QUíMICA

Autor(a):

02/12/2011

No dia 25 de novembro, a Profª Drª Vera Constantino esteve no Campus Chácara Flora para falar sobre o uso da nanotecnologia e a química em fármacos com o objetivo de melhorar as suas propriedades, como a ampliação de seu prazo de validade, estabilidade e tolerância a pH baixos, bem como diminuição da dose ingerida.

Para obter esses resultados, suas pesquisas são realizadas com materiais híbridos, onde compostos inorgânicos são assimilados com compostos orgânicos, buscando atender as demandas por novos materiais multifuncionais, inclusive a aplicação de nanopartículas como cápsulas de armazenamento ou carregadores de espécies de interesse biológico e terapêutico.

Diversos sistemas para a liberação controlada de drogas estão sendo pesquisados e suas características estão sendo comparadas.

O grupo de pesquisa da Professora Vera Constantino trabalha com um tipo especial de argila conhecida com Hidróxido Duplo Lamelar (HDL), que forma camadas inorgânicas e permitem a troca iônica com a espécie de interesse, permitindo ser “recheadas” por elas, e ainda ter seu exterior tratado para ser absorvido apenas por alguns tipos de células ou para resistir a variações de pH. Também permitem uma liberação controlada do fármaco.

O uso de nanopartículas permite que o HDL possa ser transportado pelo sangue, visto que a espessura de um capilar sanguíneo é da ordem de micrometros, além de poderem ser absorvidos por algumas partes intracelulares. Um exemplo de alguns estudos utilizando HDL com um corante fluorescente no núcleo de células pode ser visto conforme a figura abaixo:

Por fim, a Professora Vera mostrou alguns resultados obtidos em testes em vivos, mas ressaltou que as pesquisas ainda não avançaram para testes clínicos.

A docente expôs a importância de novas pesquisas para uso de materiais já conhecidos e com nova reformulação, visando à minimização da aplicação de novos  recursos e maximizando suas propriedades e feitos.

Sob a coordenação da Professora Kilça Tanaka Botelho, o encontro faz parte do ciclo de palestras organizadas pelo curso em comemoração ao Ano Internacional da Química.

Colaboração: Rafaela Grenfell

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook