A importância do coordenador acadêmico no fomento de subsídios para a formação continuada do docente no Ensino Superior
Resumo
A legislação educacional brasileira, como a LDB e o SINAES, estabelece diretrizes que asseguram o acesso à educação de qualidade, promovem a inclusão social e definem responsabilidades dos gestores educacionais. No ensino superior, o coordenador acadêmico tem papel essencial na implementação das políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão. Ele é responsável por planejar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas, além de atuar como elo entre docentes, discentes, gestores e a comunidade acadêmica.
Entre suas atribuições, destaca-se o incentivo à formação continuada dos professores, fundamental para o aprimoramento da prática pedagógica e melhoria da qualidade do ensino. A formação continuada proporciona aos docentes oportunidades de capacitação, atualização e desenvolvimento de novas competências, fortalecendo a identidade profissional e impactando positivamente o desempenho dos estudantes.
Este trabalho tem como objetivo discutir a importância do coordenador acadêmico na promoção da formação continuada de sua equipe docente, com foco na melhoria dos conteúdos, metodologias e práticas didáticas. Para ilustrar essa relevância, foi analisada uma pesquisa da Comissão Própria de Avaliação (CPA) de uma universidade na zona sul de São Paulo, que permite aos docentes avaliarem seus coordenadores quanto ao apoio, orientação e oportunidades de desenvolvimento oferecidas.