Sobre a Revista

Qualis B4

A Revista da Universidade Ibirapuera é um espaço acadêmico interdisciplinar dedicado à divulgação de pesquisas científicas nas áreas de educação, saúde, cultura, ciências humanas e sociais aplicadas. Os leitores encontrarão artigos inéditos e relevantes, com abordagens teóricas e práticas que refletem os debates contemporâneos e os desafios da sociedade atual. A publicação prioriza a qualidade acadêmica, o pensamento crítico e a contribuição para a transformação social por meio do conhecimento.

Cada edição reúne trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, docentes e estudantes de diversas instituições, promovendo o diálogo entre saberes e experiências. Além de artigos científicos, a revista pode incluir resenhas, relatos de experiência e anais de eventos acadêmicos, como a Jornada da Educação. Com linguagem acessível e fundamentação sólida, a Revista da Universidade Ibirapuera se posiciona como uma importante fonte de referência para quem busca aprofundar reflexões e práticas em diferentes campos do saber.

Anúncios

Edição Atual

VOLUME 30 - Julho/Dezembro de 2025
					Visualizar VOLUME 30 - Julho/Dezembro de 2025

A 30ª edição da Revista da Universidade Ibirapuera celebra a diversidade temática e metodológica das pesquisas contemporâneas, destacando-se como espaço de reflexão crítica e transformação social. Os artigos abordam temas relevantes como o papel do coordenador acadêmico na formação continuada de docentes, os desafios da saúde mental dos professores frente à precarização do trabalho e o uso das mídias digitais na preservação do patrimônio cultural, com destaque para o acervo de Augusto Boal. Esses estudos reforçam a importância da universidade como ambiente de produção de conhecimento comprometido com a realidade social e cultural brasileira.

Outros textos aprofundam questões cruciais da educação básica, como a evasão escolar no Ensino Médio em São Paulo e os desafios da educação inclusiva, apontando a necessidade de mudanças estruturais no sistema educativo. Há ainda uma análise histórica das transformações epistemológicas no ensino de ciências naturais e a publicação dos Anais da Jornada da Educação 2024, evento que ampliou o diálogo acadêmico. 

Publicado: 2025-06-03

Equipe

Editorial

Sumário

Orientações para Autores

Edição Completa

Ver Todas as Edições