A importância do coordenador acadêmico no fomento de subsídios para a formação continuada do docente no Ensino Superior

Autores

  • Marco Paulo Andrade de Oliveira Universidade Ibirapuera
  • Camila Soares Universidade Ibirapuera
  • Alan Almario Universidade Ibirapuera

Resumo

 

A legislação educacional brasileira, como a LDB e o SINAES, estabelece diretrizes que asseguram o acesso à educação de qualidade, promovem a inclusão social e definem responsabilidades dos gestores educacionais. No ensino superior, o coordenador acadêmico tem papel essencial na implementação das políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão. Ele é responsável por planejar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas, além de atuar como elo entre docentes, discentes, gestores e a comunidade acadêmica.

Entre suas atribuições, destaca-se o incentivo à formação continuada dos professores, fundamental para o aprimoramento da prática pedagógica e melhoria da qualidade do ensino. A formação continuada proporciona aos docentes oportunidades de capacitação, atualização e desenvolvimento de novas competências, fortalecendo a identidade profissional e impactando positivamente o desempenho dos estudantes.

Este trabalho tem como objetivo discutir a importância do coordenador acadêmico na promoção da formação continuada de sua equipe docente, com foco na melhoria dos conteúdos, metodologias e práticas didáticas. Para ilustrar essa relevância, foi analisada uma pesquisa da Comissão Própria de Avaliação (CPA) de uma universidade na zona sul de São Paulo, que permite aos docentes avaliarem seus coordenadores quanto ao apoio, orientação e oportunidades de desenvolvimento oferecidas.

Biografia do Autor

Marco Paulo Andrade de Oliveira, Universidade Ibirapuera

Coordenador Acadêmico especialista em Didática do Ensino Superior e bacharel em Direito e mestre em Educação com projeto de pesquisa relacionado à Formação Continuada de Docentes do Ensino Superior. Experiência profissional de mais de 10 anos no Ensino Superior trabalhando diretamente com a Direção Acadêmica da Universidade Ibirapuera, participante do grupo de pesquisa "Refletindo Inclusão na Escola" desde 2012 atuando na linha de "Formação de Professores, Liderança e Inclusão". Desde 2014 é membro titular do COIND - Comitê de Inclusão e Diversidade, responsável pelo suporte jurídico aos pareceres desenvolvidos por este grupo de trabalho que atende todas as demandas de inclusão, acessibilidade e diversidade buscando que os processos educativos da Universidade sejam igualitários e justos.

Camila Soares, Universidade Ibirapuera

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu; pós-graduação em Língua, Literatura, Expressões e Comunicação pela Universidade Cidade de São Paulo, Gestão Acadêmica e Universitária pela Universidade Ibirapuera, Mestrado em Psicologia - área de concentração Psicossomática, pela Universidade Ibirapuera. É professora titular nos cursos de graduação e pós-graduação em saúde, negócios e educação. Também responde pela Coordenação dos Cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu e Graduação em Pedagogia. É membro do Comitê de Inclusão e Diversidade e membro do CONSEPE da Universidade Ibirapuera. É autora de livros pedagógicos e parecerista avaliadora do Guia da Faculdade, melhores universidades, desde 2015. Editora-chefe da Revista da Universidade Ibirapuera. Coordena o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos do Comportamento, com foco em Diversidade e Saúde Mental Docente. Mais de 10 anos de experiência em: Supervisão de Comunicação Social, Docência Coordenação de curso.

Alan Almario, Universidade Ibirapuera

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu; pós-graduação em Língua, Literatura, Expressões e Comunicação pela Universidade Cidade de São Paulo, Gestão Acadêmica e Universitária pela Universidade Ibirapuera, Mestrado em Psicologia - área de concentração Psicossomática, pela Universidade Ibirapuera. É professora titular nos cursos de graduação e pós-graduação em saúde, negócios e educação. Também responde pela Coordenação dos Cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu e Graduação em Pedagogia. É membro do Comitê de Inclusão e Diversidade e membro do CONSEPE da Universidade Ibirapuera. É autora de livros pedagógicos e parecerista avaliadora do Guia da Faculdade, melhores universidades, desde 2015. Editora-chefe da Revista da Universidade Ibirapuera. Coordena o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos do Comportamento, com foco em Diversidade e Saúde Mental Docente. Mais de 10 anos de experiência em: Supervisão de Comunicação Social, Docência Coordenação de curso.

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Publicado

2025-06-03

Edição

Seção

Artigos