APRESENTAçãO DISCUTE A DIVULGAçãO DA EDUCAçãO CIENTíFICA

Autor(a):

19/04/2012

Como a divulgação trata a educação científica? A resposta foi abordada no terceiro dia da Semana de Educação pelo Prof. Thiago Henrique Santos, Mestre em Filosofia e História das Ciências. A palestra promoveu reflexão sobre os métodos utilizados e o que pode ser melhorado.

O docente explica que há confusão e dificuldades de entendimento sobre as diferenças entre teoria, lei e doutrinas.

“A confusão é frequente e acontece porque há um problema de comunicação da ciência, do aprendizado que tivemos sobre o tema”, esclarece.

Para o professor, há foco no conteúdo final e não no processo. Como exemplo, ele cita que as pessoas sabem sobre DNA ou placas tectônicas, mas não sabem o processo que levou o cientista a esses resultados.

E mesmo quando o indivíduo procura pela informação, outros entraves acontecem, como a comunicação fechada entre os pares, ou seja, interessado que não participou de uma iniciação científica pode encontrar dificuldades em entender ou mesmo ter acesso a artigos científicos.

Thiago acrescenta que a divulgação científica pode ser de ajuda ao ensino porque é complementar no sentido de atender a um público mais amplo e apresentar estilos e discursos variados que favorecem o conhecimento.

Para Thiago, a solução não está apenas em popularizar os artigos, mas em proporcionar uma visão inteligível da atividade científica a um maior número de pessoas, pois segundo ele afirma, “teoria não é apenas teoria, é uma visão de mundo, que pode ser imprecisa, e precisa ser sempre discutida”.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook