Programação da Semana de Educação 2019

Autor(a):

A Semana de Educação 2019, evento promovido pelos cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação da Universidade Ibirapuera, busca promover reflexões e agregar conhecimentos e práticas pedagógicas, tanto para o docente quanto para o aluno. Neste ano acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de maio.

PEDAGOGIA

27 DE MAIO (segunda-feira)

Manhã

08h00 – Café Coletivo

Abertura com o curta-metragem “O FIM DO RECREIO”

Roda de conversa: Convidada: Simone Fourniol/ Sesc Belenzinho “Espaço Brincar

Noite

19h30 – Coffee Break

Abertura com o curta-metragem O FIM DO RECREIO”

Roda de conversa: Elisabete Godoy- “Brincar na abordagem Educacional de Emmi Pikler”

 

28 DE MAIO (terça-feira)

Oficinas pedagógicas para Brincar

Manhã (sala de aula)

1ª Oficina Profº Rodrigo –  GeoBrinca

2ª Oficina Profª Mônica Miranda –  Brincando do Stop e o desenvolvimento cognitivo

3ª Oficina Profº Eduardo Razuk – Laboratório de teatro

Noite (sala de dança)

Oficinas pedagógicas para Brincar

 1ª Oficina Profª Claudia Terra – Brincadeiras de ruas

2ª Oficina Profª Elisangela Sartin – Brincadeiras com sucatas

3ª Oficina Profº Eduardo Razuk – Laboratório de teatro/brincadeiras

Objetivos:

As oficinas pedagógicas para o Brincar serão propostas pelos professores com o objetivo de mostrar a importância do lúdico na infância, quais brincadeiras são apropriadas para cada faixa etária e seu desenvolvimento nos aspectos, afetivo, físico, intelectual e social, pois através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas desenvolve expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, e constrói seu próprio conhecimento.

PEDAGOGIA E MESTRADO EM EDUCAÇÃO 

29 DE MAIO (quarta-feira)

19h30 – Atividade de Abertura

Convidado: Prof. Victor Grampa

Doutorando e mestre em Direito Político e Econômico (2016), graduado em Direito e Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) (2013 e 2017). Especialista em Educação em Direitos Humanos pela UNIFESP (2016) e em Formação de Professores com ênfase no Ensino Superior pelo IFSP (2016). Coordenador do curso de Direito da Universidade Ibirapuera.

Tema: ECA Direito ao Brincar

20h30 às 22h00 – Relatos de experiência: Um olhar sobre as contribuições do brincar nas diferentes áreas do conhecimento.

30 DE MAIO (quinta-feira)

19h30 – Abertura

20h00 às 22h00 – Mesa Redonda com a temática do Brincar

Convidada: Profª. Dra. Patrícia M. F. Coelho

Mediadora: Profª Dra. Katia Cristina S. Forli Bautheney

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Professora Permanente do Programa de Mestrado em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera (UNIB)

patriciafariascoelho@gmail.com

Titulo da apresentação : Game Angry birds space e suas características lúdicas

Resumo: Nesta pesquisa interessa-nos compreender como os jogos digitais estão se tornando ferramentas didático-pedagógicas freqüentes no ambiente educacional. Nossa proposta de pesquisa é compreender como (i) o que é e como ocorreu a evolução da Cibercultura e (ii) verificar os aspectos lúdicos encontrados no jogo da NASA que auxiliam na aprendizagem do aluno, bem como no seu desenvolvimento cognitivo. Para explorar esta proposta, nossa metodologia será descritiva com caráter exploratório e qualitativo de um estudo de caso (GIL, 2003), baseado em um estudo de caso do jogo Angry Bird criado para a NASA. Nosso arcabouço teórico fundamenta-se nas pesquisas de cibercultura fundamentados em Lévy, (2009), Santaella, (2008) e Castells, (2013). Os resultados alcançados com a nossa análise do jogo selecionado, podemos distinguir como os aspectos lúdicos conduzem os processos de ensino e aprendizagem nos jogos da NASA.

 

Convidada: Profª. Dra. Paula Fontana Fonseca

Mediadora: Profª Dra. Katia Cristina S. Forli Bautheney

Psicanalista; Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP; Psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP; docente do programa de pós-graduação em Educação da UNIB.

 Título da apresentação: O brinquedo e o brincar nos tempos que correm

Tomando o tema  “O brinquedo hoje” como um convite à reflexão, pretendo realizar uma análise crítica da ideia de atualidade e problematizá-la como uma forma de redução do tempo na contemporaneidade. Na sequência, abordarei o binômio brinquedo/brincar de modo a indicar que o brinquedo  aponta para uma dimensão sociológica da infância enquanto o brincar permite um deslocamento em direção à expressão subjetiva da criança que brinca. Nesse contexto, propomos pensar que o autismo revelaria a  função mecânica do brinquedo e sua prevalência sobre o brincar.

FESTA JUNINA 2019 

31 DE MAIO (sexta-feira)

Horário: das 18h00 às 22h00

Local: Universidade Ibirapuera

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 – Serão oferecidos até 20 horas de atividades de acordo com a participação do aluno.

– Serão oferecidos até 10 horas de atividades para alimentação típica e decoração – turmas iniciantes 1º semestres/manhã e noite   e 6º semestre/noite.

Saiba mais: Festa Junina 2019 

 

#insta
#facebook