Odontologia regenerativa e Biomateriais

Odontologia regenerativa e Biomateriais

Maria Stella Nunes Araujo Moreira

Flávia Gonçalves

Área predominante:

Ciências da Saúde; Odontologia

Objetivo:

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar a interação entre os diferentes materiais dentários e os tecidos biológicos, além das propriedades físicas e químicas destes materiais, bem como seu desempenho clínico.

Linhas de Pesquisa:

Engenharia Tecidual Aplicada a Odontologia: Investigação de diferentes materiais para scaffolds e uso de células-tronco para regeneração da polpa dentário: Trauma ou lesão de cárie em dentes permanentes jovens podem causar dano ao tecido pulpar com consequente necrose e interrupção da formação radicular. Terapia celular viabilizando a formação de novo tecido pulpar nestes dentes permitiria a continuação da formação da raiz, finalizando o processo. O objetivo deste projeto é investigar terapias regenerativas do tecido pulpar baseadas no uso de células tronco adultas, além de desenvolver novos materiais que poderiam ser empregados na confecção de sca.

Efeito de hidrogéis a base de ácido hialurônico e gelatina na engenharia de tecidos:

Análise da regeneração tecidual de polpa dentária utilizando fototerapia laser em baixa intensidade e fatores de crescimento: O objetivo deste projeto é avaliar a influência da FTLBI, fatores de crescimento e scaffold na formação de tecido pulpar por células-tronco adultas endógenas (homing). Mais especificamente pretendemos estudar in vivo as características morfológicas e imunoistoquímicas do tecido formado no interior de canais radiculares de ratos em resposta a indução de sangramento e formação de coágulo ou contendo em scaffolds biodegradáveis injetados no interior dessas raízes.

Análise in vitro de gel polimérico indicado como arcabouço para engenharia tecidual em células tronco da polpa dentária e fibroblasto: A regeneração de estruturas separadas do elemento dental, especialmente o complexo dentino-pulpar, parece ser uma meta previsível e frutificadora. Este estudo tem como objetivo avaliar o gel polimérico no comportamento de células mesenquimais indiferenciadas da polpa. A viabilidade e crescimento celular será analisado por teste de redução de MTT utilizando fibroblasto de ligamento periodontal humanos e células tronco de polpa dentária humana.

Análise in vivo de gel polimêrico indicado como arcabouço em regeneração tecidual em molares de rato: O objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento tecidual de gel polimérico indicado como arcabouço para liberação controlada de proteínas necessárias para o desenvolvimento do tecido pulpar (PDGF e VEGF), bem como a possibilidade de uso de uma matriz com a finalidade de servir de arcabouço na engenharia do tecido de forma injetável. O tecido formado no interior de canais radiculares de molares de ratos será analisado histológicamente em secções coradas com HE.

Biomateriais naturais, poliméricos, cerâmicos e metálicos para a regeneração dos tecidos ósseos, periodontais e nervosos: O projeto busca estudar, por técnicas in vitro, in vivo e por meio de ensaios computadorizados, novos biomateriais naturais, poliméricos, cerâmicos e metálicos para a regeneração dos tecidos ósseos, periodontais e nervosos. Os biomateriais representam fonte de reparação tecidual. O seu estudo e compreensão de suas propriedades são fundamentais para o desenvolvimento de novas formas, tecnologias e aplicações para viabilizar uma melhor interação com o tecido hospedeiro.

Estudo de Biocompatibilidade de diferentes tipos de biomateriais de interesse à odontologia: Estudo de biomateriais com ênfase em implantes odontológicos, regeneração de tecido ósseo e nervoso, desenvolvimento e estudo do compostos de fosfato de cálcio, ligas de titânio analisados por estudos in vitro e in vivo por meio de testes laboratoriais, microscopia de luz, eletrônica de varredurda e eletrônica de transmissão e baseado em evidências clínicas.

Fotobiomodulação em células e tecidos: Recentes estudos clínicos sinalizam futuras possibilidades de aplicação desta tecnologia para a modulação de várias funções biológicas de células e tecidos. O projeto busca avaliar os efeitos da fotobiomodulação em células e tecidos, bem como na modulação dos processos inflamatórios e infecciosos utilizando técnicas de cultivo celular e modelos experimentais animais.

Laser de alta e baixa potência aplicado na Odontologia: Este projeto busca estudar novas tecnologias utilizando lasers de alta e baixa potência em diversas especialidades odontológicas. Novas aplicações na prevenção e terapêutica das doenças utilizando os lasers são testadas e desenvolvidas

Materiais Odontológicos: desenvolvimento, desempenho físico-químico e implicações à saúde: O projeto visa através da compreensão da composição e do desempenho dos materiais odontológicos, desenvolver novos materiais que impliquem em melhor desempenho mecânico e biológico para aplicação na cavidade bucal. Serão avaliados tanto produtos disponíveis no mercado quanto novas formulações, no que se referem a propriedades mecânicas, químicas e biológicas no intuito de destacar e/ou sintetizar materiais e técnicas que propiciem maior promoção de saúde bucal e geral.

Contato:

E-mail: marcelo.yoshimoto@gmail.com

Link:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6219231572268989