Curta-metragem, oficinas pedagógicas e relatos de experiência na Semana de Educação 2019

Autor(a):

A Semana de Educação 2019, evento organizado pelos cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação, tem por objetivo apresentar o quanto o Brincar está relacionado com o aprender, como caminham juntos, mostrando claramente que as escolas podem e devem ser espaços potentes nessa relação.

Confira a programação completa:

Programação da Semana de Educação 2019

Confira a Festa Junina 2019:

Bastidores, sorteios, danças e muita comida na Festa Junina 2019

27 de maio (segunda-feira)

Nos dois primeiros dias de evento, os docentes fizeram uma reflexão sobre o Brincar: significado, principais termos utilizados para conceituá-lo, a importância do lúdico no universo infantil e o benefício no processo de ensino-aprendizagem.

MANHà

Além de um Café Coletivo, os alunos do período diurno assistiram ao curta-metragem “O Fim do Recreio”, dirigido por Nélio Spréa e Vinicius Mazzon, e também participaram de uma roda de conversa com a convidada Simone Fourniol, do Sesc Belenzinho “Espaço Brincar.

NOITE: 

Os alunos do período noturno também assistiram ao curta-metragem, mas a roda de conversa foi ministrada por Elizabete Godoy, profissional que abordou o tema “Brincar na abordagem Educacional de Emmi Pikler”.

 

28 de maio (terça-feira)

Os alunos do período noturno e diurno participaram de oficinas pedagógicas para o Brincar. Os docentes mostraram a importância do lúdico na infância, quais brincadeiras são apropriadas para cada faixa etária e seu desenvolvimento nos aspectos, afetivo, físico, intelectual e social, pois através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas desenvolve expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, e constrói seu próprio conhecimento.

MANHÃ

Em sala de aula, o Prof. Educardo Razuk aplicou uma oficina intitulada “Laboratório de Teatro” e o Prof. Rodrigo Barchi falou sobre “GeoBrinca”.

NOITE

Os alunos do período noturno fizeram a festa nos corredores do segundo andar. Eles pularam corda, brincaram de amarelinha e batata-quente.

 

29 de maio (quarta-feira)

Na entrada do anfiteatro, os alunos tiveram a chance de ver uma exposição muito legal. As crianças da Escola Balou Berçário e Educação Infantil e Escola Estadual José Duarte Júnior fizeram desenhos super coloridos com a temática do Brincar.

 

Além da presença do Prof. Victor Grampa, coordenador do curso de Direito da Universidade Ibirapuera, que ministrou uma palestra intitulada “ECA Direito ao Brincar”, os relatos de experiência ficaram por conta de alunos da Educação Física e ex-alunas de Psicologia e Pedagogia.

 

30 de maio (quinta-feira)

As docentes do Mestrado em Educação, Profª. Dra. Patrícia M. F. Coelho e Profª. Dra. Paula Fontana Fonseca, com mediação realizada pela Profª Dra. Katia Cristina S. Forli Bautheney, conversam com os alunos no penúltimo dia.

#insta
#facebook
Copyright © Todos os Direitos Reservados - Universidade Ibirapuera