Confira 7 dicas incríveis de como manter a disciplina nos estudos e arrase na graduação!

Autor(a):

Disciplina nos estudos? Eis aqui uma questão que não é tão fácil quanto parece de se responder, pois muitas pessoas encontram dificuldades para manter a concentração enquanto estudam.

Isto acontece porque, às vezes, o pensamento pode divagar entre outros assuntos que não sejam os do conteúdo mostrado, ou porque você se distrai com ruídos que interferem na concentração durante a aula.

Fique por dentro de mais dicas interessantes em:

5 dicas de livros para começar o ano bem! | UNIB (ibirapuera.br)

Confira dicas para memorizar o conteúdo no EaD! | UNIB (ibirapuera.br)

#FocoNosEstudos: Dicas de apps e ferramentas para grupos online | UNIB (ibirapuera.br)

Podem acontecer muitos fatores que complicam o processo de aprendizagem e que impactam na aquisição do conhecimento. Por isso, manter a organização é fundamental para que a qualidade dos estudos não seja afetada.

Sabendo disso, nós elencamos algumas dicas para você conseguir manter a disciplina durante os estudos. Vamos conferir?

1 – Escolha um ambiente agradável

A escolha do ambiente é o primeiro passo para manter a disciplina nos estudos. 

Selecione um cômodo da sua casa ou do seu apartamento que ofereça um ambiente agradável para estudar. Pode ser na sala, na cozinha ou até mesmo no quarto. O importante é que seja um ambiente que possua o menor número de ruídos possível, sem televisão ligada e sem pessoas conversando. Pois eles podem interferir na concentração, enquanto realiza uma leitura, elabora um trabalho ou até mesmo assiste a uma videoaula.

2 – Organize o ambiente para estudar

Ao definir o cômodo em que vai realizar seus estudos, já deixe tudo organizado, para que não perca tempo procurando itens, caso precise, como canetas e cadernos para fazer anotações, livros ou apostilas necessários a pesquisas. Deixe tudo o que for preciso próximo de você para otimizar seu tempo.

3 – O ambiente para estudar precisa ser confortável, mas nem tanto!

Você pode estar se perguntando: “Como assim, confortável, mas nem tanto?”. É isso mesmo!

Opte por um espaço que favoreça sua concentração, mas evite posições que possam te fazer relaxar demais.

Se for estudar no quarto, por exemplo, procure não realizar as leituras deitado na cama, pois pode ficar sonolento ou até mesmo dormir durante a leitura de algum artigo! O que não é nada bom para sua rotina de estudos, não é mesmo? Isso vai resultar em acúmulo de conteúdo para estudar depois…

4 – Evite distrações

Ah, as pequenas distrações! O que é uma olhadinha rápida nas redes sociais, não é mesmo? 

Saiba que as olhadinhas rápidas nas redes sociais, seja para conferir a foto que o crush posta, ou para ver quantas curtidas sua última postagem teve e até mesmo para olhar o papo que está rolando no seu grupo do whats, acabam prejudicando a sua concentração na hora de estudar e, consequentemente, o seu desempenho acadêmico.

Pois cada vez que você direciona sua atenção para outros assuntos, é preciso retomar o fio da meada novamente e lá se vão alguns preciosos minutos, bem como sua concentração.

Então, a dica é desconectar-se. Se desligar a internet durante o período em que está estudando, vai perceber que seu tempo será melhor aproveitado e sua compreensão do conteúdo ainda maior.

Já mencionamos acima os ruídos que interferem na concentração, como a televisão, por exemplo. Você pode pensar: “Ah, mas a tv só fica ligada por ficar, eu nem assisto”. No entanto, apesar de você não estar prestando atenção nela conscientemente, o seu inconsciente pode ser atraído para algo que possa ser atrativo, como um trecho de uma novela interessante, uma notícia chocante ou até mesmo a chamada para aquele filme que você pretende assistir já há algum tempo. Para prevenir que sua atenção seja desviada, mantenha a televisão desligada. O mesmo serve para as rádios.

5 – Estabeleça horários para os estudos

Tornar os estudos parte da rotina diária não é uma tarefa fácil. Por isso, estabelecer um horário para se dedicar à sua formação é fundamental para inserir a graduação no seu dia a dia e fazer dela um hábito.

Calma aí! Essas dicas não são só para os alunos do EaD? Na verdade, mesmo que você tenha escolhido a modalidade presencial, essas dicas se encaixam muito bem! Sabemos que na modalidade presencial, o estudante já possui um horário para os estudos que é o turno escolhido para cursar a graduação na instituição.

Porém, mesmo na modalidade presencial, é necessário dedicar algum tempo para os estudos em casa, seja para elaboração de trabalhos ou para estudar para as provas. 

O que o acadêmico precisa entender é que o tempo empregado para os estudos, seja para o ensino a distância ou presencial, deve obedecer a uma rotina e  planejamento e ser cumprido conforme o estabelecido. 

Mesmo que seu tempo seja de 30 minutos diários, faça desses 30 minutos sua prioridade. Tenha em mente que o principal beneficiado pelo seu empenho e dedicação é você mesmo!

6 – Mantenha o foco! 

É importante manter o foco e, com isso, a disciplina durante os estudos.

Mas como fazer para manter o foco?

Tenha em mente os motivos pelos quais você ingressou na graduação e os benefícios que a conclusão deste curso irá proporcionar para você!

Se considerar necessário, elabore uma lista com os pontos positivos que o motivaram a ingressar na faculdade e deixe-a no seu cantinho de estudos ou junto dos seus materiais, para que possa sempre visualizá-la e não perder o foco ou desanimar-se.

Sabemos que muitas vezes o cansaço, o estresse ou as disciplinas complexas causam desânimo e até mesmo o desejo de desistir. Mas não interrompa seus estudos por nada! Os anos irão passar de qualquer forma e receber daqui a 3 ou 4 anos um diploma é muito melhor do que ter o arrependimento de ter parado no meio do caminho. 

7 – Pausas também são importantes!

Caso o seu período de estudos ultrapasse a quantia de 60 minutos, é recomendável fazer uma pausa para otimizar sua aprendizagem.

Ficar super concentrado é bom, mas pequenos intervalos causam um efeito positivo durante o estudo.

Após 30 ou 40 minutos, pare, tome uma água ou um café, dê uma volta pelo cômodo e volte para a aula. Faça isso e surpreenda-se com o resultado!

E aí, gostou das nossas dicas para manter a disciplina durante os estudos?

Esperamos que sim! 

Aproveite para navegar pelo BLOG | UNIB (ibirapuera.br) e conferir mais dicas interessantes como essas!

Você sabia que…

… a Ibirapuera sempre publica dicas e conteúdos incríveis nas redes sociais? Siga nossas páginas no Facebook e Instagram para permanecer ligadinho!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook