Receitinhas de Farmácia para o verão

Autor(a):

Mar, praia, piscina, sol, calor, cachu, parque, rolezinho ao ar livre… o verão está aí e exige um certo investimento em autocuidado para que a gente passe ileso pela ação do sol e calor, que podem ser bastante agressivos para a saúde. Por isso, trouxemos algumas dicas de Farmácia para o seu verão.

Além de descobrir como passar pela estação mais quente do ano de maneira mais agradável, nós vamos te contar como preparar os próprios produtinhos. Não tá acreditando? Então confira o post!

1. Creme para barba e depilação

Nossa primeira dica de farmácia diz respeito a um processo que já é tão enraizado na rotina das pessoas que muitas vezes a gente sequer para pra pensar que pode fazer mal. O ato de depilar acaba retirando uma camada protetora da pele, deixando ela sensível. A forma mais adequada de se retirar os pêlos é no mínimo 2 dias antes da exposição prolongada ao sol.

E para que o processo seja ainda menos agressivo, que tal produzir seu próprio creme de barbear? Você vai precisar de:

  • Uma xícara de óleo de coco
  • Uma xícara de manteiga de karité
  • 1/3 xícara óleo de amêndoas
  • Dez gotas de óleo essencial de lavanda
  • Duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio

O processo de preparo é muito simples. Derreta a manteiga e o óleo de coco em banho maria. Após tudo derretido e o fogo desligado, acrescente o óleo de amêndoas e o essencial. Leve a geladeira, espere endurecer e depois bata na batedeira com bicarbonato – o objetivo é transformar a massa em espuma. Prontinho!

2. Faça o próprio desodorante

A gente nem precisa discorrer muito sobre esse assunto, né? O uso do desodorante vai além das questões relacionadas aos odores. Os seres humanos transpiram mesmo e muita gente fica apavorada com a chegada do verão devido ao incômodo causado pelo suor.

Se você se identifica com essa situação, já testou vários produtos e ainda sim não achou um para chamar de seu, já pensou em fazer o próprio desodorante? É muito fácil! Você vai precisar de:

  • 40 ml de óleo de coco.
  • 1 colherzinha de café de bicarbonato.
  • 2 colheres de café de amido de milho.

Misture todos os ingredientes e coloque em um potinho. Em dias mais frios a formula pode endurecer, e nos dias mais quentes virar um creminho, mas não importa, o formato não compromete a eficácia.

3. Use um pós-sol natural

Você evitou o sol na hora do almoço, passou um bom protetor solar mas ainda sim levou a famosa sapecada e ficou igual um moranguinho: todo vermelho e ardido. Nesses casos, é bom ter uma receita natural na manga. Confira duas opções:

  1. Pegue um maço de hortelã e bata no liquidificador com meio litro de soro fisiológico ou água mineral. Coe e borrife sobre o corpo e o rosto. A misturinha dura 3 dias e deve ser guardada na geladeira.
  2. Misture 3 colheres de sopa de iogurte natural com 1 colher de sopa de flocos de aveia até obter uma pasta cremosa,  aplique nas áreas vermelhas com movimentos suaves e enxague com água fria após 40 minutos.

Vale lembrar que nenhuma das receitinhas de farmácia para verão deste post devem ser feitas caso você tenha alguma alergia aos componentes, nem substituir indicações de médicos e muito menos serem utilizadas como protetor solar ein? E lembre-se: muita água para hidratar e exposição ao sol só antes das 10h da manhã ou após as 16h.

O assunto que abordamos neste post te interessa? Já pensou em fazer dele a sua profissão ou aprender a fazer os próprios produtinhos indicados aqui? Isso é possível estudando Farmácia aqui na Universidade Ibirapuea. Veja as informações sobre o curso e agende o vestibular.

#insta
#facebook
WhatsApp chat