[ONLINE] Não perca o I Curso de Inverno FarmaBio da Universidade Ibirapuera

Autor(a):

Não deixe de participar do I Curso de Inverno FarmaBio, evento online e gratuito organizado pelos cursos de Farmácia e Biomedicina da Universidade Ibirapuera, com temas relacionados às áreas e discutidos por especialistas convidados.

Realizado nos dias 13 e 14 de julho, das 19h00 às 22h00, via Google Meet, o curso é voltado ao público interno e externo.

ATENÇÃO!

  • INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
  • Para emissão do certificado é necessário a participação total no curso;
  • Informações e dúvidas: cursodeinvernounib@gmail.com;
  • As inscrições NÃO são realizadas por e-mail.

________________________________________________________________________________________________________________

Conteúdo Programático do I Curso de Inverno FarmaBio 

13 de julho 

Horário da apresentação: 19h00 às 19h30

Tema: Inovação na Saúde e Empreendedorismo na Ciência: como tirar a ideia da bancada e levar seu produto até o mercado?

Palestrante: Profa. Dra. Jackeline Beltran – Universidade Ibirapuera (Lattes)

Co-Founder e CSO da startup Medical Peptide, Fundadora da Plataforma Medical Help,Docente na Universidade Ibirapuera, Docente de Pós- Graduação no Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo, Research Trainee na Università di Roma ” Tor Vergata ” e INMI “Lazzaro Spallanzani”, Doutora em Fisiopatologia e Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (USP), Mestre em Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (USP), Graduada em Ciências Biológicas, Extensão universitária em Conceitos e Aplicações Atuais da Biologia Celular e Molecular , Nível técnico em Bioadiagnóstico e Patologia Clínica. Possui experiência nas área de Hematologia, Onco-Hematologia,Desnutrição, Imunologia, Fisiopatologia, Biologia Celular e Molecular,Farmacologia e Biotecnologia, vasto conhecimento na regulação e sinalização de célula-tronco hemopoética, apoptose , transglutaminase 2 e autofagia, experiência em desenvolvimento de camundongos Knockouts, Rna de interferência, terapia gênica e celular,citometria de fluxo , técnicas de Biologia Molecular e empreendedorismo na ciência e gestão de projetos científicos.Premiada pela Coca-Cola “Prêmio Pemberton” e Prêmio Jovem Cientista Prof. Dr. Mario Mariano pela Universidade de São Paulo.

Horário da apresentação: 19h30 às 20h00

Tema: A tecnologia Cell-Free e como ela está revolucionando a biologia sintética

Palestrante: Dra.Mona Oliveira, fundadora e CSO da Biolinker (Lattes)

Atualmente é fundadora da startup BIOLINKER e pesquisadora principal do projeto de inovação em pequenas empresas (PIPE-FAPESP) no desenvolvimento de sistema de purificação eficiente de proteínas em sintese livre de células (Cell-free). Doutora dupla pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Bioquímica) da Universidade São Paulo (USP) e Programa de Nanociência e Nanotecnologias do International postgraduate School Institute Jozef Stefan (Ljubljana-Eslovênia) no projeto de “avaliação do papel das bradicininas em co-cultura de células tronco mesenquímais e tumores gliais” sobre a orientação do Prof. Henning Ulrich e Prof. Tamara Lah.

Horário da apresentação: 20h10 às 20h40

Tema: Microbiota intestinal saudável x Manutenção do peso na quarentena

Palestrante: Profa. Dra. Patrícia Regina Neves – Universidade Ibirapuera (Lattes)

Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas – Biologia pela UNISA (2000); Aprimoramento Profissional – FUNDAP em Biotecnologia pelo Instituto Butantan (2002); Mestrado em Ciências (Biologia Celular – Morfologia – Histologia) pela UNIFESP/EPM (2003) e Doutorado em Ciências (Farmácia – Análises Clínicas) pela FCF/USP (2010). Pós-doutorado em Ciências (Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas II – 2014). Pós-doutorado em Ciências (Programa de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP – 2016). Possui experiência na área de Microbiologia, atuando principalmente em Microbiologia Clínica, Bacteriófagos, Modelos Alternativos de Infecção (Galleria mellonella), Gram negativos, Multirresistência, Metalo-beta-lactamases, Bombas de Efluxo, Porina OprD. Atualmente é professora dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Enfermagem da Universidade Ibirapuera, com participação do Núcleo de Docentes Estruturantes – NDE e membro suplente do comitê de ética no uso de animais – CEUA da Universidade Ibirapuera. 

________________________________________________________________________________________________________________

INTERVALO: 20h50 às 21h10

________________________________________________________________________________________________________________

Horário da apresentação: 21h10 às 21h40

Tema: Fisiologia do Sorriso

Palestrante: Profa. Dra. Maria Letícia Baptista Salvadori – Universidade Ibirapuera (Lattes)

Possui graduação em Medicina Veterinária. Doutora pelo Departamento de Cirurgia, setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), Laboratório de Técnicas Imunológicas Aplicadas à Morfofisiologia (LTIAM) (2015). Conhecimento teórico e prático em Citometria de Fluxo. Tem experiência na área de Imunologia, Biologia Celular e Farmacologia, com ênfase em Imunologia de Tumores. Professora Titular da disciplina de Fisiologia da Faculdade de Biomedicina na Universidade Ibirapuera. Professora Titular da disciplina de Fisiologia da Faculdade Anclivepa, no curso de Medicina Veterinária. Responsável Técnica pelo Biotério da Universidade Ibirapuera.

________________________________________________________________________________________________________________

DÚVIDAS/ENCERRAMENTO: 21h40 às 21h50

________________________________________________________________________________________________________________

Conteúdo Programático do I Curso de Inverno FarmaBio 

14 de julho 

Horário da apresentação: 19h00 às 19h30

Tema: O atual cenário da profissão farmacêutica, ameaças e oportunidades

Palestrante: Prof. Gustavo Guerra, conselheiro do Conselho Regional de Farmácia – SP 

Farmacêutico, especialista em Farmacologia Clínica e Farmácia Estética. Conselheiro do CRF-SP (2020-2023), membro do Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais CRF-SP, vice-coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Farmácia Estética. Atuo em farmácia ambulatorial, tendo experiência em farmácia hospitalar, clínica, drogaria e distribuidora de cosmético.

Horário da apresentação: 19h30 às 20h00

Tema: Pesquisa Clínica na seleção, aquisição e padronização de medicamentos

Palestrante: Prof. MSc. Raphael Fernando Boiati (Lattes)

Tem experiência na área de Bioquímica, Farmacologia & Terapêutica, Farmacoterapia & Interações Medicamentosas, Farmacognosia, Farmacobotânica, Farmácia Hospitalar e Legislação & Ética Farmacêutica, e docente da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), nos cursos técnicos da área da saúde. Como docente, desenvolveu atividades como: Supervisão de Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Farmácia, Responsabilidade e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), no Campus Villa Lobos, São Paulo, SP. No Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRFSP) atuou como Membro da Comissão de Ética por 4 anos, e por 2 anos na Comissão de Farmácias e Drogarias. Em 2015 recebeu o título de Farmacêutico Clínico pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH). Em 2017 recebeu o prêmio de 1º Melhor Resumo durante o XI Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, e 3º Melhor Resumo durante o X Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar em 2015.

Horário da apresentação: 20h10 às 20h40

Tema: Carreira na Pesquisa Clínica

Palestrante: Esp. Carolina Miranda

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Nove de Julho (2010), certificação e capacitação em Pesquisa Clínica pela INVITARE Pesquisa Clínica (2010), especialização em Medicina Farmacêutica pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Tem experiência na área de desenvolvimento, análise analítica de fármacos com ênfase em pesquisa clínica e condução de protocolos clínicos. Atualmente trabalha com com consultoria de pesquisa

________________________________________________________________________________________________________________

INTERVALO: 20h50 às 21h10

________________________________________________________________________________________________________________

Horário da apresentação: 21h10 às 21h40

Tema: Atuação profissional em biomedicina

Palestrante: Profa. Dra. Graziela Batista, coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Ibirapuera (Lattes) | Prof. Dr. Eric Diego Barioni, Delegado Regional do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região em Sorocaba (Lattes)

Doutora em Ciências pelo Programa de Análises Clínicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas -USP. Possui mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2011) , graduação em Biomedicina pela Universidade Metodista de São Paulo (2007) e curso de Prática Profissionalizante em Hematologia Experimental na Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP. Habilitada em Análises Clínicas (Patologia Clínica) pelo Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBM-1). Tem experiência na área de Histologia e Análises Clínicas, com ênfase em hematologia, microambiente hematopoético e matriz extracelular. Atualmente é docente Titular Doutor, Coordenadora do Curso de Graduação em Biomedicina na Universidade Ibirapuera (UNIB), coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UNIB) e Professor Adjunto A Substituto, Nível I da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Éric Diego Barioni é Delegado Regional do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região em Sorocaba, obteve título de especialista em Toxicologia pela Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM; 2016); é habilitado em Análises Clínicas (Patologia Clínica) e Toxicologia pelo Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBM-1) e membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade de Sorocaba (UNISO). Além disso, é Presidente da Comissão de Toxicologia e Conselheiro do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM-1). Membro da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox). Membro da Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM). Éric ainda é avaliador institucional no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Conduz o grupo de pesquisa em toxicologia: ARTox, investigando e avaliando o comportamento e o risco toxicológico. Linhas de pesquisa: tabagismo, domissanitários, combustíveis e plantas tóxicas. 

________________________________________________________________________________________________________________

DÚVIDAS/ENCERRAMENTO: 21h40 às 21h50

________________________________________________________________________________________________________________

Estamos esperando a sua participação!

________________________________________________________________________________________________________________

Serviço:

I Curso de Inverno FarmaBio (online e gratuito) no Google Meet

Datas: 13 e 14 de julho

Horário: 19h00 às 22h00

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

________________________________________________________________________________________________________________

Comissão Organizadora:

Prof. José Andrade Filho (Reitor)

Prof. Alan Almario (Diretor Acadêmico)

Profa. Dra. Ana Rosa Lins Souza (Coordenadora de Farmácia)

Profa. Dra. Graziela Batista da Silva (Coordenadora de Biomedicina)

Profa. Dra. Jackeline Beltran

________________________________________________________________________________________________________________

Conheça os nossos diferenciais e inscreva-se já:

>>>>>> Universidade Ibirapuera 

#insta
#facebook
WhatsApp chat