Avaliação e Intervenção no Desempenho Físico e Funcional

Avaliação e Intervenção no Desempenho Físico e Funcional

Líder(es) do grupo:

Felipe Augusto Rodrigues Mendes

Francis Meire Favero

Área predominante:

Ciências da Saúde; Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Objetivo:

O grupo tem desenvolvido atividades de ensino, extensão e pesquisas clinicas e experimentais articuladas na função e disfunção nos sistemas neurológico e musculoesquelético, e no Cardiorrespiratório e metabólico. No ensino de graduação, a influência do grupo nas disciplinas de Neurologia e Cardiorrespiratório, e cursos de extensão voltados a formação na área de saúde. Na pesquisa, visa investigar modelos experimentais e os indivíduos com funções saudáveis e com disfunção dos sistemas neurológicos, musculoesqueléticos, cardiorrespiratórios e metabólico. Os Pesquisadores tem trabalhado de maneira integrativa, utilizando de forma minuciosa escalas, biomarcadores e equipamentos avançados e de alta precisão para investigação. Assim, nossos estudos estão envolvidos na atividade terapêutica, mais adequada para o sistema que está sendo abordado, seja no âmbito químico, físico, farmacológico, tecnológico e medicamentoso, sempre visando a melhora da saúde e da capacidade funcional dos indivíduos.


Linhas de Pesquisa:

Função e Disfunção no Sistema Cardiorrespiratório e Metabólico: Esta linha propõe investigar os aspectos relacionados à avaliação e intervenção (preventiva e/ou terapêutica) na função e disfunção do sistema cardiovascular, respiratório e metabólico, por meio de estudos experimentais, clínicos e epidemiológicos no desempenho físico-funcional e na reabilitação. São temas centrais desta linha de pesquisa: Avaliação do sistema cardiorrespiratório, treinamento físico na saúde e para prevenir e tratar doenças, fisiologia do exercício, distúrbios do sono.

Função e Disfunção no Sistema Neurológico e Musculoesquelético: Investiga métodos e técnicas de avaliação físico-funcional e biomecânica do movimento humano. Esta linha propõe o estabelecimento de relações entre o exame físico geral e específico, nas diferentes fases do ciclo de vida e visa a identificação das alterações relacionadas às regiões e sistemas neurológico e musculoesquelético. Desenvolve-se o raciocínio clinico, no sentido de embasar o conhecimento para o diagnóstico e para a aplicação de intervenções individuais e coletivas.

Contato:

E-mail: felipemendes@usp.br

Link:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5787486924726306