A inclusão de todos na escola: um olhar crítico sobre a educação inclusiva e o sistema educativo

Autores

  • Marco Paulo Andrade de Oliveira Universidade Ibirapuera
  • Camila Soares Universidade Ibirapuera
  • Alan Almario Universidade Ibirapuera

Resumo

Este artigo aborda o conceito de educação inclusiva, ampliando sua compreensão para além da educação especial e da integração de alunos com deficiência. A educação inclusiva é apresentada como uma proposta pedagógica que visa garantir o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e promovendo a valorização da diversidade. O texto provoca uma reflexão entre os educadores sobre quem são os “alunos diferentes” e quais são suas reais necessidades educacionais, questionando a visão limitada que associa inclusão apenas a pessoas com deficiência.

A proposta do artigo é incentivar os profissionais da educação a ampliarem seus horizontes e compreenderem que a inclusão também deve abarcar outros grupos frequentemente marginalizados ou discriminados. Isso inclui alunos em situação de vulnerabilidade social, em conflito com a lei, pertencentes a culturas nômades (como ciganos e circenses), subculturas juvenis (como emos ou nerds), além de pessoas de diferentes etnias, religiões, gêneros e orientações sexuais. O educador, nesse contexto, tem um papel fundamental ao criar um ambiente acolhedor, que favoreça o desenvolvimento do potencial de cada aluno, promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva e democrática.

Biografia do Autor

Marco Paulo Andrade de Oliveira, Universidade Ibirapuera

Coordenador Acadêmico especialista em Didática do Ensino Superior e bacharel em Direito e mestre em Educação com projeto de pesquisa relacionado à Formação Continuada de Docentes do Ensino Superior. Experiência profissional de mais de 10 anos no Ensino Superior trabalhando diretamente com a Direção Acadêmica da Universidade Ibirapuera, participante do grupo de pesquisa "Refletindo Inclusão na Escola" desde 2012 atuando na linha de "Formação de Professores, Liderança e Inclusão". Desde 2014 é membro titular do COIND - Comitê de Inclusão e Diversidade, responsável pelo suporte jurídico aos pareceres desenvolvidos por este grupo de trabalho que atende todas as demandas de inclusão, acessibilidade e diversidade buscando que os processos educativos da Universidade sejam igualitários e justos.

Camila Soares, Universidade Ibirapuera

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu; pós-graduação em Língua, Literatura, Expressões e Comunicação pela Universidade Cidade de São Paulo, Gestão Acadêmica e Universitária pela Universidade Ibirapuera, Mestrado em Psicologia - área de concentração Psicossomática, pela Universidade Ibirapuera. É professora titular nos cursos de graduação e pós-graduação em saúde, negócios e educação. Também responde pela Coordenação dos Cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu e Graduação em Pedagogia. É membro do Comitê de Inclusão e Diversidade e membro do CONSEPE da Universidade Ibirapuera. É autora de livros pedagógicos e parecerista avaliadora do Guia da Faculdade, melhores universidades, desde 2015. Editora-chefe da Revista da Universidade Ibirapuera. Coordena o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos do Comportamento, com foco em Diversidade e Saúde Mental Docente. Mais de 10 anos de experiência em: Supervisão de Comunicação Social, Docência Coordenação de curso.

Alan Almario, Universidade Ibirapuera

Gestor Educacional formado em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e especializações em Gestão Acadêmica e Universitária, Educação a Distância e Direito Educacional, escritor, jornalista, educador inclusivo, psicanalista, sexólogo, terapeuta sexual, pesquisador, possui mestrado em Psicologia com área de concentração em Psicossomática. Atuação de mais de 35 anos em educação principalmente nas áreas de Direção / Coordenação de Escolas e em Docência na Educação Superior (graduação e pós-graduação) com foco em disciplinas relacionadas à Educação Inclusiva e Gestão Educacional. Autor de livros paradidáticos infantojuvenis e acadêmicos, de dezenas de artigos educacionais publicados em revistas científicas e jornais, avaliador de cursos no Conselho Estadual de Educação de São Paulo e consultor educacional de projetos diversos. Desenvolve pesquisas nas áreas de inclusão, liderança, qualidade de vida no trabalho, formação continuada de docentes e psicossomática. Atualmente é Diretor Acadêmico da Universidade Ibirapuera. Dirigente de Pesquisa (CNPQ-DGP) e coordenador do COIND - Comitê de Inclusão e Diversidade da Universidade Ibirapuera.

Downloads

Publicado

2025-06-03

Edição

Seção

Artigos