SEMANA DE NEGóCIOS

Autor(a):

03/04/2013

Entre os dias 25 e 27 de março aconteceu a terceira edição da Semana de Negócios da UNIB. Organizada pelos cursos de Publicidade, Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Logística e Marketing, o evento trouxe palestras e atividades que buscaram proporcionar troca de ideias e novos olhares sobre diversos assuntos das áreas de negócios.

A abertura foi realizada pelo publicitário e diretor da DoismaisDois Comunicação, Rodrigo Lasalvia. Com o tema “Comunicação Integrada”, o convidado explicou estratégias de comunicação e marketing a partir de casos reais.

Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Prof.ª Camila Soares, a presença de Rodrigo Lasalvia proporcionou mais conhecimento aos futuros profissionais. “Lasalvia promoveu a discussão de vários temas relacionados à profissão e serviu como uma importante ponte entre o mundo acadêmico e o mercado publicitário”, ressalta.

A segunda-feira também trouxe o Professor Bruno Alexandre Cruz, que falou sobre auditoria aos alunos de Contábeis e Administração.

Na terça-feira, o evento abordou a área de logística e contou com a presença de Érica Couto, Business Development Manager da empresa DHL, líder mundial em logística. A convidada destacou a importância da capacitação para o desenvolvimento das atividades. “Tomar decisões assertivas depende de pessoas capacitadas”, declarou.

Ao abordar o caso China, os presentes puderam saber como a logística pode agregar valor ao negócio e conheceram alguns dos termos técnicos mais utilizados no mercado.

No encerramento das palestras, alunos e demais interessados contaram com a presença de Deise Fernandes, membro do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (Centro de Tecnologia Renato Archer). Com o tema: “Diversidade nas Organizações”, Deise abordou o assunto de forma clara e esclareceu dúvidas importantes para todas as áreas.

 

Empreendedorismo e integração

Além das apresentações, os alunos também participaram do UNIB Empresas. Organizados em equipes, os acadêmicos iniciaram a criação e administração de um negócio, por meio da tomada de decisões e trabalhos em conjunto.

O projeto também proporcionou integração, já que os alunos foram divididos aleatoriamente. Para descobrirem os grupos, listas afixadas nas salas, com os nomes dos integrantes, informavam os locais das atividades. Os alunos aprovaram a iniciativa.

“É tudo muito novo, dos companheiros de trabalho às atividades, que incluem todas as áreas. Mas está divertido e muito interessante”, relatam os alunos do grupo 54: Vanessa, Cristina, Tânia Cristina, Juliana Garcia e Rosângela.

A experiência procurou simular uma situação comum no mercado de trabalho, em que um profissional é exposto a um ambiente diferente e é obrigado a se adaptar rapidamente e, ao mesmo tempo, entregar trabalhos de qualidade.

“É um desafio a cada dia. Estamos mesmo colocando em prática o que aprendemos”, revelam os alunos do grupo 73: Vanusa, José Marcelo, Cristiane e Priscila.

Para os organizadores, o programa atendeu às expectativas de permitir aos alunos o contato com a realidade do mercado de trabalho.

“Foi uma ótima oportunidade para que os participantes desenvolvessem conhecimentos de gestão e atitudes empreendedoras, que serão úteis no começo de suas vidas profissionais”, revelam os Professores Cássio Callegaro, coordenador do curso de Ciências Contábeis, Rafael Biffaratte, coordenador dos cursos tecnológicos e Eduardo Colallilo, coordenador do curso de Administração.

Resultados

As atividades serão avaliadas e todos terão feedback de suas atuações, além dos certificados, que  valerão como horas complementares.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook