Evasão escolar no Ensino Médio no Estado de São Paulo

Autores

  • Adriana Nogueira dos Santos Universidade Ibirapuera
  • Liete Ernesto Universidade Ibirapuera
  • Camila Soares Universidade Ibirapuera
  • Carmen Lúcia Garcia Universidade Ibirapuera

Resumo

O presente projeto pretende apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre evasão escolar no ensino médio nas escolas públicas de são Paulo, abordando as causas, consequências e sugerindo possíveis soluções. O objetivo é analisar os fatores que levam os estudantes a evadirem da escola antes de concluírem seus estudos, refletindo sobre as implicações significativas na vida de estudantes, nas comunidades e na sociedade como um todo. Este trabalho defende que todos os envolvidos se motivem a buscar soluções que garantam que cada aluno tenha a oportunidade de atingir seu potencial máximo através da permanência deste na escola até a conclusão do ensino médio. É um desafio importante, mas também uma causa digna, que impacta positivamente a sociedade como um todo, uma vez que a superação da evasão escolar requer o envolvimento de pais, educadores, administradores escolares, governos e comunidades. É uma responsabilidade coletiva garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades educacionais.

Biografia do Autor

Adriana Nogueira dos Santos, Universidade Ibirapuera

Aluna do curso de pedagogia da Universidade Ibirapuera

Liete Ernesto, Universidade Ibirapuera

Aluna do curso de pedagogia da Universidade Ibirapuera

Camila Soares, Universidade Ibirapuera

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu; pós-graduação em Língua, Literatura, Expressões e Comunicação pela Universidade Cidade de São Paulo, Gestão Acadêmica e Universitária pela Universidade Ibirapuera, Mestrado em Psicologia - área de concentração Psicossomática, pela Universidade Ibirapuera. É professora titular nos cursos de graduação e pós-graduação em saúde, negócios e educação. Também responde pela Coordenação dos Cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu e Graduação em Pedagogia. É membro do Comitê de Inclusão e Diversidade e membro do CONSEPE da Universidade Ibirapuera. É autora de livros pedagógicos e parecerista avaliadora do Guia da Faculdade, melhores universidades, desde 2015. Editora-chefe da Revista da Universidade Ibirapuera. Coordena o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos do Comportamento, com foco em Diversidade e Saúde Mental Docente. Mais de 10 anos de experiência em: Supervisão de Comunicação Social, Docência Coordenação de curso.

Carmen Lúcia Garcia, Universidade Ibirapuera

Docente no Curso de Pedagogia da UNIB - Universidade Ibirapuera - Tutora disciplinas Núcleo Comum - Professora Responsável pelos estágios obrigatórios. Disciplinas: Movimento e Educação, Avaliação Educacional, Psicologia da Educação, Psicologia aplicada aos cursos da Saúde, Crescimento e Desenvolvimento Humano. Docente no Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia UniB. Orientadora Educacional do Curso de Educação Física UNINTER. Tutora de Disciplinas EAD - Nos Curso de Pedagogia e Educação Física - Uninter.

Downloads

Publicado

2025-06-03

Edição

Seção

Artigos