Instagram e Marketing

No sábado (16), aconteceu o Curso de Extensão intitulado “Instagram como ferramenta estratégica de Marketing”, sob supervisão da Prof.ª Camila Ottati Pellegrini, que auxilou os futuros profissionais a usar a rede social para alavancar negócios e melhorar a visibilidade da empresa. Os inscritos aprenderam estratégias de branding, como potencializar as vendas e o relacionamento com o público.

Em 2010, Kevin Systrom e Mike Krieger criaram o Instagram, uma rede social para compartilhamento de fotos com filtros. No Brasil, na mesma época, estávamos caminhando numa corda bamba com o Orkut (desativado quatro anos depois, em setembro de 2014), e o Facebook ainda não era o grande império que conhecemos hoje em dia.

Em 2019, o cenário é totalmente diferente. Não fazer parte das três principais formas de interação na Internet (Instagram, Facebook e Twitter) é estar invisível para amigos, familiares e empresas. Na verdade, viver no século XXI sem pertencer a nenhuma rede social é quase uma autossabotagem.  Por exemplo, quantas vezes preferimos ficar sabendo o que acontece no mundo pelos “Trending Topics” do Twitter do que em um portal de notícias? Infelizmente, são essas as conclusões que podemos fazer sobre o tema.

Mas é claro que existe um lado positivo em todo esse universo: o Marketing. Muitas empresas se beneficiam das ferramentas de cada rede social para interagir com seus consumidores e promover sua própria marca. Essas ferramentas, como o Instagram Stories, são excelentes para suprir aquela falta de um contato mais direto e eficiente que existia. Por exemplo, se a sua página tiver um número razoavelmente grande de seguidores, é possível fazer Stories e colocar um link que você queira que seja acessado. Visível durante 24 horas, o próprio Instagram informa a quantidade de visualizações e quantas pessoas foram redirecionadas.

Além dos Stories, podemos citar outra vantagem de trabalhar com o Instagram (o foco do Curso de Extensão de Marketing): o recurso “Carrossel” criado para publicar dez fotos em um mesmo post. Para uma loja de calçados, por exemplo, essa vantagem pode ser inserida em uma estratégia digital, simplesmente pela possibilidade de colocar dez calçados diferentes, mas com o mesmo preço, numa publicação rápida e certeira.

Com a possibilidade também de criar um perfil comercial, diferente do pessoal, que exibe informações que podem ajudar a alcançar metas, o Instagram é uma arma benéfica para as empesas e um grande auxilio para as equipes de Marketing. Esperamos que os inscritos no Curso de Extensão “Instagram como ferramenta estratégica de Marketing” tenham aproveitado as dicas.

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