BIOMEDICINA

Autor(a):

05/04/2012

O sistema imunológico é composto por células chamadas leucócitos, que são os glóbulos brancos. Está difícil de entender? Esses glóbulos atuam como soldados, que lutam na defesa do organismo. Ficou mais fácil? Foi com explicações como essas, cheias de imagens e ilustrações, que um grupo de alunos do 3º semestre de Biomedicina esclareceu dúvidas importantes à população.

A participação dos estudantes aconteceu no dia 17/03, na Paróquia São Francisco de Assis, zona Sul de São Paulo. Durante a palestra, realizada gratuitamente, os presentes puderam entender os complicados termos de um hemograma, bem como sua eficácia para o diagnóstico de distúrbios do sangue, além de uma série de doenças.

“O tema foi escolhido depois de aprendermos sobre a importância do exame e da falta de conhecimento da população sobre ele, que é um direito do cidadão”, conta o aluno Isar Naves.

E foi um sucesso. Segundo a aluna Ana Gabriela Silva, a palestra, programada para durar entre 15 e 20 minutos, foi estendida por uma hora. “Tivemos uma grande alegria ao perceber que, a todo o momento, os ouvintes interagiam conosco”, conta.

Humanização e integração

A Universidade Ibirapuera não mede esforços para que seus futuros profissionais tenham em mente a importância da humanização e a dedicação que deve existir para que uma diminuição da distância entre pacientes e profissionais da saúde.

E os alunos colocaram em prática o que aprenderam com os professores. “Fizemos a pesquisa em profundidade, com o apoio da professora Camilla Silva, e focamos, também, no cuidado humanizado, que aprendemos nas aulas da Professora Maria Helena Bacaicoa”, contam os alunos Angélica Dourado e Marivaldo Silva.

Durante a ação, realizada em conjunto com os alunos de Enfermagem, todos também puderam aprender sobre os benefícios da integração entre as áreas para pacientes e profissionais.

“O profissionalismo desses alunos nos mostra o diferencial que eles vão apresentar no mercado de trabalho”, explica a Professora Maria Helena Bacaicoa, coordenadora do curso de Enfermagem.

Para os alunos, essa primeira experiência com a população teve um saldo positivo. O profissionalismo que todos apresentaram mostra o quanto a população pode se beneficiar.

“É gratificante levar para a população o que aprendemos em sala de aula. O carinho das pessoas nos motiva a continuar. Estamos ansiosos para participarmos de mais uma ação social e ajudarmos quem mais precisa”, finalizam.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook