30ª edição da Revista da UNIB: uma leitura que conecta pesquisa, sociedade e transformação

Na Universidade Ibirapuera, acreditamos que o conhecimento vai além das salas de aula, ele nasce da curiosidade, cresce com a pesquisa e se concretiza quando transforma realidades. E é exatamente isso que você encontra na 30ª edição da Revista da UNIB, que acaba de ser publicada: uma seleção de artigos que não apenas informam, mas provocam reflexões profundas sobre os desafios do nosso tempo.

Um convite à reflexão crítica e ao compromisso com a sociedade

Em tempos de mudanças rápidas e incertezas sociais, educacionais e culturais, o papel das instituições de ensino vai muito além de formar profissionais, é também criar espaços de escuta, análise e construção coletiva de soluções. Por isso, cada nova edição da nossa revista acadêmica é um verdadeiro convite a pensar o presente com responsabilidade e imaginar futuros mais justos, humanos e possíveis.

A 30ª edição da revista chega trazendo uma riqueza de temas e perspectivas que dialogam com diferentes experiências no campo da educação, são reflexões que interessam tanto a quem vive os desafios do dia a dia em sala de aula quanto a quem pesquisa, analisa e propõe caminhos para o futuro. Cada artigo reflete um olhar atento à complexidade do nosso tempo, unindo sensibilidade social e rigor acadêmico.

O que você vai encontrar nesta edição

Entre os destaques, estão artigos que exploram:

  • O papel estratégico do coordenador acadêmico na formação continuada dos professores, ampliando a compreensão sobre liderança educacional.
  • Os impactos da precarização do trabalho na saúde mental dos docentes — uma discussão urgente que atravessa o cotidiano de muitas escolas e universidades.
  • A relação entre mídias digitais e preservação do patrimônio cultural, com um olhar especial para o acervo de Augusto Boal, ícone do teatro do oprimido.

Além disso, a revista traz uma série de investigações sobre a educação básica, como:

  • A evasão escolar no Ensino Médio paulista e os fatores que afastam os jovens da escola.
  • Os desafios persistentes da educação inclusiva, que ainda encontra barreiras na prática, apesar dos avanços na legislação.
  • Uma análise histórica do ensino de ciências naturais, revelando como as práticas escolares evoluíram (ou não) ao longo do tempo.

E, como forma de ampliar ainda mais o diálogo acadêmico, esta edição publica também os Anais da Jornada da Educação 2024, evento que reuniu experiências, pesquisas e propostas para uma educação mais humana, crítica e acessível.

Por que ler a Revista da UNIB?

A cada nova edição, a Revista da Universidade Ibirapuera reafirma seu compromisso com a construção de um saber que não está desconectado da realidade. Os artigos publicados são frutos de pesquisas sérias, metodologicamente consistentes e, acima de tudo, comprometidas com as transformações sociais.

É um espaço de encontro entre quem pensa, faz e sente a educação, contamos com professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que acreditam que é possível e necessário mudar o mundo a partir do conhecimento.

Acesse, leia e compartilhe

Se você é apaixonado por temas ligados à educação, cultura e sociedade, essa leitura é para você, reserve um tempo, prepare seu café e mergulhe nesse conteúdo tão necessário quanto inspirador.

Clique aqui para acessar gratuitamente a 30ª edição da Revista da UNIB:
https://www.ibirapuera.br/seer/index.php/rev/index

Boa leitura! 

Siga nossas redes sociais: