Pós-Graduação

Engenharia e Segurança do Trabalho

PROPOSTA DO CURSO

A pós-graduação em Segurança do Trabalho é muito importante para o profissional que deseja se inserir em uma área promissora. Isso porque o Brasil é o 4º país com mais acidentes de trabalho no mundo de acordo com dados levantados pelo Ministério da Previdência Social, em 2013.

A Engenharia de Segurança do Trabalho é vista tradicionalmente como uma atividade voltada para o ambiente interno das empresas, visando a preservar as condições de integridade física e mental dos trabalhadores. A presença dos profissionais de segurança do trabalho nas empresas é regulamentada por lei.

O cargo de Engenheiro de segurança do trabalho, entretanto, só pode ser exercido por profissionais formados em cursos de engenharia ou arquitetura. A profissão é regulamentada pela Lei 7.410, publicada em 1985, que afirma em seu primeiro artigo:

O exercício da especialização de Engenheiro de Segurança do Trabalho será permitido exclusivamente:

“I — ao Engenheiro ou Arquiteto, portador de certificado de conclusão de curso de especialização em engenharia de segurança do trabalho, a ser ministrado no país, em nível de pós-graduação”.

OBJETIVO DO CURSO

Forma profissionais aptos a proteger a saúde dos colaboradores, promover a qualidade de vida e prevenir acidentes laborais.

  • Especializar e habilitar profissionais para atuarem no campo de prevenção de acidentes do trabalho;
  • Capacitar profissionais para avaliação dos riscos ambientais;
  • Capacitar profissionais para a elaboração de laudos técnicos ambientais;

DIFERENCIAIS DO CURSO

O curso de Engenharia e Segurança do Trabalho da Universidade Ibirapuera conta com professores Mestre e Doutores que atuam no mercado de trabalho, além de diversas parcerias estratégicas para palestras com profissionais renomados do mercado.

 

ESSA PÓS É PARA VOCÊ?

O curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é, sem dúvida, uma boa alternativa para engenheiros e arquitetos. Ele não abre apenas novas oportunidades na carreira; os conhecimentos adquiridos na especialização também podem ser utilizados como diferenciais nos diversos campos de trabalho que já sejam ocupados pelos profissionais.

POR QUE ESTUDAR NA IBIRAPUERA!

A Universidade Ibirapuera é uma instituição de ensino de São Paulo (SP) com mais de 50 anos de história. Oferecemos aos nossos alunos infraestrutura laboratorial moderna e completa para a formação teórica e prática, Clínicas-Escolas, e 80% do corpo docente composto por mestres e doutores. A instituição também conquista há dez anos consecutivos o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, certificando as participações nas Campanhas da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES.

A formação multidisciplinar do corpo docente da Pós-Graduação é mais um dos diferenciais que tornam a Universidade Ibirapuera referência em São Paulo. Os professores desenvolvem projetos interdisciplinares alinhados ao conhecimento e necessidades do mercado de trabalho.

DETALHES DO CURSO
Presencial
Coordenação:
Prof. Anderson Costa
anderson.costa@ibirapuera.edu.br
localização_uniandrade.png
Mapa
18 meses
Aulas: Sábados | Horário: 8h às 17h
Mensalidade Integral:
Mensalidade
Bolsa Institucional:

*Valor para pagamento no dia 01 de cada mês com bolsa de 30% (consulte regulamento), ficam mantidas as demais condições do contrato. Consulte valores em até 18 parcelas.

Matriz Curricular
Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
Prevenção/Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações
Higiene do Trabalho
Proteção do Meio Ambiente
Proteção contra Incêndio e Explosões
Gerência de Riscos
Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento
Administração Aplicada à Engenharia de Segurança
O Ambiente e as Doenças do Trabalho
Ergonomia
Legislação e Normas Técnicas
Didática do Ensino Superior
Metodologia de Pesquisa Científica
RECEBA NOVIDADES DA ÁREA!