Saiba como escolher o melhor curso EAD para você!

Autor(a):

Está a fim de fazer uma graduação, mas não tem tempo para o presencial? Saiba como escolher o melhor curso EaD!

Leia mais:

Diferenças entre presencial, semipresencial e ensino à distância

Por que fazer uma graduação? 

5 documentários inspiradores na Netflix

Mas antes de tudo, um conselho do blog da Universidade Ibirapuera: conheça seu perfil, pois o ensino EaD exige muita disciplina, apesar de horários flexíveis.

Para uma melhor escolha, faça algumas pesquisas: instituições, metodologia de ensino, grade curricular, corpo docente, estrutura, plataforma online, e também se o curso tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Descubra como escolher o melhor curso EAD para você!

O que é o MEC?

O MEC é responsável pela regularização dos cursos e instituições de ensino superior. Assim, se o curso escolhido não tiver reconhecimento, o diploma não valerá no mercado de trabalho e o seu ensino estará comprometido. Caso queira  se inscrever em concursos públicos que exigem curso superior, se registrar nos conselhos de classe da sua profissão e ingressar em programas de mestrado ou doutorado, dependendo das exigências da instituição de ensino, não será possível.

Principalmente nos cursos EAD, a atenção precisa ser maior. É muito importante ver a nota que foi dada ao curso pelo MEC, pois quanto maior a nota, mais qualificado o curso.

Além disso, indicadores como o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito Enade são disponibilizados anualmente pelo MEC e dão uma boa ideia sobra a regularidade da instituição.

Você sabia que…

A Universidade Ibirapuera é nota 4 no MEC? Aproveite e conheça nossos cursos: ibirapuera.br

Não tenha medo de escolher o curso!

Nos dias de hoje, com o avanço tecnológico, é possível escolher qualquer curso. Então não opte por um que você acha que seja mais fácil para fazer a distância, mas escolha um que você queira de verdade, em que vai se sentir satisfeito e não vai querer desistir no meio do caminho por não ser o que sonhou.

É fundamental que você sinta prazer no conteúdo que vai estudar, principalmente, porque estará sozinho e são poucas as pessoas que vão dar aquele “empurrão” e te incentivar. A dedicação e disciplina é toda sua e, escolhendo uma área que você goste e sinta curiosidade de aprender, será muito mais fácil para ter motivação durante o curso.

Nos sites das instituições é possível conferir todas as informações dos cursos: carga horária, disciplinas e locais de atuação. Além disso, pesquise na internet sobre o curso e busque pessoas que já trabalham na área para ter ajudarem a ter certeza da sua escolha.

Você sabia que…

As páginas dos cursos da Universidade Ibirapuera são completas com todas as informações que você precisa? Faça uma vista: ibirapuera.br

Já escolheu o curso? Veja qual instituição oferta e comece a estudar!

Sobre a instituição de ensino, é muito importante saber qual é a metodologia utilizada, como é a estrutura para o ensino a distância, se condiz com o que você deseja e se existem reclamações sobre ela e quais os tipos de questionamentos.

Busque na internet, em portais de notícias, sites de reclamação e também faça contato com algum estudante da instituição, pergunte pra ele como é a relação entre professor, coordenador e aluno.

Descubra se o portal utilizado é bem estruturado, possuindo todos os matérias didáticos para um bom aprendizado, em relação a vídeo aulas, bibliotecas digitais, se o chat para contato realmente funciona, se há encontros presenciais, e se a estrutura física disponibilizada atenda os alunos de forma completa, tendo laboratórios bem equipados, bibliotecas, auditórios com bons equipamentos audiovisuais e equipe bem qualificada.

Outro item relevante é saber se existe a relação entre a teoria e a prática, pois um ensino com alta tecnologia, aulas dinâmicas e métodos modernos deixam a aprendizagem digital mais interessante e com qualidade.

Mais um item indispensável é que a faculdade ofereça palestras, workshops e cursos de extensão, que são atividades acadêmicas extracurriculares que mostram o engajamento da instituição em estimular a reprodução do conhecimento.

Conheça o corpo docente

Outro tópico importantíssimo é conhecer os professores que ministram as aulas. Então pesquise e estude o currículo deles, veja se possuem qualificação especifica para ministrar aulas à distância – essa qualificação é essencial para que os conteúdos possam chegar até você de forma eficaz, facilitando seu aprendizado. Leve em conta  que com bons professores sua formação será excelente.

Conheça a grade curricular do curso escolhido

Estudar com antecedência a relação de disciplinas dos cursos é indispensável para descobrir quais serão os conteúdos oferecidos, os professores responsáveis por ministrá-los e, também, a carga horária das aulas ao longo do semestre.

Por meio dessa pesquisa, você também poderá saber mais sobre a necessidade de realizar estágios obrigatórios, além de outras informações que o ajudarão a avaliar se o conteúdo do curso oferece as competências mais buscadas pelas empresas e valorizadas pelo mercado de trabalho atual.

Escolha uma faculdade que esteja pronta pra atender você a qualquer momento

Veja se a instituição possui polos EaD distribuídos pela região, caso aconteça algum problema em seu computador e internet. E principalmente se precisar de algum apoio ou orientação em relação a matérias e trabalhos, que haja essa disponibilidade.

Já escolheu o curso e em qual instituição estudar? Veja como que é o mercado de trabalho!

Pesquise sobre a reputação da instituição, a colocação de ex-alunos no mercado de trabalho e a empregabilidade da área.

Uma graduação reconhecida pelo Ministério da Educação também pode fazer toda a diferença, destacando o candidato e aumentando suas chances de conquistar aquela tão sonhada vaga.

Procure saber se a faculdade possui um próprio sistema de encaminhamento e indicação para estágios e empregos, tanto no decorrer da formação, quanto depois.

Você sabia que…

A Universidade Ibirapuera envia vagas de estágio aos coordenadores e alunos, inclusive divulga nas redes sociais?

E pense que estar em uma faculdade com grande reconhecimento é ter destaque na hora de encarar o mercado de trabalho.

APÓS LER TODAS ESSAS DICAS, JÁ SABE QUAL O MELHOR CURSO PRA VOCÊ?

Se a resposta for sim, entre em nosso site ibirapuera.br/ead e conheça os nossos cursos da modalidade EaD!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook