Internacionalização

Internacionalização

Destacamos importantes parcerias internacionais com instituições de ensino superior que resultaram em projetos de pesquisa em andamento, além de consolidar produções intelectuais/ técnicas e parcerias com instituições internacionais de diferentes partes do mundo, a saber: Universidade de Harvard (EUA), Universidade MC Gill (Canadá), Universidade Dalhousie (Canadá), Universidade Complutense de Madrid (Espanha), Universidade de Okayama (Japão) e Universidade El Bosque (Colômbia).

Destaque a algumas ações:

  • Leandro Chambrone foi enquadrado como assistente visitante da Universidade Iowa e na Universidade El Bosque (Colômbia), e realizou em 2015/2016 cerca de 12 aulas/palestras internacionais em diferentes congressos (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, México, Paraguai, Uruguai) e instituições internacionais (University of Southern California, Harvard University, Universidad El Bosque, Universidad del Chile).
  • Anna Carolina Mello-Moura desenvolveu em 2016, após sua visita à Universidade Dalhousie (Canadá) uma colaboração internacional.
  • Professora Stella Moreira fez apresentações de trabalhos científicos em congressos internacionais, incluindo a Annual Session American Association of Endodontics em Washington (2014), International American of Dental Research em Boston (2015), World Federation of Laser in Dentistry, no Japão (2016). Em 2017, foi convidada a ministrar conferência em congresso da Universidade do Cairo e da Misr International University no Egito. Após a conferência a professora ainda ministrou curso teórico e prático na mesma instituição. Os resultados destas participações internacionais realizadas pela professora renderam 5 apresentações de trabalhos científicos e 1 premiação internacional (1O. lugar-apresentação oral). Além disso, a docente foi convidada a integrar o comitê executivo da Federação internacional de Laser em Odontologia (Divisão Sul-Americana).
  • Professora Karen Müller Ramalho, em 2016, participou como professora convidada no curso de Pós-Graduação do Instituto de Biologia Y Medicina Experimental (IByME, Buenos Aires, Argentina),
  • Prof Sérgio Allegrini Junior ainda visitou a Universidade Justus – Liebig Universitat Giessen na Alemanha, em 2016, estabelecendo mais parcerias em seus projetos.
  • Em 2017, o Prof Marcelo Yoshimoto e Prof Sérgio Allegrini Junior foram para Orlando – Florida (USA) no Congresso da Academia Americana de Osseointegração (AO), acompanhados dos egressos Rafael Maluza, Gilson Sakita, e os discentes Maria Aparecida Ortega, Simone Aide e Luci Murata para a apresentação de painéis científicos.
  • Professor Arthur R. G. Cortes foi vinculado como Professor visitante na Universidade de Okayama, onde iniciou a parceria de pesquisa e ensino com acordo com a UNIB assinado entre os diretores. Tal parceria rendeu publicações indexadas internacionais, além de intercâmbio entre alunos das instituições referidas. Além disso, Professor Arthur tem realizado atualmente pesquisas em colaboração com a Universidade de Harvard, rendendo artigos importantes para a UNIB. Parcerias também existem atualmente com as universidades McGIll (Canada) e Complutense de Madrid (Espanha), com artigos atuais em desenvolvimento.
  • Discentes com destaque internacional:

Juliana Ramalho  e Kathylin F. Bralo ministraram cursos em Portugal, Guatemala, México, USA e Argentina, e a primeira esteve presente no Congresso Internacional de Odontologia- Bolívia 2017;

Deborah L.O. Rodrigues ministra mensalmente aulas de especialização em Santiago- Chile como professora assistente.

Alexandre Rodrigues ministra mensalmente aulas de especialização em Santiago – Chile como Coordenador do curso.

Shady A.A. Youssef ministra mensalmente aulas de especialização em Santiago- Chile como professora assistente.

  • Reconhecimento internacional do Editor Chefe da International Journal of Paediatric Dentistry (Qualis A1), Professor Chris Deery, o qual nomeou o artigo de uma dissertação de mestrado orientada pela Profa. Dra. Tamara Kerber Tedesco como o de escolha para os leitores da revista (DOI: 10.1111/ipd.12326).

CARTAS DE COLABORAÇÃO