Grupo de Pesquisa em Psicossomática

Grupo de Pesquisa em Psicossomática

Líder(es) do grupo:

Maria Fernanda Costa Waeny

Ricardo Borges Machado

Área predominante:

Ciências Humanas; Psicologia

Objetivo:

A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que integra diversas áreas da medicina e da psicologia a fim de estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem estar das pessoas. Este grupo possui duas linhas principais: Estresse ocupacional-efeitos na saúde física e mental e, a linha Psicossomática e Desenvolvimento. Nessas linhas, serão abordados tanto os aspectos biológicos quanto psicológicos da psicossomática, utilizando-se de modelos animais e estudos em humanos. Serão conduzidos estudos epidemiológicos onde se avaliará os efeitos físicos e psicológicos do estresse, qualidade de vida, predisposição às doenças e comprometimento cognitivo. Ainda, será escopo do grupo a busca de estratégias de intervenção e práticas interdisciplinares para amenizar os efeitos deletérios do estresse e do desenvolvimento, assim como, promoção da saúde, prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida.

Linhas de Pesquisa:

Estresse Ocupacional: efeitos na saúde física e mental: As pessoas dedicam-se ao trabalho e sua integridade física/psíquica está exposta ao estresse. Os fatores estressores podem trazer prejuízos na qualidade de vida e resulta em vulnerabilidade a doenças, prejuízos cognitivos, problemas comportamentais e de cognição. Serão avaliados os efeitos do estresse ocupacional tanto do ponto de vista biológico quanto psicológico. Ainda, serão estudadas estratégias interdisciplinares a fim de se amenizar os efeitos do estresse e promoção de qualidade de vida.

Psicossomática e desenvolvimento: Estudar os processos psicossomáticos do desenvolvimento humano (alterações pré-natais, peri-natais e pósnatais) e do ciclo vital (infância, adolescência, idade adulta e senescência), a partir dos diversos métodos e instrumentos de pesquisa e levando em consideração as especificidades e/ou variáveis de cada fase do desenvolvimento humano e do ciclo vital; serão também estudadas estratégias de prevenção e de promoção de saúde, com vistas a um Desenvolvimento saudável.

Contato:

jecilene.frutuoso@ibirapuera.edu.br

Link:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8431481319358136