e feminino (com chuveiros e sanitários);

4.2 – vestiários masculino e feminino (com armários individuais);

4.3 – sala de apoio administrativo.

LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE IMAGEM DIGITAL EM ODONTOLOGIA

– Computadores e scanner de alta resolução com tampa de transparência capazes de converter digitalmente radiografias convencionais de até 8” x 12”.

– Softwares específicos para o tratamento e manipulação de imagens

– Ferramentas de análise das propriedades da imagem

– Polariscópio circular com registro de imagens digitais para análises fotoelásticas

CENTRO CIRÚRGICO

O programa de pós graduação em Bioodontologia conta com um amplo centro cirúrgico montado sob as mais restritas normas de biossegurança o que permite a realização de cirurgias odontológicas avançadas. Este centro cirúrgico é composto por duas salas cirúrgicas, uma sala de recuperação, sala de conforto para os cirurgiões além de central de esterilização.

CENTRO RADIOLÓGICO

O centro radiológico é composto por salas de tomadas radiográfica equipadas com aparelhos de Raios X intra e extra bucais, câmera escura para o processamento manual de radiografias e sala de interpretação radiográfica com bancada e negatoscópios. Além disso, o centro radiológico possuí processadora automática para películas de raio X e sistema de radiografia digital Digora.

CLÍNICA ODONTOLÓGICA

A Universidade Ibirapuera disponibiliza ao Mestrado em Bioodontologia uma infraestrutura de clínicas Odontológicas montada em uma área física de 900 m2 e organizadas em consultórios e sala de radiologia completas, sala para professores, vestiários, laboratório de prótese e almoxarifado.

CENTRO DE LASER

O centro de Laser é composto por sala de reuniões e consultório odontológico equipado com dispositivos de segurança para a utilização da tecnologia Laser. Este centro possui 04 equipamento de Laser de Baixa potência e conta com a parceria de empresas do setor de Lasers de Alta Potência, o que viabiliza o empréstimo de equipamentos para pesquisas na área.

 

 

 

LED Violeta – DMC  – Adquirido através de fomento

FAPESP 2018/16555-5

 

 

 

 

 

 

 

Espectofotômetro Easy Shade   – Adquirido através de fomento

FAPESP 2018/16555-5

SALAS DE AULA

O mestrado acadêmico possuí sala de aula com disponibilidade de computadores, projetores multimídia, quadro negro, retroprojetor, aparelhos de TV e projetores de slide.

BIBLIOTECA

A biblioteca possui acervo de 114.559 volumes, sendo em odontologia 1037 títulos em 2433 volumes. Possui 2 cabines de vídeo, 15 cabines de internet, 37 computadores para multimídia/internet e 12 impressoras. Coleção de periódicos odontológicos: 70 nacionais e 73 internacionais.

SALA DE INFORMÁTICA

A Universidade Ibirapuera disponibiliza ao Mestrado em Biodontiologia 2 laboratórios de informática equipados com aproximadamente 30 computadores ligados à internet.

SALA DE DEFESA DE TESE E DISSERTAÇÃO

Sala de defesa de teses climatizada com capacidade para 70 (setenta) pessoas.