Não perca a ON – Semana da Tecnologia Unib!

Autor(a):

Por conta da suspensão das aulas presenciais e do isolamento social, a Universidade Ibirapuera está adaptando grande parte das atividades do calendário acadêmico para o ambiente virtual. Assim, convidamos a todos os alunos para a “On – Semana da Tecnologia Unib” deste ano.

Entre os dias 11 e 15 de maio, às 19h00, especialistas convidados dos cursos tecnólogos discutirão assuntos relacionados ao tema central do evento “(Re)construção: insights sobre um mundo pós-pandemia”.

  • O link para acesso aos webinários será disponibilizado mediante inscrição. As inscrições serão realizadas via Sympla: https://www.sympla.com.br/on–semana-da-tecnologia-unib__848589
  • A plataforma das webs será o Zoom; o Sympla já instrui automaticamente sobre o uso, inclusive direcionando e permitindo o acesso na data e horário previstos a partir do ingresso/inscrição.

Confira a logo oficial do evento:

________________________________________________________________________________________________________________

Segunda-feira – 11/05 – 19h: Desafios da tecnologia: Tendências e Reinvenções

  • A proposta é abordar sobre as tendências, reinvenções e desafios que a tecnologia tem e enfrentará nos próximos anos, tendo como exemplo o que está acontecendo nas grandes empresas, como a EMBRAER.

(Eng. Luen Refundini – EMBRAER)

Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de Nova York (2016). Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade São Judas Tadeu (2012).

Atualmente Administrador de Contratos na Embraer, com experiência profissional na indústria automotiva e aeronáutica, atuando em diferentes áreas estratégicas como Gestão de projetos, Engenharia e Suprimentos.

Ex-docente nos cursos de Engenharia Civil e Produção na Universidade Ibirapuera (2017-2018).

________________________________________________________________________________________________________________

Terça-feira – 12/05 – 19h: Desafios da Gestão: Comportamentos e habilidades dos profissionais

  • A proposta é abordar sobre os desafios na gestão das empresas durante e após a pandemia; como lidar com a saúde física/mental dos colaboradores e quais habilidades serão esperadas dos profissionais após a pandemia.

(Clayton Figueredo da Costa – Gerente Financeiro/Affari Refeições)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu (2014), tem experiência em gestão financeira e operacional.

Atualmente, é Gerente Financeiro da Affari Refeições, responsável pela gestão de tributos, formação do preço de venda, auditoria interna, Controle das Contas a Pagar e Receber, Controle das Aplicações Financeiras, Controle dos Saldos Bancários, Administração do Fluxo de Caixa e análise das demonstrações financeiras.

________________________________________________________________________________________________________________

Quarta-feira – 13/05 – 19h: Cultura BIM: Processo, Colaboração e Criação (Ana Carolina Penafort | Diego Uchôa | Thiago Uchôa – StartUp Be.in)

  • A proposta é abordar sobre a cultura BIM no processo de criação, planejamento, gestão e execução das edificações, e como esse processo colaborativo será importante no pós-pandemia.

(Ana Carolina Penafort)

Arquiteta – UFPa, Designer de Produto – UEPa, Mestre em arquitetura e urbanismo – UFPa. Atuou em construtoras, instituições públicas, escritórios de arquitetura e com pesquisas a respeito de projeto e tecnologia desde o mestrado, atualmente, é a idealizadora da Be.in e facilitadora BIM.

(Diego Uchôa)

Téc. em Edificações – IFPa, Arquiteto e Urbanista – UFPa e Especialista em Sustentabilidade das Construções – Uminho Portugal. Atuou em empresas de fundações, projetos científicos de pesquisa, escritórios de arquitetura, construtora, escritório próprio de projetos por mais de 6 anos, atuou em escritório em Portugal e hoje é Coordenador BIM na be.in.

(Thiago Uchôa)

Téc. em Edificações – IFPa, Engenheiro Civil – UFPa e Especialista em Sustentabilidade das Construções – Uminho Portugal, Consultor de Sustentabilidade. Trabalhou no mercado atuando em vários setores da cadeia, mas principalmente em execução de prédios residenciais, comerciais e obras industriais de grande porte no Brasil e Europa.

________________________________________________________________________________________________________________

Quinta-feira – 14/05 – 19h: O conceito de Smart Cities e a cidade pós-pandemia (Arq.ª Larissa Paredes Muse – Vice-presidente da Norma IEEE P2784/ Projeto Urbanolistica

  • A proposta é abordar sobre o conceito de Smart Cities (o que envolve e caracteriza uma cidade inteligente), se tal conceito ganhará visibilidade após a pandemia (e como isso poderá ocorrer), e exemplos de cidades que se encaixam nessa categoria.

(Arq.ª Larissa Paredes Muse)

Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Pará (2013) e possui experiência profissional e acadêmica nas áreas de eficiência energética, conforto ambiental e gerenciamento de obras. Recentemente, concluiu o mestrado em Engenharia Urbana na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ampla pesquisa sobre as novas tecnologias, especificamente o LED e a IoT e as implicações de sua implantação na infraestrutura de Iluminação Pública no contexto das cidades inteligentes. Como profissional associada à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas – RBCIH, Larissa está conectada a vários intervenientes do ambiente de Cidades Inteligentes no Brasil. Atualmente, está colaborando com o Ministério do Desenvolvimento Regional do Brasil (antigo Ministério das Cidades) na elaboração da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes (Grupo de Trabalho de Impactos Sistêmicos da Digitalização de Cidades). Como membro do IEEE Power & Energy, Larissa participa das discussões sobre padronização e o estado da arte das tecnologias inteligentes, especialmente na Comunidade IEEE Smart Cities, trazendo um ponto de vista internacional. Além disso, é Vice-chair do Grupo de Trabalho do Projeto de Norma P2784 da IEEE (Smart City Planning and Technology Guide Standard) e co-chair da IEEE Smart Cities Conference na América Latina.

________________________________________________________________________________________________________________

Sexta-feira – 15/05 – 19h: Debate – O futuro de nossas profissões : o que esperar quando não estávamos esperando? (Arq.ª Camila Forcellini – UNIB/ESPM | Engº Anderson Figueredo da Costa – UNIB/USJT/Inpe | Prof. Dr. Fábio Luís Falchi de Magalhães)

  • A proposta é debater sobre o que esperar do mercado de trabalho pós-pandemia; quais serão os caminhos e as tendências previstas para o “novo mundo”, como a tecnologia será relevante e o que esperar do modo de produzir, trabalhar, morar, etc

(Arq.ª Camila Forcellini – UNIB/ESPM)

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014), com MBA em andamento na área de Gestão da Experiência do Consumidor (Customer Centrics Marketing) pela ESPM (2020) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Especialista em Arquitetura, Gestão e Marketing Esportivos, tem também experiência na área de Projeto e Crítica da Arquitetura Moderna e Contemporânea. Atualmente, é Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Ibirapuera (UNIB); Professora Titular das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso; Coordenadora do grupo de pesquisa interdisciplinar “Novos Espaços Escolares: Inclusão, Inovação e Sustentabilidade” (2017); e Consultora em planejamento e projeto de espaços e equipamentos esportivos.

(Engº Anderson Figueredo da Costa – UNIB/USJT/Inpe)

Doutorando do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no curso de Engenharia e Tecnologia Espaciais na área de concentração de Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores, Mestre em Engenharia Mecânica no Departamento de Materiais (2016) pelo Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual Paulista (UNESP) na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), Bacharelado em Engenharia Mecânica Plena (2012) pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Coordenador dos Cursos de Engenharia Civil na Universidade Ibirapuera e na Universidade São Judas Tadeu, além de ser responsável pelo desenvolvimento e criação dos laboratórios técnicos e do grupo de Iniciação Científica dos Cursos de Engenharia da Universidade.

(Prof. Dr. Fábio Luís Falchi de Magalhães)

Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Campus São José dos Campos.
Pós-doutor em Administração pela PUC/RS e Doutor em Informática e Gestão do Conhecimento (UNINOVE).
Atua na área de Gestão do conhecimento e Gestão educacional.

________________________________________________________________________________________________________________

Estamos contando com a sua presença!

Serviço:

ON – Semana da Tecnologia Unib

(Re)construção: insights sobre um mundo pós-pandemia

Datas: 11 a 15 de maio

Horário: a partir das 19h00

Inscrições: via Sympla

Mais informações: Profa. Camila Forcellini (camila.forcellini@ibirapuera.edu.br) ou Prof. Anderson Costa (anderson.costa@ibirapuera.edu.br)

#insta
#facebook