Como o Artigo Científico promove reconhecimento na carreira de odontologia

Se você já realizou sua graduação, já deve ter passado pela temida fase do TCC e também adentrado em algum projeto de Iniciação Científica.

E sabia que esses artigos elaborados durante sua Graduação ou Mestrado contribuem muito para o desenvolvimento da sociedade e da profissão em que você atua? 

Bom, se você ainda tem dúvidas sobre o que é um artigo científico e como ele promove sua carreira, acompanhe essa explicação breve que irá sanar todas as suas dúvidas e mostrar como um artigo científico garante reconhecimento na carreira de odontologia.

 

O QUE É UM ARTIGO CIENTÍFICO?

foto: Freepik

O artigo científico é um trabalho acadêmico que apresenta os resultados de uma vasta pesquisa. Trata-se de uma investigação original sobre um fato novo ou novas abordagens para um estudo já feito antes, que contribuem para o desenvolvimento da sociedade e da ciência.

Geralmente, o desenvolvimento desse tipo de projeto inicia-se na graduação e perpassa toda a vida acadêmica do estudante, como no Mestrado.

Na odontologia, constantemente surgem novas tecnologias e técnicas que são analisadas e debatidas nesses artigos, e eles ficam disponíveis e possuem fácil acesso para pesquisadores e para acadêmicos interessados, o que contribui para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema.

Trata-se de uma publicação que irá discutir ideias e processos sobre determinada área do conhecimento. Tais publicações são ainda mais reconhecidas quando publicadas em revistas científicas.

O artigo científico não é uma pesquisa baseada no “eu acho”, é, na verdade, uma discussão norteada por outras pesquisas de estudiosos da área, e também pela síntese de um estudo de caso sobre o conteúdo em análise.

Na odontologia, por exemplo, você pode investigar sobre a odontologia hospitalar, odontologia na estética, pode analisar a eficiência de algumas técnicas na atualidade, o uso de biomateriais, etc. Essas pesquisas o tornam conhecido na área.

 

COMO FAZER UM ARTIGO CIENTÍFICO

Antes de entrar em um mestrado, você precisa definir o tema ao qual deseja investigar.

O campo de pesquisa é amplo e deve ser muito estudado durante o Mestrado, por este motivo você deve sempre verificar a estrutura curricular da Instituição ao qual deseja se candidatar e também conhecer as linhas de pesquisa que serão estudadas durante esse período. 

Tendo seu tema de investigação escolhido, você precisa elaborar uma hipótese, é a possível resposta para a pesquisa que será desenvolvida, a partir dela, você conseguirá chegar a uma resposta que confirma ou não sua suposição.

Na estrutura, você precisa apresentar uma introdução que justifique a sua investigação, e desenvolver o restante do conteúdo conforme o tipo de pesquisa escolhida.

Seu artigo científico precisa ser objetivo, apresentar vocabulário técnico e seguir as normas da ABNT.

 

ARTIGO CIENTÍFICO E O RECONHECIMENTO DA CARREIRA

foto: Freepik

Já sabemos que um Mestrado em odontologia pode alavancar sua carreira profissional. E muito disso também deve-se ao artigo científico.

Profissionais que dedicam-se às investigações das áreas tornam-se especialistas no assunto e ganham visibilidade nacional e internacional. Afinal, as pesquisas são importantes para diversos outros estudiosos que debruçam-se sobre o tema que você investigou.

Quem encontrar sua pesquisa, também poderá buscar por seu currículo e, quem sabe, formar uma possível parceria.

Através do artigo, as pessoas podem encontrar você no ambiente online, o que o torna um autor reconhecido.

 

Na Universidade Ibirapuera, os acadêmicos do Mestrado em Odontologia publicam seus estudos na revista científicaJournal of Biodentistry and Biomaterials”. No periódico, são apresentados estudos que envolvem a parte clínica da odontologia.

 

Quer saber mais sobre o Mestrado em Odontologia da UNIB?

Acesse nosso site e confira todas as informações do curso!

 

Não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais para manter-se atualizado sobre os estudos e o mercado de trabalho!

Siga nossas redes sociais: