Projetos de Pesquisas

Projetos de Pesquisas

1) ODONTOLOGIA PREVENTIVA, ESTÉTICA, RESTAURADORA E REGENERATIVA

Frente a constante e rápida evolução tecnológica na área de Odontologia, esta linha de pesquisa visa a avaliação e desenvolvimento de novos protocolos, técnicas, tecnologias e biomateriais, visando a sua utilização para diagnóstico, prevenção, tratamento dos agravos de saúde e inovação na área de saúde.

 

Docentes:   

(1) Anna Carolina Volpi Mello de Moura

(2) Flávia Gonçalves

(3) Karen Müller Ramalho

(4) Maria Stella Moreira

(5) Susana Morimoto

(6) Tamara Kerber Tedesco

(7) Thais Gimenez

 

Projeto 1 – Engenharia tecidual aplicada a Odontologia: investigação de células tronco e biomateriais utilizados como scaffolds funcionalizados com moléculas bioativas.

Descrição: O projeto busca estudar, por técnicas in vitro, in vivo e por meio de ensaios computadorizados, biomateriais utilizados com scaffolds biomiméticos para a regeneração dos tecidos ósseos, periodontais e dentino-pulpares. Além disso, busca-se também investigar a biologia de células tronco e agentes biomoduladores envolvidos na regeneração tecidual.

Responsável: Maria Stella Moreira (Docente permanente)

 

Projeto 2 – Análise biomecânica e estudos dos materiais Odontológicos: desenvolvimento, desempenho físico-químico e implicações à saúde bucal.

Descrição: O projeto visa avaliar a análise biomecânica de diversos materiais e tratamentos realizados na cavidade oral, bem como compreender o efeito da composição no desempenho dos materiais odontológicos,  e desenvolver novos materiais que impliquem em melhor desempenho mecânico e biológico para aplicação na cavidade bucal. Serão avaliados tanto materiais odontológicos disponíveis no mercado quanto novas formulações, no que se referem a propriedades mecânicas, químicas e biológicas no intuito de destacar e/ou sintetizar materiais e técnicas que propiciem maior promoção de saúde bucal.

Responsável: Flávia Gonçalves (Docente permanente)

 

Projeto 3 – Biofotônica aplicado aplicada na Odontologia.

Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar novos protocolos e aplicações de comprimentos de ondas variados nas especialidades odontológicas. Novas aplicações na prevenção e terapêutica de doenças e melhora na qualidade de vida, utilizando equipamentos LASER e LED, são testadas e desenvolvidas. O projeto ainda busca avaliar os efeitos da terapia de fotobiomodulação nas células e tecidos, bem como na biomodulação dos processos inflamatórios e infecciosos utilizando técnicas de cultivo celular e modelos experimentais animais.

Responsável: Karen Müller Ramalho (Docente permanente)

 

Projeto 4 – Técnicas e tratamentos de dentes decíduos e permanentes jovens com patologias pulpares decorrentes de lesão cariosa e traumatismo dental.

Descrição: Frente a prevalência de dentes decíduos e permanentes jovens com alterações na saúde pulpar, devido a presença de lesões cariosas e/ou traumáticas, esse projeto tem como objetivo gerar evidências científicas que possam embasar técnicas e tratamentos pulpares conservadores e radicais levando em consideração as peculiaridades do paciente infantil, custo-efetividade, aplicabilidade e a permanência do dente decíduo no arco, até a época mais próxima da esfoliação, e aumento da longevidade do dente permanente jovem.

Responsável: Anna Carolina Volpi Mello-Moura (Docente permanente)

 

Projeto 5 – Investigação clínica e epidemiológica de medidas preventivas e terapêuticas dos agravos de saúde em Odontologia.

Descrição: Frente a prevalência de agravos de saúde em Odontologia que se relacionam tanto com doenças do sistema estomatognático, como com possíveis condições de saúde geral que podem interferir no bem estar físico e psicológico de pacientes e profissionais, este projeto tem como objetivo verificar a repercussão desses agravos, bem como determinar a melhor conduta preventiva e/ou terapêutica em âmbito multidisciplinar.

Responsável: Thais Gimenez (Docente permanente)

 

Projeto 6 – Longevidade e fatores associados a falhas de tratamentos restauradores.

Descrição: Sabendo que um dos principais fatores relacionados com o sucesso dos procedimentos restauradores baseia-se na longevidade da reabilitação dentária, este projeto tem como objetivo estabelecer e validar protocolos de tratamentos, avaliar a qualidade e sobrevida de tratamentos restauradores para reabilitação de substratos dentários acometidos ou perdidos por doença cárie ou trauma, e até mesmo por agravos nos tecidos de suporte, bem como os fatores associados com o sucesso ou falha desses tratamentos.

Responsável: Susana Morimoto (Docente permanente)

 

Projeto 7 – Eficácia de métodos preventivos e terapêuticos para agravos de saúde bucal em Odontopediatria

Descrição: A doença cárie ainda se mantém como o agravo mais prevalente em Odontopediatria. Entretanto, outras condições de saúde oral, como o trauma e erosão dentária, também acometem os pacientes infantis. Neste sentido, este projeto tem como objetivo construir evidências científicas a fim de verificar a eficácia das possíveis intervenções preventivas e terapêuticas nos agravos de saúde bucal.

Responsável: Tamara Kerber Tedesco (Docente permanente)

 

2) BIOMATERIAIS, TÉCNICAS E TECNOLOGIAS VOLTADAS PARA CIRURGIA, PERIODONTIA E IMPLANTODONTIA

O desenvolvimento de novos materiais a serem aplicados em regiões de domínio para o Cirurgião Dentista envolvem estudos laboratoriais, clínicos e translacionais. As analises dos mecanismos biológicos de osseointegração e reparação tecidual devem ser investigados por intermédio de diagnósticos por imagem de tecidos moles e duros assim como associados as condições clinico-morfológicas dos tecidos envolvidos em procedimentos cirúrgicos. Estudos pré-clínicos e clínicos de curto e longo prazo também devem ser acompanhadas por ensaios randomizados nas áreas relacionadas. A aplicação clínica de equipamentos, metodologias, procedimentos cirúrgicos-protéticos e novas tecnologias relacionadas as áreas da periodontia, cirurgia e implantodontia devem ser elucidadas através de analises in vitro e in vivo assim como pela busca de dados na literatura.

Docentes: 

(1) Arthur Rodriguez Gonzalez Cortes

(2) Elio Hitoshi Shinohara

(3) Leandro Chambrone

(4) Sergio Allegrini Junior

 

Projeto 1 – Etiologia e tratamento das doenças e condições periodontais e peri-implantares

Descrição: Avaliação dos fatores associados com a etiologia e desenvolvimento das doenças e condições periodontais e peri-implantares, bem como dos recursos de tratamento não cirúrgico e cirúrgicos a serem aplicados na prática clínica.

Responsável: Leandro Chambrone (Docente permanente)

 

Projeto 2 – Biomaterais e dispositivos com diferentes propriedades utilizados na reparação tecidual voltados para a Implantodontia.

Descrição: Dispositivos cerâmicos, naturais e metálicos podem auxiliar e promover uma melhor interação com tecidos da cavidade oral. Alterações físico/químicas na topografia estrutural e superficial destes dispositivos assim como agregação de alguns componentes iônicos em diferentes proporções, promove alterações nas respostas dos tecidos vizinhos durante a instalação do processo inflamatório pós trauma. O Objetivo deste projeto é investigar componentes químicos alternativos na composição de um biomaterial, tratamentos e desenvolvimento de novas ligas metálicas que auxiliem e favoreçam a reparação e integração biológica por meio de análises in vitro e in vivo.

Responsável: Sergio Allegrini Junior (Docente Permanente)

 

Projeto 3 – Fluxo digital para planejamento virtual de tratamentos e diagnóstico por Imagem dos tecidos orais e maxilofaciais

Descrição: Este estudo tem o objetivo de avaliar métodos de odontologia digital, bem como meio de imagens como a Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e outros métodos radiográficos e de imaginologia para o planejamento de tratamento e diagnóstico envolvendo os tecidos duros e moles orais e maxilofaciais.

Responsável: Arthur Rodriguez Gonzalez Cortes (Docente permanente)

 

Projeto 4 –  Biomateriais, novas técnicas e tecnologias em cirurgia Bucomaxilofacial

Descrição: Avaliação de resultados no uso de biomateriais inseridos no arsenal de tratamento cirúrgico de pacientes diagnosticados com fraturas do segmento maxilo facial e refinamento diagnóstico e aprimoramento técnico com uso de planejamento cirúrgico digital e tecnologia 3D na prática da cirurgia oral menor e da traumatologia BMfacial.

Responsável: Elio Hitoshi Shinohara (Docente permanente)