Saiba como ter uma boa convivência e manter o ambiente de trabalho tranquilo!

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Para um bom desenvolvimento no trabalho em relação a tudo, é muito importante que não haja nenhum tipo de atrito.

E, pensando nisso, nós da UNIB trouxemos algumas dicas objetivas em relação ao ambiente de trabalho, convivência e comunicação interpessoal.

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As constantes cobranças do meio corporativo, a alta concorrência do mercado e a busca por processos e estratégias que tornem as empresas mais lucrativas pode fazer com que o ambiente de trabalho se torne um lugar tomado por confrontos, rivalidades e tensões. Porém, as coisas não devem ser assim, especialmente porque é no trabalho que as pessoas passam a maior parte do seu tempo.

Neste contexto, manter a boa convivência e fazer a sua parte na construção de um ambiente de trabalho harmonioso é essencial para manter a saúde física e mental de todos da empresa, aumentar a produtividade dos colaboradores, e, também, garantir bons resultados para o negócio.

O bom ambiente no trabalho também favorece a convivência no sentido do trabalho em equipe. Pessoas que se dão bem tendem a trabalhar com tranquilidade e, juntas, encontram uma sinergia interessante que vai favorecer bastante a organização.

Confira algumas dicas a seguir, para uma boa convivência:

  • Tenha educação: A educação é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho e é o primeiro passo para fazer o clima mudar ou, ao menos, não se tornar algo pesado e desmotivador. Cumprimente seus colegas, agradeça, se porte de maneira educada e seja gentil com todos os colegas de trabalho, independentemente de cargos e hierarquia.
  • Tenha bom humor: A prática do bom humor traz inúmeras vantagens ao meio corporativo, tais como: união entre os profissionais, diminuição de conflitos e estresse, fluidez de ideias, incentivo à criatividade e maior disposição para encarar desafios. Seja bem-humorado sempre que possível, faça brincadeiras saudáveis, procure deixar o ambiente mais leve e favorável para que tudo fique melhor.
  • Faça networking: Conhecer os colegas de trabalho e ir além das aparências é uma eficiente forma de construir relacionamentos saudáveis dentro da organização, além de garantir a redução de competições internas. Não é preciso fazer uma grande amizade, mas ter contatos para compartilhar experiências já é um passo para quebrar o gelo do ambiente corporativo.
  • Busque crescimento profissional: Esteja sempre aberto a novas ideias e busque capacitação profissional por meio de cursos, formações, leituras e congressos. O Coaching é uma metodologia capaz de melhorar o desempenho do colaborador com ajuda de técnicas e ferramentas que proporcionam alinhamento de competências, avaliação dos pontos de melhoria, comunicação eficaz com as demais pessoas que compõem a empresa, definição de metas e desenvolvimento da produtividade e da alta performance.
  • Aceite as diferenças: Nenhum profissional é igual ao outro. Sendo assim, é necessário que todos os colaboradores saibam respeitar as diferenças entre todos — sejam elas culturais, religiosas ou de orientação sexual. Ter pontos de vista diferentes não é sinônimo de divergência, mas de novas possibilidades, ideias e diferenciação de mercado.

Quem presta atenção no dia-a-dia empresarial sabe que a comunicação interpessoal no trabalho é um dos fatores mais importantes para o sucesso, seja você um funcionário subordinado ou um profissional em cargo de liderança.

A comunicação interpessoal é basicamente a troca de informações entre duas ou mais pessoas, seja por sinais verbais ou não verbais. Ou seja, é a capacidade de transmitir, receber e interpretar as mensagens através da escrita, da fala, da expressão corporal e até dos meios mais modernos que a tecnologia proporcionou com o decorrer do tempo.

Veja como se faz para melhorar a comunicação interpessoal

  • Promova interação entre os colaboradores: É normal que dentro de uma empresa os profissionais tenham personalidades diferentes. Para que isso não seja um empecilho na comunicação, realize ações estratégicas que irão fazer com que a interação aumente e as pessoas se conheçam melhor. Ter uma boa política de comunicação interna e criar um ambiente de trabalho saudável são práticas essenciais neste processo.
  • Promova treinamentos em equipe: Realizar treinamentos em equipe também é uma excelente estratégia. Além de capacitar seus colaboradores, as partes práticas promovem ainda mais a interação e engajamento entre a equipe. A empresa também pode oferecer um curso para falar especificamente sobre a importância da comunicação interpessoal no ambiente de trabalho e quais são os seus impactos nos resultados.
  • Incentive a troca de conhecimento: A troca de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da comunicação interpessoal. Portanto, estimule-a na empresa. Mostre a importância de compartilhar as ideias, estar aberto a aprender com os colegas de equipe. Essa troca pode unir a equipe e contribuir significativamente na melhoria da comunicação.
  • Faça reuniões frequentes com a equipe: As reuniões frequentes são um excelente meio para que os colaboradores apresentem suas ideias, deem feedbacks, falem sobre seus posicionamentos e se sintam à vontade para falar com segurança. É fundamental criar um ambiente favorável para esse compartilhamento e fazer com que toda a equipe se sinta mais confiante e confortável  para a comunicação no contexto da empresa.
  • Pratique a comunicação não-violenta: Ter transparência e empatia é fundamental para construir confiança nas relações entre toda a equipe. A comunicação não-violenta é uma metodologia desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg visando o aprimoramento dos relacionamentos interpessoais e a diminuição da violência. Infelizmente, é comum que falas agressivas sejam ditas, principalmente de liderança para subordinados.

Para que isso seja evitado, algumas práticas precisam ser mudadas:

  • Observação em vez de julgamento;
  • Sentimentos em vez de avaliações;
  • Necessidades em vez de estratégias;
  • Pedidos em vez de ordens.

Sabemos que melhorar o ambiente de trabalho não é uma tarefa fácil. Por vezes, cabe à empresa tomar algumas precauções, incentivar algumas práticas e prezar sempre pela harmonia para criar um bom ambiente que seja favorável no dia-a-dia.

Portanto, espero que essas dicas tenham te ajudado a entender e a atender os objetivos.

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