PEDAGOGIA

Autor(a):

25/02/2014

O que aconteceria se a história da Branca de Neve fosse contada pelo anão Zangado? Qual a visão do Lobo Mau sobre a Chapeuzinho Vermelho? Agora existe uma oportunidade para conhecer a outra versão dos fatos

A aproximação entre a pesquisa, a linguagem e o cotidiano docente estão no livro “Recontando um Conto”, lançado no mês de dezembro de 2013. Organizado pelos professores Alan Almario e Camila Soares, a obra reúne 12 divertidos textos produzidos pelos alunos do curso de Pedagogia, que abordam contos de fadas em versões recontadas dentro da perspectiva de outras personagens.

Segundo os organizadores, a concepção do Projeto surgiu a partir da importância da interdisciplinaridade, pauta nos diversos diálogos na área da Educação.

“Decidimos pelos contos de fadas por sua importância dentro do imaginário infantil e por serem narrativas extremamente simples, porém, capazes de transmitir experiências subjetivas complexas ancoradas em princípios éticos universais”, explica o Prof. Alan Almario.

Os alunos estudaram e pesquisaram sobre os contos de fadas. Na segunda fase, as equipes aprimoraram os conhecimentos sobre os mecanismos produção de sentido do texto a partir dos estudos em linguagem.

“Eles descobriram que toda história traz manifesta a individualidade de quem a produziu e a maneira como o narrador constrói essa argumentação apresenta a visão desejada”, ressalta a Prof.ª Camila Soares.

Assim, as produções tiveram início. “Decidimos pela publicação das produções para deixar registrada a importância do trabalho acadêmico sistemático e integralizado de forma interdisciplinar dentro da área pedagógica”, revelam os professores.

“Renomados autores brasileiros, influenciados pelos pensadores que os antecederam em tal debate, há anos, estudam a questão como articulação nos processos de ensino aprendizagem e superação da visão fragmentada do conhecimento. Foi assim que decidimos fazer no curso de Pedagogia”, ressalta a Prof.ª Ma. Carina Macedo Martini, coordenadora do curso.

Durante o café da manhã que marcou o lançamento estavam presentes docentes, amigos e familiares, que aguardavam pelas dedicatórias.

“Contos de fadas são essenciais para a formação da criança. Por meio do projeto, aprendi a importância da pesquisa, além de entrar em contato com diversas formas de linguagem”, diz Laís Soares Coelho, uma das alunas autoras.

Para os participantes, o clima era de satisfação pela conquista de suas realizações.

“Adorei descobrir que podemos fazer o vilão virar mocinho. É possível sonhar e criar. A visão que adquiri mudou completamente meu ponto de vista. Agora sou mais observadora, presto atenção nos detalhes, questiono mais”, conta a aluna Creonice Maria Secundo.

Para saber mais: www.ibirapuera.br/recontando

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook