Lato Sensu x Stricto Sensu: Você sabe a diferença?

Autor(a):

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e só conseguem as melhores oportunidades aqueles profissionais que estão sempre atualizados e buscam se especializar em suas áreas de atuação.

Existem diversos cursos de pós-graduação, mas antes de optar por um deles, é importante que o candidato saiba se a escolha está de acordo com suas necessidades e aptidões.

Os cursos chamados Lato Sensu têm como principal enfoque a capacitação dos estudantes para o exercício profissional em uma área específica. Nesse grupo também estão os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Esses programas também são cursos de especialização em nível de pós-graduação, mas seu foco é a área de administração. Geralmente duram de um a dois anos.

Os programas Stricto Sensu incluem cursos de Mestrado e Doutorado e podem ser acadêmicos ou profissionais. O mestrado acadêmico é procurado por quem deseja seguir carreira em ensino em pesquisa. Já o mestrado profissional é direcionado a quem deseja conhecimentos mais aprofundados com foco no mercado. Ambos têm duração de dois anos.

O mesmo acontece com os programas de doutorado, que podem ser acadêmicos ou profissionais. Há imersão em pesquisa. Costuma ser procurado por quem já passou pelo mestrado e deseja seguir carreira acadêmica. Muitos exigem dedicação exclusiva. Possuem duração de quatro anos.

Texto: Prof.ª Camila Soares, coordenadora dos cursos de MBA em Gestão Estratégica e MBA em Psicologia Organizacional da Universidade Ibirapuera.

As inscrições estão abertas!

#insta
#facebook
Copyright © Todos os Direitos Reservados - Universidade Ibirapuera