#ForaCOVID-19: dicas para deixar a sua casa segura!

Autor(a):

Na tarde de ontem, 19 de março, o Ministério da Saúde informou 621 casos oficias de infecção por coronavírus no Brasil. Em São Paulo, quatro mortes já foram confirmadas. A divulgação desses números é preocupante, porque percebemos que o nosso estado está sofrendo uma rápida evolução do COVID-19.

Desde a semana passada, as autoridades do Estado de São Paulo estão orientando a população sobre diversas questões. Uma delas envolve permanecer em casa para diminuir a proliferação do COVID-19, que é transmitido pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas.

Assim, com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, reunimos algumas condutas que você deve seguir ao entrar e sair de casa e, claro, deixar o seu lar mais seguro.

Lembre-se: a PREVENÇÃO é a melhor forma de PROTEÇÃO! 

Ao entrar em casa:

1 – Não toque em nada antes de fazer a higienização. Uma excelente opção é deixar o álcool em gel na entrada, em algum lugar disponível perto da porta, para você enxergar primeiro e fazer a limpeza das mãos. Alguns condomínios já estão adotando essa tática, deixando o álcool em gel do lado de fora dos elevadores para o uso dos moradores.

2 – Não leve a sujeira da rua para os cômodos da sua casa. Se possível, tire os sapatos na entrada, logo após fazer a higienização das mãos.

3 – Tente manter na entrada de casa uma caixa para ser o “depósito de objetos” que estiveram com você na rua. Mochila, chaves, carteira… deixe tudo lá.

4 – Ir direto para a cozinha fazer a comida com a roupa suja não é a melhor das decisões. Então, deixe tudo em um saco plástico ou no cesto de roupas e, claro, lave o mais rápido possível.

5 – Tome banho antes de mais nada. Além de relaxar os músculos do corpo, a água e o sabonete eliminam os microrganismos da pele e auxiliam na defesa contra qualquer outro “morador” incomodo.

Ao sair de casa:

1 –  Você sabia que tudo dentro de um ônibus favorece a proliferação do COVID-19? Então, a nossa primeira e principal recomendação ao sair de casa é evitar ao máximo utilizar o transporte público.

2 – Leve lenços descartáveis para tocar em todas as superfícies possíveis. Descarte-os em seguida no lixo.

3 – O álcool em gel precisa estar em sua bolsa a todo momento. Além do lenço, use-o em seguida para proteger ainda mais.

4 – O calor humano pode ser dispensado no período que estamos vivendo. Assim, seja cordial, mas mantenha distância das pessoas.

5 – Utilize a máscara apenas se estiver tossindo ou gripado.

Deixando a casa protegida…

1 – Agora é a hora de fazer aquela faxina dos sonhos, e o cuidado é redobrado se o bichinho de estimação solta pelos. Varre a casa, tire o pó de todos os móveis e passe um pano com desinfetante em cada superfície visível.

2 – O ambiente precisa estar bem ventilado. Deixe as janelas e as portas dos cômodos abertas e, em caso de sacada, também deixe que o vento circule. Evite o ar condicionado, ok?

3 – Planejar encontros com amigos ou vizinhos dentro de casa não é a melhor das ideias. Fazer isso é criar a sua própria aglomeração, ou seja, evite ao máximo correr esse risco. As reuniões podem ser realizadas quando a pandemia estiver eliminada!

4 – Você mora com mais pessoas e tem o costume de compartilhar alguns itens (talheres, louças…)? O certo é evitar essa forma de compartilhamento, já que pessoas contaminadas podem espalhar o vírus. A nossa dica é que cada membro da família utilize os seus próprios objetos.

5 – Aproveite o tempo para arrumar a casa. Sabe aquela mudança na disposição dos móveis ou um reparo na cozinha que você está adiando? Chega de desculpas!

Esperamos que o nosso conteúdo de hoje seja eficaz para você. Ao longo das próximas semanas, fique ligado (a) no blog da Universidade Ibirapuera para ler mais dicas envolvendo a prevenção do COVID-19.

#insta
#facebook