O que é uma formação Stricto Sensu?

Você terminou o curso superior e agora questiona-se sobre os próximos passos nesta jornada de estudos? Já pensou em cursar uma pós-graduação? Sabe qual modalidade irá corresponder aos seus objetivos?

Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e os profissionais que possuem maior qualificação são os que se destacam, por este motivo, uma pós-graduação irá incrementar positivamente seu currículo.

Conhecer melhor sobre a finalidade de cada tipo de formação é essencial para definir a modalidade certa para você. E é por isso que, neste texto, iremos te contar um pouco mais sobre a formação Stricto Sensu!

Os cursos de pós-graduação são organizados de duas formas: stricto sensu e lato sensu. Essas expressões latinas diferenciam um ensino que é mais voltado à especialização em determinada área (lato sensu) e o outro que possui fins de desenvolvimento acadêmico, sendo articulado em um Mestrado ou Doutorado (stricto sensu).

Agora que você já conhece a diferença geral dessas modalidades, vamos nos aprofundar na formação Stricto Sensu, será que ela é a escolha apropriada para você?

 

Leia também:

Formas de estudar na EAD- prático e eficiente

Como um Mestrado pode afetar sua rotina?

 

CONHECENDO A FORMAÇÃO STRICTO SENSU

Como já foi dito, este termo vem do latim e significa “em sentido estrito”.

O uso desta expressão no Brasil sucedeu da necessidade de diferenciar os níveis aplicados aos cursos de pós-graduação.

A formação stricto sensu é destinada aos profissionais que já possuem uma graduação e é categorizado nos cursos de Mestrado e Doutorado. São cursos reconhecidos pelo MEC e possuem um período de duração mais longo, entretanto, concedem ao formando um título de mestre ou doutor.

O Mestrado possui duração média de dois anos. Lembra do TCC? Bom, no Mestrado você terá que produzir uma dissertação ainda mais elaborada e embasada. 

O Doutorado possui duração de quatro anos e geralmente é realizado após o profissional obter a titulação de mestre. No final do curso você deve defender uma tese inédita.

Os cursos de Mestrado e Doutorado exigem proficiência em um outro idioma.

A formação stricto sensu é ideal para quem busca se desenvolver no campo da docência e da pesquisa científica. Seus conhecimentos sobre a área são atualizados, geralmente envolve mais questões teóricas e aborda as metodologias de estudo.

Profissionais que possuem um Mestrado ou Doutorado na área possuem mais reconhecimento e melhoram consideravelmente o desempenho profissional.

O Mestrado em Educação da UNIB, por exemplo, é exatamente neste formato!

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIB

foto: Freepik

O programa concentra-se em três áreas: Educação, Subjetividade e Psicanálise. Sendo destinado a profissionais do curso de Pedagogia e áreas afins.

Aqui você encontrará exatamente o que uma formação stricto sensu exige: professores qualificados, estrutura moderna, palestras, entre tantas outras atividades de extensão. Tudo isso para que você tenha um ótimo desempenho e esteja preparado para um Doutorado.

O curso possui duas Linhas de Pesquisa:

Linha 1 – Subjetividade, Educação Escolar e Políticas Públicas.

Linha 2 – Formação de professores, Educação Inclusiva e Subjetividade.

A estrutura curricular do Mestrado em Educação da UNIB contempla:

3 disciplinas obrigatórias;

3 atividades de formação obrigatórias 

3 disciplinas optativas da linha de pesquisa a que está vinculado.

Dentre as disciplinas obrigatórias estão:

  • Abordagens e técnicas de pesquisa em educação ;
  • Docência no Ensino Superior;
  • Disciplina obrigatória da linha de pesquisa.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a formação stricto sensu, acesse nosso site e confira os cursos de Mestrado disponíveis na UNIB!

Siga nossas redes sociais: