Inserção Social

Inserção Social

O Programa de Mestrado em Odontologia da UNIB tem se preocupado em produzir desenvolvimento regional, além de contribuir para a melhoria do ensino básico. Para isso, A ação da Pós-graduação tem sido sistemática em eventos institucionais e externos. São realizados 2 Programas institucionais, com periodiocidade semestral ou anual, com características extensionista, de ações na comunidade e, em especial, de Interface com a Educação Básica, sendo eles: 1. Programa Interno de Ações com a  Comunidade e 2. Programa Extra-muro de Ações na Comunidade. No Programa Interno temos 2 projetos o Ensino Responsável (semestralmente realizados) e a Semana da Saúde e Jornada Odontológica da Universidade Ibirapuera (anualmente realizados). No Programa Extra-muro de Ações na Comunidade temos buscado o alcance em diferentes Instituições, atendendo convites tais como: 1) a ação em 2015/2- que foi um dia de atividades para a conscientização de crianças do projeto Omel Social, sobre a importância da alimentação e higiene bucal na saúde geral dos indivíduos e inserção da semente da educação continuada e do mundo acadêmico para as crianças e 2) em 2017/2 quando as crianças da escola que em visita ao 2o.Batalhão de Choque, puderam receber orientações sobre dieta e higiene oral e foram inseridos também dentro da ideia do universo acadêmico e da importância da educação continuada. Essas ações  não são somente assistencialistas (com exames e cuidados), mas, principalmente, educativos, com palestras e conscientização quanto a importância da Ciência e ampliação da visão acadêmica. Nos eventos contextualizamos os alunos a respeito dos diferentes níveis de educação (infantil, fundamental, médio, superior), apresentando a Universidade, falando de iniciação científica, Pós-graduação (especialização, MBA, mestrado e doutorado), pesquisa e avanços tecnológicos. O “Dia do Ensino Responsável” é um evento que ocorre semestralmente na UNIB desde 2005 e conta com a presença da PG desde 2010 e em 26/11/2016 a PG inovou ao  utilizar o tema da UNESCO- ANO INTERNACIONAL DO ENTENDIMENTO GLOBAL, uma vez que a universidade quer tornar-se parceira desta Instituição, podendo usar o selo da UNESCO e obter fomento para os eventos. Nesta data, os docentes inseriram os alunos no contexto acadêmico, levando-os aos laboratórios para conhecerem um pouco do que é ciência e fizeram atividades como por exemplo observar no microscópio cortes histológicos de  tecidos dentais. O projeto foi muito proveitoso, pois percebemos nas crianças a descoberta de uma nova perspectiva. Também, fora dos Programas de interface com a Educação Básica, nosso PPG foi convidado a contribuir para a interação do Programa com o Ensino Médio e com a realização da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) organizada pela POLI-USP. Os docentes do Programa vem colaborando com o evento no papel de pré-avaliadores dos trabalhos enviados para a FEBRACE, e pretendem destacar, mais uma vez, a importância da ciência e educação continuada.