[ONLINE] Confira a programação da IV Jornada Acadêmica da Biomedicina e Farmácia!

Autor(a):

Não deixe de participar da IV Jornada Acadêmica da Biomedicina e Farmácia, evento online e gratuito organizado pelos cursos da Universidade Ibirapuera

Realizado nos dias 19 e 20 de outubro, das 19h às 22h, o evento conta com palestras relacionadas à área e ministradas por renomados convidados.

Inscreva-se já: https://forms.gle/wNnNv9xSZzFhpSDN6

Mais informações e/ou dúvidas: jornadabiomedfarma.unib@gmail.com

*O link para acesso será enviado por e-mail. 

Confira abaixo a programação completa:

______________________________________________________________________________________________

19 de outubro (segunda-feira)

______________________________________________________________________________________________

19h às 19h10

Abertura 

______________________________________________________________________________________________

19h10 às 19h50

Palestra: Sequenciamento em tempo real de vírus de importância pública.

Resumo da palestra: Os vírus emergentes e reemergentes sempre foram uma preocupação global para a saúde humana, especialmente em regiões tropicais e subtropicais. O Brasil é um grande país tropical que fornece condições ideais para a existência de muitos vírus que são mantidos em uma ampla variedade de ciclos zoonóticos. Nos últimos anos, o Brasil foi afetado por uma onda de epidemias severas, vírus sobrepostos, mais notavelmente causados pelo vírus Zika (ZIKV), Chikungunya (CHIKV), Dengue (DENV) e febre amarela (YFV), e recentemente SARS-CoV-2, que resultaram em considerável morbidade, mortalidade e grandes problemas de saúde pública.No entanto, a nossa compreensão destes surtos é dificultada pelo desafio do diagnóstico molecular e diagnóstico clínico, que por si só, se sobrepõem àquelas causadas pela co-circulação dos vírus e algumas bacterias, resultando em uma disponibilidade limitada de dados de vigilância epidemiológica. Ferramentas de sequenciamento são uma solução para esses problemas. Essa abordagem pode, por sua vez, ser usada para detectar e monitorar a diversidade de arbovírus, identificar linhagens emergentes e controlar o potencial de introdução de novos vírus, sendo capaz de se preparar ou até mesmo prevenir novos surtos, quando detectados rapidamente. Nosso grupo foi pioneiro de uma nova abordagem para a vigilância de arbovirus usando um sequenciador portátil, uma tecnologia baseada em nanopores, que possibilitou o sequenciamento de genomas completos do vírus Zika em tempo real em 2016 – chamada epidemiologia genômica. Desde então, focamos no desenvolvimento e aprimoramento novas metodologias utilizadas para a vigilância completa de vírus de importância pública, melhoria no fluxo de trabalho, para a adoção desta tecnologia por pesquisadores, laboratórios de diagnóstico e laboratórios de vigilância pública, resultando em uma maior precisão na vigilância de vírus com potencial de introdução e disseminação no Brasil e em outros países.

Palestrante: Dr.ª Ingra Morales Claro (Lattes)

Perfil da palestrante: Biomédica e Doutoranda da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, orientada pela professora Ester Sabino. Desenvolve protocolos de sequenciamento de vírus de importância pública para o Brasil e coordenou no Instituto de Medicina Tropical os sequenciamentos e análises realizados para o estudo.

______________________________________________________________________________________________

19h50 às 20h50

Palestra: Biofabricação: Produzindo tecidos e órgãos humanos em laboratório

Resumo da palestra: Será possível um dia zerar a fila de espera de transplante de órgãos? Nesta palestra vamos discutir como as tecnologias mais recentes de cultivo de células tronco, engenharia tecidual e edição gênica estão contribuindo para produção tecidos e órgãos humanos funcionais em laboratório para serem usados em transplantes.

Palestrante: Dr. Ernesto Goulart (Lattes)

Perfil do palestrante: Expert em terapias avançadas, com foco em células tronco e engenharia tecidual. Doutor em Genética pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ciências Biológicas: Genética e Biotecnologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como pesquisador convidado no Department of Bioengineering da Temple University – Philadelphia, no núcleo de pesquisa TIME – Temple Institute for Regenerative Medicine and Engineering sob a orientação do Dr. Peter I. Lelkes. Realizou seu doutoramento sob orientação da Dra. Mayana Zatz. Atua na área Genética, Biologia Celular e Molecular e Fisiologia. Atualmente é pesquisador no Centro de Estudos do Genoma Humano e Células Tronco – USP e trabalha na área de bioengenharia tecidual/biomateriais, com foco em engenharia tecidual hepática (bioimpressão 3D e organóides hepáticos) e engenharia genética, com foco em xenotransplante.

______________________________________________________________________________________________

20h50 às 21h10

Intervalo

______________________________________________________________________________________________

21h10 às 22h00

Palestra: Desmistificando a Pesquisa Clínica

Resumo da palestra: Estudos clínicos são pesquisas científicas que envolvem seres humanos e têm como objetivo avaliar a segurança e eficácia de um procedimento ou medicamento em teste por meio da coleta de dados (exames, procedimentos, coleta de sangue e outros materiais biológicos, entrevistas etc). Você sabia que o Biomédico está ganhando espaço nessa área? Algum dia já se imaginou trabalhando nessa área? Venha conhecer mais sobre a Pesquisa Clínica, através de um bate papo, com uma biomédica que atua na área há mais de 10 anos!

Palestrante: Dr.ª Juliana Fenerich Mauri (Lattes) 

Perfil da palestrante: Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU (2009). Pós Graduada em Pesquisa Clínica pela Universidade de São Paulo – UNIFESP, formada pela Medical Harvar School em Principles and Practice of Clinical Research, Especialista em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo Cordenadora do Centro de Pesquisa Clínica e Estudos do IBCC Oncologia

______________________________________________________________________________________________

20 de outubro (terça-feira)

______________________________________________________________________________________________

19h10 às 19h50

Palestra: O uso da Cannabis Medicinal

Resumo da palestra:Medicamentos à base de canabidiol, podem ser importados mediante prescrição médica e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e hoje medicamentos com registro aprovado já podem ser comercializados no pais. Por ser o Canabidiol originário da maconha, uma droga psicoativa ilícita, a discussão se resume, de um lado, nos benefícios do uso de compostos da planta para tratamento de diversas doenças e de outro, os argumentos baseados nas velhas políticas antidrogas e na possibilidade de dependência. A análise toxicológica dessa questão ira buscar esclarecer as vantagens do uso medicinal.

Palestrante: Dr.ª Silvia de Oliveira Cazenave (Lattes)

Perfil da palestrante: Doutora em Toxicologia e Mestre Análise Toxicológica FCF/USP; Perito Criminal Toxicologista do Instituto de Criminalística de Campinas de 1987 a 2018; Professora Titular de Toxicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas desde 1989; Superintendente de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) gestão 2014-2016. Realizou estágio de pós-doutorado em toxicologia de alimentos FEA- UNICAMP. Especialista em Drogas de abuso com título conferido pela ONU (Organização das Nações Unidas – Divisão de Narcóticos). Coordenadora da Coordenadoria de Prevenção ao uso de drogas do município de Campinas (2018). Tem experiência na área de Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas, toxicologia, dependência, análise toxicológica, prevenção, redução de danos, tabaco, agrotóxicos e regulação.

______________________________________________________________________________________________

19h50 às 20h50

Palestra: Empreendedorismo na Estética Avançada

Resumo da palestra: Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar oportunidades e transformar em um negócio lucrativo. De acordo com pesquisa realizada pelo Profuturo/FIA, entre os fatores que podem definir com o que as pessoas irão trabalhar futuramente, está a qualidade de vida, e nesse cenário, o setor da biomedicina e farmácia se destacam por oferecer um grande espaço para negócios que contribuem para uma melhor qualidade de vida. Assim surge a oportunidade do empreendedorismo na biomedicina e farmácia estética, sendo essa uma entre tantas outras áreas de atuação do biomédico e farmacêutico.

– Entenda o passo a passo de como abrir seu próprio negócio, incluindo legislação, resoluções, responsabilidade técnica
– Desenvolver habilidades para gerir a empresa
– Características do empreendedor
– Cenário atual do empreendedorismo na biomedicina e farmácia estética

Palestrante: Valquíria Meira

Perfil da palestrante: Especialista em gestão pelo Centro Universitário São Camilo; biomédica pela Universidade Ibirapuera com habilitação em estética e biologia molecular; Fisioterapeuta pela universidade Ibirapuera. Formação projeto SEBRAE beleza-SP e capacitação em empreendedorismo e marketing pelo SEBRAE-SP. Atuação harmonização facial e corporal avançada: biomateriais preenchedores, toxina botulínica tipo a fios de PDO, bioestimuladores, PEIM, luz pulsada, jato de plasma fracionado, laser e us. Atuação protocolos injetáveis pela clínica RASCOVSKI de endocrinologia e dermatologia. Experiência e atuação em gestão, cursos de capacitação e treinamentos pela LOCCITANE e SPA operador internacional. Idealizadora e proprietária da Clínica VM Biomedicina Estética (ABC) e sócia da Clínica CP nutrição e Saúde Estética (Berrini-SP).

______________________________________________________________________________________________

20h50 às 21h10

Intervalo

______________________________________________________________________________________________

21h10 às 22h00

Palestra: CRISPR e a pandemia de Covid-1

Resumo da palestra: A ferramenta de edição gênica, conhecida como CRISPR, tem provocado uma verdadeira revolução na ciência básica e aplicada. De fato, nunca antes foi tão fácil, rápido e eficiente fazer manipulações gênicas de forma tão precisa. Nessa palestra, iremos discutir o princípio desta técnica e as suas possíveis aplicações em especial iremos discutir como CRISPR pode ser utilizado no combate a pandemia de Covid-19.

Palestrante: Dr.ª Clarissa Ribeiro Reily Rocha (Lattes)

Perfil da palestrante: Possui graduação em Ciências Fundamentais para Saúde pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2015). Pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology – MIT. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Oncologia Clínica e Experimental da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Hematologia e Oncologia da UNIFESP e Membro Afiliada da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Câncer, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Resistência à quimioterápicos, reparo de DNA e no uso de do sistema de edição gênica CRISPR/Cas9.

______________________________________________________________________________________________

Comissão Organizadora:

Prof. José Andrade Filho (Reitor)
Prof. Alan Almario (Diretor Acadêmico)
Prof.ª Ana Rosa Lins de Sousa (Coordenadora do Curso de Farmácia)
Prof.ª Graziela Batista da Silva (Coordenadora do Curso de Biomedicina)
Prof.ª Jackeline Beltran
Prof.ª Patricia Regina Neves
Prof.ª Maria Leticia Salvadori
Prof.ª Thais Adriana do Carmo

______________________________________________________________________________________________

Serviço:

IV Jornada Acadêmica da Biomedicina e Farmácia

Datas: 19 e 20 de outubro

Horário: 19h às 22h

Link para inscrições: https://forms.gle/wNnNv9xSZzFhpSDN6

Mais informações e/ou dúvidas: jornadabiomedfarma.unib@gmail.com

*O link para acesso será enviado por e-mail. 

*O certificado de participação também será enviado por e-mail aos participantes.

______________________________________________________________________________________________

Não deixe de conhecer os nossos cursos:

>>>> Farmácia

>>>> Biomedicina

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook