Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas editoriais para publicação na SKHOLÉ

Submissões em fluxo contínuo.

Os autores são responsáveis por verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens nas Normas Gerais para publicação na SKHOLÉ. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão, de imediato, rejeitadas.

  • OBSERVAÇÕES GERAIS
    a. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Se for o caso de tradução de artigo publicado em outra língua, ou qualquer outra eventualidade, justificar em “Comentários ao editor”, assim como se estiver sendo avaliada, em caráter excepcional, por outro periódico. 
    b. Não há um número máximo de autores por artigo, mas sugere-se que não ultrapasse os três, assim como também sugere-se que ao mínimo um dos autores tenha o doutorado concluído.
    c. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (.doc, .docx ou .rtf).
    d. A identificação de autoria do trabalho deve estar removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares às Cegas, garantindo a imparcialidade e neutralidade nos processos de aceitação.
    e. Não serão aceitos artigos e ensaios de autores que publicaram na SKHOLÉ nos últimos 24 meses. No entanto, esse caso não se aplica a editorias e organização de dossiês, entrevistas e resenhas, caso o autor tenha publicado 24 meses antes ou depois dos mesmos.
    f. Política de endogenia: Visando atender aos critérios de avaliação dos periódicos científicos adotados pelas bases indexadoras mais conceituadas, a revista SKHOLÉ  limita-se a publicar anualmente no máximo 20% do número de artigos cujos autores sejam vinculados à Universidade Ibirapuera (UNIB). Além disso, cada autor deve aguardar o intervalo de 2 anos entre publicações, como já estipulado. Caso o limite já tenha sido atingido, os demais artigos com autores vinculados à UNIB serão rejeitados, podendo ser submetidos novamente após o período informado.
    g. Pede-se que os autores tenham cadastro no Orcid, cujo link para acesso e criação do ORCID é: https://orcid.org
  • SOBRE A APRESENTAÇÃO DAS SUBMISSÕES
    a. Para submissão de artigos na SKHOLÉ, é necessário o preenchimento de todos os campos solicitados. Artigos com campos deixados em branco, correm o risco de não serem avaliados. No formulário de submissão é indispensável preencher os campos “URL” (com o link para o currículo Lattes), “Instituição/Afiliação” (em até 3 linhas) e “Resumo da biografia” (constando a formação e titulação em até 3 linhas).

    b.
    Os artigos devem estar em folha A4 (de acordo com o Template clique aqui) e conter entre 25000 e 40000 caracteres com espaço (entre 12 e 20 paginas, aproximadamente), incluindo citações, referências bibliográficas e notas. Devem estar com fonte Arial 12 e espaçamento de 1,5. Além do alinhamento justificado. O título deverá estar em Arial 14, em português, inglês e espanhol. Antes do texto, também nas três línguas citadas deverá estar o resumo (abstract e resumen), contendo entre 100 e 300 palavras. Deverá haver entre 3 e 6 palabras-chave (key words e palavras clave), nas línguas solicitadas. Para os textos em inglês e espanhol, também deverá haver resumo, abstract e resumen, seguidos de suas palavras chave.
    c. Os ensaios deverão também estar no formato do Template, e deverão conter entre 30000 e 50000 caracteres com espaço (entre 15 e 25 páginas), seguindo todas as regras estipuladas para o artigo. Os ensaios deverão contemplar o escopo da revista, visando contribuir conceitualmente e teoricamente com os debates ao redor da temática sugerida.

    d. Em relação às resenhas, os livros contemplados devem ter sido lançados nos últimos 3 anos, e também precisarão se aproximar do enfoque do periódico. Devem seguir as regras de formatação do artigo, e não podem ultrapassar as os 12000 caracteres com espaço (6 páginas). 

    e. As entrevistas devem manter a estrutura de formatação do artigo, e também o mesmo número de caracteres com espaço. As entrevistas, independente dos entrevistados, devem manter, em sua discussão, a temática relativa ao escopo e proposta da revista.

    f.
    Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar, de forma a facilitar ao leitor(a) o acesso à informação

    g.
    As figuras devem ser incorporadas ao texto com as respectivas legendas, as quais deverão ser numeradas (ex. Fig. 1; Fig. 2), e estar em letra Arial 10, em espaçamento simples e justificado.

    h. A adequação às normas gramaticais, sejam em português, em espanhol e inglês, são de inteira responsabilidade do(a) autor(a).

    i. Nas citações (a partir de quatro linhas), o recuo é de 4 cm da margem esquerda, o espaçamento é simples e a fonte, 11. Dentro do texto, abaixo de quatro linhas, deverão estar entre aspas (“)

    j.
    As menções de autores no texto subordinar-se-ão as Normas Técnicas da ABNT ─ NBR 10520, agosto 2002. Exemplos: Custódio (2017, p. 312); (CUSTÓDIO, 2017) e (CUSTÓDIO, 2017, p. 312).

    k.
    As notas devem ter caráter unicamente explicativo, devendo restringir-se a comentários e observações breves. Devem constar como nota de rodapé.

    l.
    Registrar, nas referências, SOMENTE, os autores citados no corpo do texto.

    m.
    As referências no final do texto precisam obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 6023, novembro 2018. Exemplos:


Livro

  • HENNING, Paula Corrêa; MUTZ, Andresa Silva da Costa; VIEIRA, Virgínia Tavares (orgs.). Educações Ambientais Possíveis: Ecos de Michel Foucault para pensar o presente. Curitiba: Appris, 2018.

  • FONSECA, Paula Fontana. Inquietações políticas em psicanálise e educação: o caso da educação infantil. São Paulo: Benjamim Editorial, 2019.

 

Periódico

  • PEREIRA, Elenita Malta. A construção da ética do convívio ecossustentável pelo ambientalista José Lutzenberger (1971-2002). Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 11, n. 26, p. 7 - 43, jan./abr.2019. Disponível em:https://doi.org/10.5965/2175180311262019007. Acesso em13 dez. 2019.

  • OCHOA, Carlos; BARAHONA, Ana. El debate entre Cuvier y Geoffroy, y el origen de la homologia y la analogia. Ludus Vitalis, vol. XVII, n. 32, 2009, pp. 37-54. Disponível em: Disponível em: http://www.ludus-vitalis.org/ojs/index.php/ludus/article/view/243/235 Acesso em02 dez. 2019.

 

Tese e dissertação:

  • GONÇALVES, Alyne dos Santos Gonçalves. A militância conservacionista de Augusto Ruschi: Práticas científicas e estratégias políticas na construção da Biologia e da Conservação da Natureza no Brasil (1937-1986). 320 f. Tese (Doutorado em História Social das Relações Políticas). Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2018.


    n.
    Antes do envio para os pareceristas, o artigo deverá estar em plena consonância com o que Normas Gerais solicitam.

Dossiês

Cada um dos números da revista buscará conter um dossiê temático, sobre total responsabilidade de seus organizadores(as). As chamadas para os dossiês serão realizadas com ampla antecedência, de modo que os interessados possam tanto organizar os mesmos, como poderão ter seus textos publicados nos próprios dossiês. A publicação dos dossiês não interfere na publicação dos artigos de demanda contínua, que serão publicados regularmente.

Artigos

Os artigos devem estar em folha A4 (de acordo com o Template) e conter entre 25000 e 40000 caracteres com espaço (entre 12 e 20 paginas), incluindo citações, referências bibliográficas e notas. Devem estar com fonte Arial 12 e espaçamento de 1,5. Além do alinhamento justificado. O título deverá estar em Arial 14, em português, inglês e espanhol. Antes do texto, também nas três línguas citadas deverá estar o resumo (abstract e resumen), contendo entre 100 e 200 palavras. Deverá haver entre 3 e 6 palabras-chave (key words e palavras clave), nas línguas solicitadas. Para os textos em inglês e espanhol, também deverá haver resumo, abstract e resumen, seguidos de suas palavras chave.

Ensaios

Deverão também estar no formato do Template, e deverão conter entre 30000 e 50000 caracteres com espaço (entre 15 e 25 páginas), seguindo todas as regras estipuladas para o artigo. Os ensaios deverão contemplar o escopo da revista, visando contribuir conceitualmente e teoricamente com os debates ao redor da temática sugerida.

Entrevistas

Devem manter a estrutura de formatação do artigo, e também o mesmo número de caracteres com espaço. As entrevistas, independente dos entrevistados, devem manter, em sua discussão, a temática relativa ao escopo e proposta da revista.

Resenhas

Os livros contemplados pelas resenhas devem ter sido lançados nos últimos 3 anos, e também precisarão se aproximar do enfoque do periódico. Devem seguir as regras de formatação do artigo, e não podem ultrapassar as os 12000 caracteres com espaço (6 páginas).

Resumos de teses dissertações

Essa seção contemplará os resumos extendidos das teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibirapuera. Devem manter as recomendações formativas do artigo. Não podem ultrapassar os 6000 caracteres (3 páginas)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.