Saiba como aprender uma língua estrangeira de forma gratuita!

Autor(a):

Todos sabemos que aprender uma nova língua é essencial tanto para o desenvolvimento pessoal, como cultural e profissional, além de contribuir com conhecimentos que fazem progredir na carreira profissional. Só assim estará capacitado a atuar neste mundo globalizado cujo mercado internacional cresce dia a dia.

Sim, pois pois no mercado de trabalho, um dos pré-requisitos para contratação é que a pessoa tenha domínio de um idioma estrangeiro, porque as empresas querem colaboradores que possam ler, conversar e escrever em outra língua, principalmente aquelas empresas que fazem negócios ou possuem sedes em outros países. 

E, ainda por cima, normalmente quem é bilíngue ganha um salário até 70% maior do que quem não é.

Além dos aspectos citados acima, existem outras razões que devem ser levadas em conta. Confira:

  • Ajuda em viagens: Todo mundo sonha em viajar para o exterior algum dia, certo? E se não for para um dos países em que se fala português e que não são poucos, a saber: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, você terá que aprender, pelo menos, o inglês. 
  • Diferencial na vida acadêmica: Existem muitos livros, artigos e teses acadêmicas em outros idiomas, e se você dominar uma segunda língua terá mais chances de participar de pesquisas, intercâmbios e cursos no exterior.
  • Melhora o funcionamento do cérebro: ser bilíngue trabalha bastante a função executiva do cérebro, fazendo com que ele fique mais esperto para resolver problemas, trabalhar mais atento e com mais foco.

Se você não tem condições financeiras para pagar um curso de língua estrangeira ou tem pouco tempo para estudar um, fique tranquilo. Pois existem inúmeros aplicativos e plataformas que vão te ajudar a desenvolver uma língua estrangeira!

Tome nota!

Bussu

O Bussu é uma plataforma disponível tanto para computador, como para iOS e Android, com versão premium e gratuita. Na gratuita, além do inglês você terá disponível mais 11 idiomas para aprender, com aulas tanto online como off-line.

LINK:  https://www.busuu.com/pt?cjevent=62b15763931211eb80f900e80a82b821

Duolingo

É o aplicativo mais conhecido para o aprendizado de língua estrangeira do Brasil e está disponível para web, iOS e Android. Nele você irá aprender vocabulário, gramática, pronúnciae compreensão dos idiomas, inglês, português, francês, alemão e italiano, como se estivesse jogando.

LINK: https://www.duolingo.com/

My English Online

Criado pelo Ministério da Educação, em parceria com o programa de Idioma Sem Fronteiras (IsF), é uma plataforma que disponibiliza aulas online gratuitas junto com atividades interativas, e também e-books gratuitos para downloads, arquivos de vídeo e áudio e testes para você saber como está se saindo.

LINK: https://www.myenglishonline.com.br/home

Beelingo

É um app disponível para o sistema iOS e Android no qual se encontram dicionários, livros e jogos que ajudam a aprender de forma alternativa.

LINK: https://www.beelingo.com/

AccelaStudy

É uma ferramenta que vai ajudar você a memorizar melhor uma língua estrangeira, aprendendo o vocabulário e aperfeiçoando a pronúncia de 18 idiomas. Este app tem disponibilidade apenas para iOS.

Para aprender um novo idioma sem custo, tudo é bem-vindo, né? E é pensando nisso que nós da Unib trouxemos para você algumas dicas que te ajudarão a desenvolver uma nova língua sozinho. Veja:

Aprenda com música

Escolha ritmos, cantores e músicas internacionais que goste, pois com certeza você irá procurar a tradução e buscar entender o contexto. E isso fará com que você trabalhe bastante a pronúncia e também conheça gírias.

Insira a língua no seu dia a dia

Esta é uma maneira bem prática para você aprender e memorizar. Então comece a traduzir suas falas do dia a dia para o idioma que quer aprender. Isso faz com que você vivencie  e tenha a impressão de que está em um país estrangeiro. Todos sabemos que o ideal para isto seria morar no país que domina a língua que está aprendendo, mas se isto não é possível, vale a tentativa de se imaginar nele e simular o uso da língua.

Assista a filmes estrangeiros

Está aí outra forma divertida de desenvolver um idioma! Escolha um filme e  assista a ele mais de uma vez, pois serão três etapas diferentes. Em uma primeira etapa, assista ao  filme com a legenda em português, depois com a legenda no idioma estrangeiro. E na última etapa sem legenda.

Você deve estar pensando: De que forma isso vai te ajudar, e nós te explicamos!

Como você assistiu ao filme várias vezes, acontecerá a associação de falas com os acontecimentos, fazendo com que seja possível compreender os significados e a pronúncia das palavras que escuta.

Insira expressões estrangeiras

Como já vimos, se você adicionar palavras e frases de outro idioma em seu dia a dia, isto ajudará na automaticidade e memorização das palavras, permitindo que quando você viaje para o exterior, desenvolva a fala de forma natural e não robotizada.

Entenda qual é sua forma de memorizar

Existem três formas de memorização, a fotográfica, a auditiva e a cinestésica. Cada pessoa tem facilidade em um destes tipos. Você sabe qual é seu tipo de memorização?

  • Fotográfica: aprendizado com cores, diagramas e ilustrações.
  • Auditiva: aprendizado por meio de sons, como vídeos e podcast.
  • Cinestésica: aprende por meio de experiências.

Agora que você já descobriu qual é a sua forma de memorização, está fácil para saber como estudar, certo?

Se você possui memória fotográfica é interessante estudar por apps que ensinam jogando, como o Duolingo, por exemplo.

Agora se você aprende melhor por sons, boas alternativas são os filmes, músicas, vídeo aulas e entre outros.

E se tem facilidade para aprender colocando a “mão na massa”, dicas ótimas são fazer um intercâmbio se for possível, e inserir expressões estrangeiras à língua no seu dia a dia.

E aí caro estudante, gostou das nossas dicas? Foram um incentivo para você aprender outro idioma?

Esperamos muito que sim. Comece agora mesmo a aprender outro idioma instalando um dos apps que citamos!

Bons estudos!!






#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook