Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Autor(a):

Hoje, 02 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data celebrada anualmente com o intuito de promover informações importantes sobre a condição.

O QUE É O AUTISMO?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

ALGUMAS INFORMAÇÕES

  • Uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista (TEA).
  • Os transtornos do espectro autista começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta.
  • Embora algumas pessoas com transtorno do espectro autista possam viver de forma independente, outras têm graves incapacidades e necessitam de cuidados e apoio ao longo da vida.
  • As intervenções psicossociais baseadas em evidências, como o tratamento comportamental e os programas de treinamento de habilidades para os pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social, com impacto positivo no bem-estar e qualidade de vida das pessoas com TEA e seus cuidadores.
  • As intervenções para as pessoas com transtorno do espectro autista precisam ser acompanhadas por ações mais amplas, tornando ambientes físicos, sociais e atitudinais mais acessíveis, inclusivos e de apoio.
  • Em todo o mundo, as pessoas com transtorno do espectro autista são frequentemente sujeitas à estigmatização, discriminação e violações de direitos humanos. Globalmente, o acesso aos serviços e apoio para essas pessoas é inadequado.

COIND

A Responsabilidade Social é uma de nossas prioridades e estamos sempre buscando promover o bem-estar de nosso público. Além dos serviços gratuitos à comunidade ofertados por diversos cursos, o evento anual Ensino Responsável e as Clínicas de Odontologia, Fisioterapia e Farmácia, também temos o Comitê de Inclusão e Diversidade da Universidade Ibirapuera (COIND).

O COIND é um órgão especializado que viabiliza os processos educativos da UNIB sempre respeitando diferenças raciais, religiosas, afetivas, culturais, de classes sociais ou divergências de opinião.

Saiba mais: clique aqui

 

#insta
#facebook
Copyright © Todos os Direitos Reservados - Universidade Ibirapuera