Conheça algumas das especializações mais procuradas!

Autor(a):

Quer começar uma especialização que faça você crescer em sua carreira? Descubra aqui quais são as áreas mais procuradas e quais os cursos. Depois é só escolher qual curso combina mais com você e ingressar em alguma instituição.

Lembrando que a Unib possui pós-graduações na área de saúde, negócios e educação.Para saber mais acesse o nosso site.

Mas, antes de apresentarmos as especializações que estão em alta, é importante você saber o que é uma especialização, como ela funciona e quais suas vantagens, ou seja, saber por que ela é indispensável na atualidade. 

Então vamos lá!

Você sabe o que é uma especialização?

Especialização é um tipo de pós-graduação Lato Sensu, que tem como objetivo aperfeiçoar, atualizar e capacitar mais ainda o profissional em sua atuação no mercado de trabalho. Os cursos de especialização existem para todas as áreas da graduação.

Além disso, a especialização é vista também, como uma forma de mudar de profissão, por exemplo, se você é formado em letras e atua como professor, mas gosta de comunicação, pode muito bem fazer uma especialização nesta área e atuar nela. Mudando o foco.

Como funciona uma especialização?

Para ingressar em uma especialização, você terá que passar por algumas etapas, como análise de currículo, cartas de recomendação, entrevista e uma prova de conhecimento geral ou específico. Além desses itens, podem existir outros, pois tudo depende da faculdade em que está se inscrevendo.

Em relação às aulas, não se diferem muito das de uma graduação, pois podem ser teóricas e práticas, com seminários, debates, trabalhos em grupo e provas. Normalmente as aulas acontecem à noite ou nos finais de semana, com o tempo de duração total de um a dois anos.

Para se formar, o estudante deverá ter completado pelo menos 75% de presença e apresentar uma monografia ou dissertação, relacionada aos temas estudados durante o curso. Após ser aprovado, o aluno receberá um certificado ou um diploma com título de especialista.

Você sabe quais são as vantagens de se fazer uma especialização?

Ao fazer uma especialização, você conhecerá várias pessoas importantes em seu meio que poderão compartilhar e trocar conhecimentos e informações, ou seja, será uma grande troca de experiências e uma ampliação da rede de contatos, gerando o aumento do seu networking.

Outro ponto muito importante de se fazer uma especialização é que ela enriquece seu currículo em relação ao mercado de trabalho, pois o título de especialista vai fazer muita diferença na hora de uma entrevista de emprego.

Além disso, as possibilidades de um aumento de salário são enormes, consequentemente, uma subida a um cargo maior também.

Então, se você possui a possibilidade de começar uma especialização, não perca tempo!

Agora que você já sabe mais sobre a especialização e o porquê dela estar sendo tão procurada e exigida nos dias de hoje, confira as áreas e os cursos que estão mais em alta!

As áreas que possuem uma grande procura são as de Direito, Educação, Informática e Negócios. Você sabe porquê?

A resposta é simples, esses ramos estão em constante mudança e atualização, incluindo avanços tecnológicos.

Na área de negócios, os cursos mais procurados são:

  • Gestão empresarial

Tem como objetivo principal mostrar ao aluno como se deve conduzir uma empresa para que ela cresça, evitando erros e problemas com funcionários, clientes etc.

  • Marketing Digital

Faz com que o profissional compreenda o próprio marketing, só que no contexto digital, fazendo com que ele comece a desenvolver e implementar estratégias que funcionem no ambiente digital.

  • Gestão Financeira

O curso especializa profissionais na área de administração financeira e controladoria, considerando-a como um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa.

Na área da informática os cursos que estão em alta são:

 

  • Segurança da Informação

 

A proposta desse curso é formar profissionais capazes de desenvolver programas para proteger redes de computadores e sistemas computacionais conectados às redes nas organizações, melhorando, assim, a segurança das informações que trafegam pelos computadores.

  • Sistemas e Desenvolvimento Web

Tem como objetivo principal fazer com que o aluno consiga projetar, desenvolver e implantar sistemas completos para a web.

  • Gerenciamento de Banco de Dados

Os alunos aprendem a controlar sistemas e manipular dados no banco de dados.

Os cursos mais procurados na área de direito são:

  • Direito Ambiental

É um curso que aprimora os conhecimentos em relação às legislações ambientais tanto práticas como teóricas.

  • Direito Cibernético

É um curso voltado a advogados e a profissionais das áreas jurídicas que precisam conhecer e entender aspectos tecnológicos. Bem como, para profissionais de Tecnologia da Informação que precisam entender de aspectos jurídicos.

  • Direito da Tecnologia da Informação

Permite que o aluno desenvolva habilidade de aplicação dos institutos de proteção à propriedade intelectual aos bens jurídicos disponíveis na Internet.

Por fim, na área da educação, veja os cursos que têm mais procura:

  • Alfabetização e Letramento

Essa especialização estuda de maneira mais profunda as propostas teórico-metodológicas voltadas ao aprendizado de ler e escrever.

  • Educação Infantil

O curso prepara especialistas capazes de discutir, interferir e enriquecer a educação infantil. E também tem como objetivo aprofundar os conhecimentos básicos para atuação no trabalho cotidiano da docência, gestão, supervisão e organização curricular.

  • Formação em Educação a Distância

Permite ao profissional da Educação ter acesso a conteúdos específicos sobre temas que auxiliam na condução didática para EAD.

E aí, achou alguma especialização que combine com você? Algum que vá ao encontro dos seus objetivos? Espero que sim!

Aqui na Unib temos especializações nas áreas de negócio, saúde e educação. Entre em nosso site e confira!

 

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook