Transições epistemológicas do Naturalismo do final do século XVIII à educação em ciências naturais nos dias atuais

Autores

  • Hermes de Oliveira Machado Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Pedro Roberto Pontes Santos Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este trabalho apresenta formas de reaproximar o ensino da história e da filosofia nas aulas de ciências da natureza, a partir da problematização da transição da abordagem fixista para a abordagem transformista no naturalismo europeu da fronteira dos século XVIII e XIX. São apresentadas cinco técnicas didáticas que podem ser implementadas em sala de aula no ensino médio ou no ensino superior, haja vista que o processo de alfabetização científica é contínuo e deve atravessar todos os níveis de ensino. Ao final do trabalho, se discute o contexto atual se realmente devemos ensinar história e filosofia da ciência no contexto escolar.

Biografia do Autor

Hermes de Oliveira Machado Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Busca compreender como as composições florísticas terrestres ou aquáticas, em diferentes padrões de escala, são estruturadas por processos ecológicos e evolutivos.

Pedro Roberto Pontes Santos, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (2003). É professor de terceiro grau da Universidade Federal da Paraíba desde 1994. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Ensino de Bioquímica, atuando de forma interdisciplinar nos seguintes temas: ensino de ciências, epistemologia e filosofia das ciências naturais. Também tem como áreas de interesse a Filosofia da Biologia (Biologia Teórica), considerando-se as temáticas em que a biologia (especialmente a partir da neurobiologia e etologia) possa contribuir com a filosofia (epistemologia, ética, estética entre outras). Também atua como artista visual.

Downloads

Publicado

2025-06-03

Edição

Seção

Artigos