Gestão Financeira

Gestão Financeira

Líder do grupo:

Maria Laura Ferranty Mac Lennan

Área predominante:

Ciências Sociais Aplicadas; Administração

Objetivo:

Linhas de Pesquisa:

Grupo de Pesquisa em Ecoinovação: Analisar o desenvolvimento de ecoinovação no contexto das empresas brasileiras, considerando o nível setorial e o nível organizacional. De modo geral, o termo ecoinovação compreende o desenvolvimento de inovação que resulta em impactos sociais e ambientais positivos.

Grupo de Pesquisa sobre relatórios de GRI na moda: Analisar as iniciativas de inovação e sustentabilidade no setor da moda por meio da análise de relatórios de GRI (Global Reporting Initiative). Análise comparativa com os GRIs de outros países.

NEEDS – Núcleo de Estudos Estratégicos em Desenvolvimento Sustentável: Desenvolvimento de eixos e indicadores que permitam mensurar o Desenvolvimento Sustentável (nas dimensões econômica, social e ambiental) de uma organização ou de uma sociedade, projetar e simular cenários futuros, os quais podem contribuir para uma tomada de decisão estratégica.

Núcleo de Pesquisa sobre Inovação e Desenvolvimento do Agronegócio: Analisar as iniciativas de inovação e sustentabilidade no agronegócio do Estado de São Paulo por meio da análise dos dados do LUPA que pertence ao Instituto de Economia Agrícola. Análise de produção de pesquisa e produtividade.

Grupo de Pesquisa sobre Relato Integrado:
Analisar o conteúdo dos Relatos Integrados de empresas atuantes no Brasil; o Relato Integrado é um documento conciso sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas de uma organização, no contexto de seu ambiente externo, levam à geração de valor em curto, médio e longo prazo.

Núcleo de Pesquisa sobre governança e os controles organizacionais: Compreender como as estruturas de governança das organizações influenciam como elas controlam seus desempenhos.

GECIDE – Grupo de Estudos em Conhecimento, Inovação e Desenvolvimento Empresarial: Analisar a influência das capacidades dinâmicas, gestão do conhecimento e inovação no resultado do desempenho operacional e financeiro na cadeia (produção, distribuição e revenda) das organizações do segmento de combustíveis.

Grupo de Pesquisa sobre Finanças Internacionais e Desenvolvimento: Com a integração econômica das economias, sejam elas emergentes ou desenvolvidas, vivenciada durante as últimas décadas, o estudo dos fluxos de capital assume um papel central no desenvolvimento econômico dos países. Neste sentido, é importante o estudo e a análise dos determinantes de tais fluxos sobre as economias, desde o montante recebido de Investimento Estrangeiro Direto até a análise dos fluxos de capital em investimentos financeiros e como tais movimentos de capital contribuem para o desenvolvimento econômico.

Grupo de Pesquisa em Finanças Estratégicas: Desenvolver estudos sobre precificação de ativos, avaliação de investimentos, estrutura de capital, assimetria de informação e cointegração, de maneira a gerar achados com importantes implicações teóricas e práticas, além do desenvolvimento de produtos tecnológicos que propiciem a ampliação da compreensão e da funcionalidade no campo de estudo das finanças.

Governança Corporativa e Responsabilidade Socioambiental das Organizações: Compreender como as estruturas de governança das organizações influenciam como elas controlam seus desempenhos.

Mercado de Capitais: Desenvolver estudos sobre precificação de ativos, avaliação de investimentos, estrutura de capital, assimetria de informação e cointegração, de maneira a gerar achados com importantes implicações teóricas e práticas, além do desenvolvimento de produtos tecnológicos que propiciem a ampliação da compreensão e da funcionalidade no campo de estudo das finanças.

Contato:

E-mail: maria.maclennan@ibirapuera.edu.br

Link:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1493364255351069