Letras: por que estudar Literatura?

Autor(a):

Literatura pra quê? Você com certeza já perguntou isso durante os anos do ensino médio enquanto lia José de Alencar descrever a tal da Iracema com os cabelos mais negros que a asas da graúna, né? Afinal, pra que serve a literatura? Quem estuda literatura, estuda pra quê? Hoje nós vamos apresentar um pouquinho dos Estudos Literários e do pesquisador dessa área.

Por que a Literatura é importante?

Documento histórico

Quando você olha atentamente para a literatura de uma língua, você é capaz de conhecer outros aspectos e fatores sobre aquele tempo, país ou cultura. E é em busca desses fatores que estão os professores e pesquisadores da áreas. Mesmo os historiadores recorrem aos textos literários para compreender os costumes de um povo ou os acontecimentos em determinado tempo. Nesse sentido, a literatura é também um registro para a posteridade.

Senso Crítico

A literatura também é capaz de desenvolver o nosso senso crítico. Mesmo na leitura silenciosa, nós levantamos discussões mentais sobre um aspecto ou outro, enfrentamos dilemas morais, ampliamos nossos conhecimentos e opiniões sobre alguma situação ou tema.  Quem escreve se posiciona, ou posiciona os personagens, contando algo a partir de um determinado ponto de vista. Aí é que tá! Entramos na história a partir do ponto de vista de outra pessoa, assim podemos concordar, discordar, acreditar, desconfiar, reelaborar as narrativas e pensar “acho que não foi bem assim”.

Arte humanizadora

Quando a gente lê uma história e chora, cria empatia pelos personagens, se envolve, sofre com as mortes, torce pelos casais, entende que aquele personagem não é totalmente bom ou totalmente mal, a gente tá se tornando um pouquinho mais humano. Quem disse isso foi o grande crítico literário Antonio Candido, que defendia a Literatura como um direito que não deve ser negado a ninguém, pois negar o acesso ao texto literário, seria negar ao o outo o direito de conhecer a si mesmo.

 

Quem é o pesquisador de Literatura? 

O pesquisador da Literatura geralmente é graduado em Letras, mas não só! Muitos jornalistas, historiadores e até psicólogos, fazem do texto literário seus objetos de pesquisa, isso porque, como dissemos, a literatura é uma fonte rica de matéria social e humana, que pede ao leitor para ser desvendada e compreendida. Afirmar isso é assumir que, em certa medida, a história de Dom Casmurro é muito mais sobre as entrelinhas de Machado de Assis, que revelam especificidades do Brasil naquele tempo, do que propriamente sobre a suposta traição de Capitu.

Na passagem em que um vendedor de cocadas negro passa pela janela, o autor parece querer nos chamar muito mais a atenção para o espaço de margem, de fora casa que os negros ocupavam naquele cenário, que para a lombriga de Capitu pela cocada, sabe? É sobre isso a literatura. Falar disso para explicar aquilo.

Mas afinal, o que precisa ter um estudioso da Literatura?

  • Ser um leitor Voraz: Você vai passar muito tempo da sua vida lendo, acredite. Se esse é um dos hobbies favoritos, vai ser fichinha!
  • Gostar de escrever: Eu sei que a conversa aqui é sobre leitura, mas quando você entra no mundo acadêmico, especialmente nos Estudos Literários, é preciso ter alguma afinidade com a escrita para produzir artigos e divulgar suas viagens literárias ao mundo!
  • Dominar as regras gramaticais: Não precisa ser um professor Pascuale, mas entender bastante de linguagem é essencial para um bom estudo literário, porque os autores a subvertem, fazem ironia com ela para passar sua mensagem por meio do texto e você precisa estar atento a isso.

E aí, curtiu a ideia? Conheça nosso curso de letras e viaje com a gente!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook