Centro de Pesquisa Clínica em Odontopediatria – CEPECO

Centro de Pesquisa Clínica em Odontopediatria – CEPECO

Líder(es) do grupo:

Anna Carolina Volpi Mello de Moura

Tamara Kerber Tedesco

Área predominante:

Ciências da Saúde; Odontologia

Objetivo:

O CEPECO é um Centro de Pesquisa Clínica destinado a desenvolver atendimento e pesquisas na área Odontopediatria. As linhas de pesquisa propostas demandam a realização de estudos clínicos para aumento do nível de evidência cientifica. As repercussões desse grupo de trabalho irá trazer benefícios em vários sentidos: – Os alunos de graduação, com ou sem Iniciação Científica, poderão ter contato com atendimento de casos clínicos mais complexos além de serem estimulados a fazer pesquisa e a atividade docente no futuro. – Os alunos de graduação terão contato com os de pós-graduação para desenvolverem trabalhos de atendimento e pesquisa em conjunto. – Os alunos de pós-graduação poderão desenvolver pesquisas referentes ao seus trabalhos de conclusão. – Crianças das comunidades próximas receberão atendimento Odontológico.

Linhas de Pesquisa:

Atendimento de crianças com lesão de cárie em dentes decíduos e permanentes jovens com vitalidade pulpar: Realizar estudos clínicos com diferentes materiais e técnicas no tratamento pulpar conservador em dentes decíduos e permanentes jovens. Nos tratamento serão realizados capeamento pulpar direto, capeamento pulpar indireto e pulpotomia. O foco principal e o projeto inicial será com diferentes materiais e técnicas disponíveis para realização do capeamento pulpar indireto e a influencia de diferentes tipos de materiais (hidróxido de cálcio e cimento de ionômero de vidro) e do selamento coronário).

Atendimento de pacientes com dentes decíduos e permanentes jovens com necessidade endodôntica: O objetivo dessa linha de pesquisa será desenvolver estudos clínicos relacionados a diferentes técnicas realizadas na Endodontia em dentes decíduos e permanentes jovens para que se possa produzir evidências científicas sobre qual ou quais seriam os melhores tipos de tratamento.

Atendimento de pacientes com traumatismo dental em dentes decíduos e permanentes jovens: Desenvolver pesquisas clínicas na área de traumatismo dental em dentes decíduos e permanentes jovens para produzir protocolos clínicos baseados em evidência científica. Existem diferentes tipos de lesões traumáticas aos dentes e ao tecido de suporte. Estabelecer protocolos clínicos com nível melhor de evidência científica será o objetivo principal. Para os dentes decíduos também serão avaliadas as sequelas que o traumatismo, tanto para os dentes com trauma como para os sucessores permanentes.

Grupo de Atenção especial ao Atendimento de Pacientes na Odontologia – GAEPO: O objetivo será avaliar as condições clínicas bucais e produzir protocolos de atendimento clínico Odontológico para crianças normorreativas e com necessidades especiais.

Métodos de investigação Clínico e Laboratorial voltados para a Clínica Odontológica: São fundamentadas nos objetivos de promover o atendimento clínico e as abordagens terapêuticas baseados em evidências científicas e a inovação no desenvolvimento de novas tecnologias e materiais. Espera-se que o conhecimento gerado seja devolvido a sociedade através de abordagem pedagógica atualizada dos discentes formados, assim como também através de patentes e publicações da produção científica gerada em revistas de ampla divulgação e fator de impacto.

Contato:

E-mail: acvmello@usp.br

Link:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2908299021278728