QUíMICA

Autor(a):

09/12/2011

No dia 28 de novembro, a Professora Luciane Akahoshi trouxe o tema “Experimentação no ensino de química”, aos alunos do curso no Campus Chácara Flora.

 

A docente expôs um pouco do histórico do grupo de pesquisa em ensino de química da USP (GEPEQ/USP) e alguns dos seus trabalhos e pesquisas já realizados.

 

Um dos projetos do GEPEQ/USP é a produção de material de didático e de apoio ao professor, com uma série de livros que interagem com o currículo de química, atualmente utilizados pela rede estadual de ensino.

 

São estudadas as interações e transformações de forma macrométrica que posteriormente reduz a escala para o micro abrangendo os conceitos de cinética e equilíbrio e, por fim, livros que abordam temas específicos como a atmosfera e a hidrosfera.

 

Discutiu-se sobre por que usar atividades experimentais, sua contextualização com o cotidiano próximo (casa, escola, atividades do dia-a-dia) e do cotidiano distante (vazamentos de produtos químicos, tratamento de ar e água etc.).

 

A professora ainda falou sobre a importância em abordar o cotidiano junto aos conteúdos de ciência, especialmente química, e que a formação ideal está longe de ocorrer na rede básica de ensino.

 

Luciane propôs uma forma de planejar e trabalhar oficinas temáticas que envolvam diversos conceitos importantes e permitam uma discussão ampliada.

 

Alguns temas abordados pelo GEPEQ nessas oficinas são: alimentos (experimentos de identificação da presença de proteína, osmose, identificação do amido em bananas verdes e maduras e quantificação da energia dos alimentos), água  (dissolução de gás em água, solubilidade e densidade, tratamento de água e  água dura), água do mar (salinidade, condutibilidade elétrica, dissolução de gases, água dura e eletrolise da salmoura), solos (permeabilidade e lixiviação, condutibilidade, contaminação por metais pesados, acidez, identificação de ar no solo, identificação de água no solo e identificação de matéria orgânica) e metais (determinação da densidade, condutibilidade elétrica e térmica, reatividade e pilha de Daniell).

 

Sob a coordenação da Professora Kilça Tanaka Botelho, o encontro faz parte do ciclo de palestras organizadas pelo curso em comemoração ao Ano Internacional da Química.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook