Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista da Universidade Ibirapuera é um espaço acadêmico interdisciplinar dedicado à divulgação de pesquisas científicas nas áreas de educação, saúde, cultura, ciências humanas e sociais aplicadas. Os leitores encontrarão artigos inéditos e relevantes, com abordagens teóricas e práticas que refletem os debates contemporâneos e os desafios da sociedade atual. A publicação prioriza a qualidade acadêmica, o pensamento crítico e a contribuição para a transformação social por meio do conhecimento.
Cada edição reúne trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, docentes e estudantes de diversas instituições, promovendo o diálogo entre saberes e experiências. Além de artigos científicos, a revista pode incluir resenhas, relatos de experiência e anais de eventos acadêmicos, como a Jornada da Educação. Com linguagem acessível e fundamentação sólida, a Revista da Universidade Ibirapuera se posiciona como uma importante fonte de referência para quem busca aprofundar reflexões e práticas em diferentes campos do saber.
Processo de Avaliação pelos Pares
A publicação dos Artigos encaminhados está condicionada a pareceres de ao menos dois membros do Conselho Editorial da revista ou de avaliadores convidados pela Comissão Editorial. Os procedimentos adotados pelo periódico para análise e aprovação de originais atendem as normas internacionalmente consagradas: avaliação cega por pares, reforçando impessoalidade, rigor científico e adequação editorial. Pareceristas recebem originais anônimos para análise, ao passo que os autores têm, no final do processo, acesso às avaliações de seus textos, também sem a identificação dos pares. Na distribuição dos originais aos avaliadores serão evitadas situações de conflito de interesse ou outras que prejudiquem a análise competente e justa dos textos. Não caberá recurso ao trabalho recusado.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.